"Essa página é dedicada á todos aqueles que buscam a verdade , harmonia e o amor em suas vida por intermédio da Grande Mãe e seu Consorte".


Bençaõs dos Antigos!!
)0( Lua Laureano )0(

Cristais




































As pedras e os cristais são agentes de energização que agem com eficácia e comprovadamente como equilibradores de qualquer campo energético. Tudo no Universo é energia que vibra em freqüências variadas. Seu conhecimento foi largamente utilizado pelo povo da Atlântida, altamente evoluído na alquimia. 
Segundo Platão, seu uso abusivo ou a má utilização foram os responsáveis pela destruição do continente. Algumas pedras escaparam para o Egito e: região dos Astecas e Incas com a intenção de que o conhecimento esotérico não se perdesse por completo. As jóias tinham o objetivo de evitar doenças e afastar perigos. Atualmente, os conhecimentos dos cristais e das pedras reaparecem como elementos fundamentais para o desenvolvimento tecnológico, por meio de relógios de quartzo e chips de computadores. Mais recentemente, os cristais e pedras preciosas estão nos ensinando, gradativamente, como equilibrar a energia do ser humano alinhando-o com a energia cósmica universal e com a realidade cotidiana. Os cristais são elementos da natureza que surgiram com com a própria formação do planeta Terra. Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, eram usados para curar e equilibrar o ser humano. Na cultura antiga da Índia, Grécia e Egito, os cristais eram usados para energizar remédios e auxiliar na medicina, trazendo a cura para muitas pessoas. 


Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com a terapia de cores Cristais e vidro ambos não tem o mesmo efeito Não, os cristais são formados ao longo de milhares de anos, nas profundezas da terra, através do efeito das imensas temperaturas e compressão, fundindo moléculas de magma, gases internos da terra e água, num entrelaçamento molecular tridimensional perfeito.


 Podem ter formações diversas como cubos (Pirita), lâminas (Cianita), placas (Mica e Lepidolida), massa (quartzo), colunas (Turmalina) etc. São reservas de minerais na forma pura e fonte de registro de informações devido à potência para gravar e armazenar dados. O vidro organiza-se ao acaso, desordenadamente, como no caso da Obsidiana que é um tipo de vidro vulcanizado. Os cristais (e as pedras preciosas) são a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico. Os átomos que os compõem estão em perfeita harmonia, e permitem assim a manifestação da luz em forma sólida. Fisicamente já está provado e comprovado que os cristais são os melhores condutores e amplificadores de energia, sendo utilizados na composição de fibra ótica, chips de computadores, fabricação de relógios (Rubi, Quartzo), etc. Da mesma forma, como são condutores, receptores, amplificadores ou geradores de energia, são utilizados metafìsicamente para curas, meditações, energização de ambientes e pessoas, ou de qualquer outro ser vivo. Os cristais têm vida, são parte de um todo maior formado de energia pura. Tudo o que é energia é vida e tem vida. Esses seres tão especiais podem tornar-se amigos imprescindíveis, ajudando no crescimento espiritual e no autoconhecimento, e principalmente ensinando inúmeras formas de utilizar positivamente sua energia em conjunto com a nossa. Devemos aprender a nos relacionar com eles da melhor forma possível, e assim estaremos ao mesmo tempo melhorando o relacionamento com nosso Eu Superior, nossos semelhantes, com o planeta, o Universo e com a força maior que é Deus/Deusa/Tudo O Que Existe. É de extrema importância que o coração e a intuição estejam sempre presentes, e milhares de descobertas individuais se oferecerão, a partir do convívio e do relacionamento com esses seres maravilhosos.


 A simples contemplação de um Cristal de Quartzo ou de uma pedra preciosa ou semipreciosa já nos transmite energia e nos leva a outras dimensões e à percepção de realidades paralelas, através da luz, da pureza e da beleza. Com a ajuda dos cristais, penetramos com mais clareza em nosso mundo interior. O único segredo para o funcionamento perfeito da interacão da energia de um cristal com a nossa própria é a intenção clara. É preciso saber que o cristal por si só não pode processar nenhum tipo de cura. A interação de energias é absolutamente necessária. Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas, e cada um tem sua energia particular. Para fazer uma comparação prática e fácil, o Cristal de Quartzo seria como um clínico geral, aquele médico da família, que sabe de tudo um pouco, e é também conselheiro, psicólogo, amigo, etc. Já as pedras coloridas são as especialistas, cada qual dominando sua área de energia e de cura, com energias mais específicas. Por isso mesmo, é aconselhável que a primeira pedra a ser adquirida seja um cristal de quartzo simples, de terminação única. A partir do relacionamento com este primeiro cristal, vamos pouco a pouco aumentando nossa coleção e começando a interagir com as diferentes energias das diferentes pedras.


 O primeiro passo é a escolha de nosso primeiro cristal. Às vezes ele nos é presenteado, às vezes o encontramos por acaso, às vezes o adquirimos. Neste último caso é aconselhável sentir e olhar para vários cristais, e escolher exatamente aquele que nos atrair, que chamar nossa atenção. É comum dizer-se que não escolhemos um cristal, é ele que nos escolhe. O importante é trazê-lo para casa e a partir do primeiro momento estabelecer um relacionamento. De posse do cristal, procede-se à sua limpeza e energização. Os cristais coloridos são usados em cima de cada um dos chakras, a fim de atingir problemas específicos. Não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos. O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados. É aconselhável para as pessoas que desejam obter um cristal, escolher um simples, como o quartzo (transparenteas, perturbadoras. Quando pára a brisa, acalma-se um grupo de antigos pinheiros que rodeiam a figura. A Lua parece brilhar com mais força, e a mulher sente a sua luz sedante que provém do céu. A pedra acalma-se. as suas estranhas vibrações diminuem e logo voltam mais fortes e unem-se para formar um feixe de energia único e regular. Quando a mulher sustém a pedra mais alto, seu poder derrama-se pelos seus braços e flui através dela como uma série de agradáveis choques eléctricos. Ela volta-se, vibrante e poderosa. Depois de um tempo incomensurável, a figura baixa a pedra e leva-a impulsivamente à fronte. O seu trabalho está feito. O cristal está purificado e pronto para a magia. As pedras podem encontrar-se na profundidade da terra ou podem estar expostas ao sol e às estrelas. São opacas ou brilhantes, densas ou ásperas. Azuis, verdes, vermelhas e cores que nenhum arco-íris se atreve a tentar, são comuns entre elas. Transparentes, turmalinas tricolores e mármore opaco. Sugilita púrpura real e cristal de quartzo claro. As pedras são presentes da Terra. São manifestações das forças universais: de “Deus”, “Deusa”, “Divindade”, “Destino”, que criaram tudo o que é, tudo o que foi, tudo o que será. A Terra é uma pequena parte de uma vasta rede de energia. Apesar de ser criado por ela, o nosso planeta agora contém as suas próprias vibrações. Alguns destes poderes, e suas manifestações, ocultam-se e formam-se para nos beneficiar. As pedras são baterias mágicas que contêm e concentram as energias da Terra. Crê-se que muitas estão afectadas pelos planetas ou corpos celestes do nosso sistema solar, ou são seus símbolos. Outras foram associadas há muito tempo com estrelas muito lentas. 


A magia e as pedras estão relacionadas desde a antiguidade. As rochas às que o vento e a chuva deram formas de animais, foram usadas como símbolos e como centro de ritos por mais tempo do que se tem ideia. Durante 10 mil anos, as resplandescentes pedras preciosas foram usadas para proteger do desconhecido. As pedras raras, com formas raras ou que possuem propriedades eléctricas ou magnéticas são, desde há muito tempo, ferramentas mágicas. Nas épocas mais antigas, esculpiam-se pedras com imagens que parecem ser de natureza religiosa ou mágica. Também serviam como materiais de construção. Ferramentas feitas com elas cortavam o campo, moldavam roupas, extraíam espinhas e praticavam a cirurgia. As armas de pedra defendiam e acabavam com a vida. As rochas eram aquecidas para servir a água antes da invenção das vasilhas à prova de fogo. As pedras eram, assim, belas e utilitárias, sagradas e profanas. Com o correr dos séculos, os humanos dependeram das pedras para assegurar a concepção, aliviar os partos, conservar a segurança e a saúde pessoal e proteger os mortos. Mais recentemente, as pedras foram usadas na magia para uma mudança interna ou externa. As Pedras da Lua utilizavam-se para estimular a consciência psíquica. A ametista acalmava o mau gênio. O peridoto era utilizado para atrair a riqueza. O quartzo rosado atraía o amor. Na atualidade, temos na ponta dos dedos 5 mil anos desta magia das pedras. Muitas pessoas estão descobrindo os poderes encerrados nas pedras. Ao trabalhar com rochas, estas pessoas, magos (naturais) das pedras, estão transformando as suas vidas. 


De qualquer forma, o que é a magia das pedras? Como é que algumas poucas rochas retiradas do pó podem exercer algum efeito sobre algo? Porque é que os cristais de quartzo, entre todas as coisas na nossa era tecnológica estão superando as vendas de gravadores e vídeo-cassetes? As pedras, como as ervas, as cores, os metais, os números e os sons, são inertes. Podem jazer silenciosamente na terra durante milhões de anos, a descansar na estante onde os colocamos na semana passada, mas são ferramentas ativas e poderosas que possuem energias que podem afectar, e de facto o fazem, o nosso mundo. As pedras são presentes da Terra que podemos usar para melhorar a nossa vida, nossa relação connosco próprios. Muitas estão facilmente disponíveis e são baratas, enquanto que outras podem apanhar-se da Terra. A magia das pedras está construída sobre ideias simples e tem resultados direitos. Ao usar uma pedra em magia põe em jogo as suas influências e energias. Dirigir essas energias é a magia. Se se decidir a harmonizar e trabalhar com as pedras, bem-vindo ao mundo da magia cristalina. Nunca mais o poderá abandonar. Que segredos guarda o seixo desgastado pela água que está na praia? 


Que energias ocultas existem dentro da pedra do seu anel, das gemas ao redor do seu pescoço? Acaso mesmo as rochas sobre que caminha poderiam trazer-lhe um amor à sua vida ou ajudá-lo economicamente? Encontre você mesmo as respostas. Os poderes dentro das pedras estão disponíveis para todos nós. Use os tesouros da Terra com sabedoria, e eles o beneficiarão com tudo o que verdadeiramente necessita. 


 MAGIA A Magia é Transformação. A Trans formação é Magia. Toda a Magia é Mudança; Toda a Mudança é Magia. As pedras, os cristais e os metais, assim como as cores, os aromas, as formas, o movimento, a Terra, o Ar, a Água, o Fogo, os insectos, os animais, nós mesmos, o nosso planeta e o nosso universo, contêm energia. É esta energia que nos permite praticar a magia. Na filosofia do mago, a Mulher Sábia, o xamãn, o kahuna, e a Suma Sacerdotisa, esta energia descende da fonte primordial, original. Esta foi chamada “Deusa”, “Deus”, “Suprema Divindade”, “Destino” e muitos outros nomes. Incontáveis crenças criaram complexos calendários rituais e histórias com respeito a essa energia. É ela que se venera em todas as religiões. Mas, na realidade, esta fonte de energia está mais além da religião, mais além de toda a teoria ou explicação. Simplesmente está em toda a parte, dentro de nós e do nosso planeta. Os praticantes da magia são aqueles que aprenderam acerca desta energia. Despertam, libertam e dirigem energia. Contrariamente ao que podem ter ouvido, a magia é um processo natural. Não é coisa de demónios e criaturas desagradáveis, nenhum “anjo caído” nos dá a capacidade de praticar a magia. Estas são as ideias de uma filosofia religiosa que nega o individualismo. A magia é, em certo sentido, o verdadeiro individualismo, pois permite-nos como indivíduos, tomar o controle das nossas vidas e trabalhar para melhorá-las. Acaso a magia é “sobrenatural”? Não. O sobrenatural não existe. Pense nele um instante. Sobre significa extra, fora de, que difere de, e natural. Fora da natureza? Diferente da natureza? 


De maneira nenhuma! A magia é tão natural como a pedra, tão real como a nossa respiração, tão potente como o Sol. A magia das pedras, o uso das energias dentro das pedras para efetuar mudanças necessárias, é um exemplo perfeito do natural da magia, pois que podia ser mais orgânico que as rochas? A maioria dos livros acerca de cristais e pedras na actualidade tratam principalmente do desenvolvimento espiritual e da cura. Poucos deles focam outros aspectos da magia. Aqui está onde este livro é diferente. A magia vive em cada página. O desenvolvimento da consciência psíquica, a atracão do amor, da amizade, do dinheiro, da saúde, a libertação de alguma disfunção sexual, o alcançar da paz e da felicidade; estas são as maravilhas que podem criar-se através do poder das pedras. A magia não é executada controlando ou dominando a natureza; esta é, novamente, a visão do anti-mago, outro resto da ideia de que a “magia é sobrenatural”. Na magia trabalhamos em harmonia com estas forças. A magia praticada de outra forma é limitante e muitas vezes só serve para levantar o ego do mago. Este capítulo trata de alguns pontos básicos da magia, para que a 2.ª Parte deste livro seja utilizável.


 Com o referente à “visualização”, “dirigir os poderes” ou “estabelecer um altar com as pedras”, conhecerá alguns pontos básicos. Recorde-se: a natureza é a mestra. A natureza é um fenômeno de magia; é uma ilustração no silabário universal. Se estas palavras escritas significam pouco para você, escute as pedras, o vento, o Fogo, e a Água. Escute e aprenda. TRÊS NECESSIDADES Devem existir 3 coisas para obter sucesso na magia: A NECESSIDADE Deve existir uma necessidade. Em geral, é uma necessidade que não pode ser satisfeita de outro modo. A atracão do amor, a proteção da casa, a obtenção de uma vivenda ou outros objetos materiais são exemplos principais. O desejo de uma relação, o desejo de uma nova casa, não são necessidades. Uma necessidade é um espaço vazio na sua vida ou uma condição crítica (como uma saúde má ou um perigo) na qual se deve trabalhar de imediato. A magia enche esse vazio ou corrige a condição, satisfazendo assim a necessidade. A EMOÇÃO Junto com a necessidade deve haver emoção. A emoção é poder. “Pôr-se vermelho de raiva” é um exemplo disso: o rosto avermelha-se, as batidas do coração aumentam. Estas são manifestadões de poder. Se não está emocionalmente envolvido na sua necessidade, não poderá obter suficiente poder de nenhuma fonte e não poderá dirigi-lo à sua necessidade. Noutras palavras, a sua magia não funcionará. Se necessita de passar num exame, por exemplo, mas se na realidade não quiser fazê-lo, qualquer magia para melhorar as suas possibilidades fracassará. A emoção liberta o poder para pôr a sua necessidade em evidência. O PODER Este é o método da magia: as técnicas que usamos para despertar a energia dentro de nós próprios ou de objetos naturais, como as pedras, e enviá-la até uma necessidade mágica. O “conhecimento” inclui visualização, pontos básicos do ritual, concentração e a realidade do poder. Este capítulo contém alguns começos do conhecimento. Se temos a necessidade e a emoção mas não o conhecimento de como utilizar estas coisas, seríamos como um homem de Neanderthal que contempla um abre-latas ou um computador. Não saberíamos como usar estas ferramentas. Uma vez que estão presentes a necessidade, a emoção e o conhecimento, podemos começar a praticar a magia. 


MORALIDADE MÁGICA Praticamos a magia para melhorar as nossas vidas e as de nossos amigos e entes queridos. A magia faz-se por amor, não ódio. É harmonia com a natureza, não dominação. Muitas pessoas interessam-se pela magia porque é uma boa maneira de desfazer-se de seus inimigos. Vêm a magia como uma arma de ira, mais do que como uma ferramenta de amor. O poder é neutral. A eletricidade, uma manifestação do poder, pode usar-se durante uma cirurgia com raio laser para salvar uma vida, ou para carregar uma cadeira eléctrica para terminar com outra. A energia é a mesma. As nossas intenções e necessidades determinam os seus efeitos no mundo exterior. A magia não é (ou não deveria ser) um instrumento de egoísmo, dominação, dor, medo, manipulação, autogratificação ou controle. Pelo contrário, afirma a vida e está cheia de amor, gozo, alegria, prazer e crescimento. Como já disse, se alguma vez sentisse ódio por alguém (o que nunca aconteceu), provavelmente defender-me-ia ou assustaria, mas não lhe lançaria uma maldição. Se se põe um dedo na tomada, leva-se um choque. Se praticarmos magia manipulativa, pode ser pior. A escolha, simplesmente, é sua. 


VOCÊ OU ELES? É melhor fazer magia para provocar mudanças dentro de você mesmo antes de ajudar os outros. Desta maneira depressa aprenderá como funciona e qual é a melhor forma de fazê-la. Isto não é egoísmo. A sua vida é um laboratório mágico. Uma vez que as experiências surtem efeito, podemos aplicá-las aos outros. Quem confiaria num mago cuja vida está uma desordem, que tem dúvidas, que está constantemente doente ou emocionalmente instável? VISUALIZAÇÃO Pode praticar a visualização. Feche os olhos e veja o rosto do seu melhor amigo, ou a sua roupa preferida. Compreende? A visualização é simplesmente “ver” sem os olhos. A visualização mágica (ou criativa) significa formar imagens similares à sua necessidade mágica. Em outras palavras, “vemos” o que se irá passar. Em certo sentido, esta visualização é a chave que move a energia até ao objectivo. Formar e aperfeiçoar visualizações mágicas é fácil com a prática. Se deseja atrair um amor para a sua vida, sustenha um quartzo rosado e visualize a você mesmo nessa relação. Ainda que não possa ver o rosto da pessoa (lembre-se: a mnão é manipulativa), veja-se a você mesmo feliz com essa pessoa. Deixe que a emoção da sua necessidade, assim como sua mesma necessidade, o envolva no seu cálido abraço; logo, “veja” a energia em seu interior que flui até à pedra e logo sai a realizar o seu trabalho. Isto é a visualização mágica. 


COMO CARREGAR AS PEDRAS Antes de usá-las em magia, as pedras devem “carregar-se” ou “programar-se” com energia. Isto faz-se simplesmente sustendo a pedra na sua mão projetora (em geral a direita, mas a esquerda para os canhotos), visualizando a sua necessidade mágica e vertendo a energia do seu corpo dentro da pedra. Esta energia é poder pessoal. Reside dentro de todos nós. Podemos transferir esta energia de nossos corpos para as pedras, velas, metais ou outros objetos para que nos ajudem a alcançar os nossos objetivos mágicos. O movimento desta ou daquela forma de energia natural está no centro da magia. Veja o poder que flui do seu corpo, através da sua mão projetiva até à pedra. Carregue-a com a energia da sua necessidade mágica: amor, dinheiro, poder, saúde. Quando sabe que a pedra está vibrando com o seu poder pessoal, significa que está carregada. Este simples processo, levado a cabo antes de cada ritual, aumentará em grande medida os efeitos da magia da sua pedra. 




O ALTAR DE PEDRAS Se deseja, faça a sua magia – pelo menos a que se faz dentro de casa – num “altar para as pedras”. Não é um sítio onde veneramos as rochas, mas uma área destinada à prática da magia. Seria ideal que fizesse um altar colocando uma grande pedra de mármore ou alguma outra pedra sobre um tronco de árvore, um aparador, uma escrivaninha ou uma mesa de café. Esta ação forma o altar onde trabalhará com as ferramentas da magia das pedras. Doutro modo, qualquer mesa servirá. Colocam-se com frequência objetos mágicos no altar. Estes podem ser “amuletos para a boa sorte”, pedras e metais de poder, como cristais grandes de quartzo, pedras da cruz, estaurolites, calamites, fósseis, lava e opalas. Esta área é o sítio para limpar e purificar as pedras, para harmonizar-se com elas e fazer magia. Muitos dos trabalhos mencionados neste livro envolvem o uso de velas tanto como o de pedras, e é neste altar das pedras onde se colocam as velas e se acendem. Incenso, flores e outros objetos mágicos podem colocar-se no altar de pedras, caso estejam de acordo com a sua necessidade mágica, ou se você considera que são “objectos de poder”, aquelas coisas que aumentam ou melhoram a sua capacidade de juntar e enviar energia. O altar das pedras é um sítio de magia. 


 3 – A ENERGIA DAS PEDRAS Há dois tipos básicos de energia dentro das pedras. Estes dois tipos contêm todas as diversas vibrações que se encontram nas pedras: as que atraem o amor, as que repelem a negatividade, etc. Estas são as energias projetivas e as receptivas. 


PROJETIVAS RECEPTIVAS Eléctrica Magnética Quente Fria Dia Noite Física Espiritual Clara Escura Verão Inverno Faca Taça Ativa Passiva, Inerte Estes poderes estão em todo o Universo. Um dos objetivos do mago é alcançar um perfeito equilíbrio destas forças. Uma super-abundância de energia projetiva torna o mago irritável, agressivo, furioso e extremamente analítico. No que se refere à saúde, este desequilíbrio pode provocar úlceras, enxaquecas, tensão alta e outros problemas. Demasiada energia receptiva provoca melancolia, letargia, depressão, falta de interesse e alheamento do mundo físico. Outros possíveis problemas são os pesadelos, obsessão amorosa, falta de emprego, a hipocondria e falta de imunoresposta. As pedras projetivas são brilhantes, externas, agressivas e eléctricas. Possuem energias fortes e vigorosas que afastam o mal, superam a inércia e criam movimento. As pedras projetivas (ou projectoras) ajudam a destruir a doença, fortalecem a mente consciente e infundem coragem e determinação. Usam-se para estimular a energia física, para atrair a sorte e o êxito. Em magia podem usar-se para criar uma força adicional nos rituais. Estas rochas e minerais usam-se de 2 maneiras básica: para aliviar energias não desejadas, negativas, ou para dar energia a um objecto ou pessoa. Uma mulher, por exemplo, que usa uma cornalina para a coragem, transfere para o seu interior as energias da pedra. A mesma mulher que deseja afastar a negatividade do seu corpo carregaria a pedra, por meio da visualização, com este propósito. Assim, em vez de transferir energia, a pedra enviar-lhe-ia a energia de fora para ela. O segredo, obviamente, está na visualização. As pedras projetivas conectam-se com a mente consciente. Muitas vezes são pesadas ou densas, ocasionalmente opacas, e são vermelhas, alaranjadas, amarelas, douradas ou claras. Também podem brilhar ou resplandecer como o Sol. Exemplos de pedras e minerais projetores incluem o rubi, o diamante, a lava, o topázio e a rodocrosite. As pedras projetoras estão associadas com o Sol, Mercúrio, Marte, Urano e os elementos Fogo e Ar. Também estão relacionadas com as estrelas, visto que as estrelas são sóis distantes. As pedras receptivas são o complemento natural das pedras projetivas. São relaxantes, calmantes, internas e magnéticas, que estimulam a meditação, a espiritualidade, a sabedoria e o misticismo. Criam paz. Estas pedras estimulam a comunicação entre a mente consciente e a inconsciente e permitem o desenvolvimento da consciência psíquica. Irradiam energias que atraem o amor, o dinheiro, a cura e a amizade. As pedras receptivas são usadas frequentemente com propósitos de assentamento, para estabilizar e reafirmar as nossas raízes com a Terra. Tal como as pedras projetoras, as receptivas também se usam de duas maneiras básicas. O lápis-lazuli pode ser utilizado para atrair amor ou, com um poder diferente, para absorver a depressão e assim provocar alegria. As pedras receptivas possuem uma ampla gama de cores: verdes, azuis, azuisesverdeadas, púrpuras, cinzentas, rosadas, negras (ausência de cor) e brancas (todas as cores combinadas). Também podem ser opalescentes ou translúcidas e podem estar naturalmente esburacadas. Os exemplos de pedras receptivas incluem a Pedra da Lua, a água-marinha, a esmeralda, as pedras esburacadas, o quartzo rosado, a turmalina rosa, a kinzita, o lápislazuli e a sugilite. Estão vinculadas com a Lua, Vénus, Saturno, Neptuno, Júpiter e os elementos Terra e água. Nem todas as pedras se encaixam com facilidade nestas categorias, mas mesmo assim, é um bom sistema que nos ajuda a relacionar as pedras com os seus poderes básicos. Algumas pedras contêm uma mescla destas energias, como o lápislazuli. Outras podem ter usos que contradizem esta simples classificação, de modo que use o seu julgamento para determinar os seus poderes básicos. Recorde-se, este é um sistema que se deve usar para o nosso benefício. Não pode ser correcto 100% das vezes. Só com o olhar alguma pedra desconhecida, com o notar o seu peso e cor, poderá saber algo acerca das suas propriedades mágicas mesmo antes de tentar senti-las. Da próxima vez que vir uma pedra – em qualquer sítio – tente determinar se é receptiva ou projetiva. Se isto se converter num processo automático, logo conhecerá as pedras e ao fazê-lo, descobrirá que a magia das pedras se transformou numa prática simples.


 4 – O ARCO-ÍRIS DO PODER Como mencionei no capítulo anterior, as cores das pedras são uma chave vital para revelar os seus usos mágicos. As cores são energias que dirigem efeitos sobre a nossa mente. Como exemplo disto, muitas prisões agora pintam as áreas de detenção de cor de rosa claro. Quando os criminosos agressivos são levados para estes quartos, acalmam. Porquê? O rosa é uma cor relaxante, aprazível. As pessoas, a menos que estejam sob o efeito de drogas que alteram o humor, simplesmente não podem continuar violentos num ambiente assim. Da mesma maneira, muitos hospitais estão pintando de azul as salas de operações e de recuperação. Esta cor foi usada durante muito tempo em magia para estimular a cura e agora a medicina está fazendo outro tanto. Os velhos sistemas mágicos estão começando a ser explicados à medida que nos tornamos mais conscientes dos efeitos da cor. Se as paredes cor-de-rosa acalmam as pessoas violentas, porque é que as pedras da mesma cor não poderiam ser úteis para atrair o amor? Ainda a este nível, as cores que as pedras têm podem ter efeitos dramáticos. Quando usamos a cor como uma chave para outros efeitos, menos físicos, das pedras, entra-se verdadeiramente no reino da magia. O propósito desta secção é examinar tanto as cores básicas das pedras como as suas propriedades mágicas. Da mesma maneira que o capítulo III, esta informação pode atuar como guia para descobrir os seus próprios usos com as pedras e também para compreender a informação apresentada na Parte II deste livro. Este poderia ser um bom momento para juntar algumas notas para a cura mágica. Nada pode curar o corpo de outro. Certamente que há técnicas que o facilitam, mas a cura deve vir de dentro. A maioria dos curadores dizem que tudo o que podem fazer é acelerar o processo, às vezes retirando bloqueios ao fluxo de energia através do corpo da pessoa doente. As pedras foram usadas na magia de cura durante séculos, e algumas revelam-se corretas. Ao apresentar esta informação tradicional na Parte II deste livro, não estou dizendo que pegue uma pedra de sangue quando se corta no dedo, ou uma esmeralda se tem problemas com os olhos. Simplesmente estou sugerindo que tais medidas podem usar-se em conjunto com um tratamento médico tradicional. Deste modo, ponha um penso e um creme anti-bacteriano e tape a ferida, logo, utilize uma pedra de sangue para ajudar a acelerar a recuperação. A magia não é uma bofetada no rosto da tecnologia. Pode e deve usar-se junto com ela sempre que seja possível. Ler a informação “de cura” contida neste livro tendo isto em conta, deveria esclarecer qualquer pergunta acerca deste aspecto da magia das pedras. Sem dúvida, as pedras são poderosas, mas devemos ter boa informação acerca delas, estar em harmonia com elas, e em contacto com nossos próprios corpos para que esta magia seja eficaz. De todas as formas, as cores são poderes. As pedras de cor são duplamente poderosas. Estas são algumas das energias: 


VERMELHO Vermelho é a cor do sangue, do nascimento e da morte. Em muitas culturas, tem sido “sagrado” ou dedicado às divindades. As pedras vermelhas são projetivas, ativas. Estão relacionadas com o planeta Marte e o elemento Fogo, ambas energias agressivas. Estas são pedras protetoras e trabalham para fortalecer o corpo e a força de vontade. As pedras vermelhas usam-se para estimular a coragem, para transmitir energia ao corpo e para proporcionar poder adicional aos rituais por meio da sua presença no altar. Em épocas antigas, as pedras vermelhas usavam-se como antídoto contra o veneno, para manter os pensamentos “puros”, e, extraindo as causas, para afastar a ira e todas as emoções violentas. Também se usavam como proteção contra o fogo e os raios. Na cura, as pedras vermelhas estão intimamente ligadas com o sangue e para cicatrizar feridas. Também parecem ter efeito sobre as erupções e as inflamações. Talvez pelas suas associações com o sangue, as pedras vermelhas algumas vezes foram usadas para impedir os abortos. As pedras vermelhas podem carregar-se para serem usadas para superar as disfunções sexuais, geralmente colocando a pedra perto ou sobre os orgãos genitais enquanto se realiza a mentalização. 


ROSA As pedras cor-de-rosa são receptivas, cheias de vibrações apaziguadoras. São sedativas, relaxantes e usam-se para retirar a tensão e relaxar o corpo físico e a mente. Por vezes pensa-se serem governadas por Vénus (ainda que o verde seja mais a cor do planeta Vénus). As pedras rosa usam-se para atrair o amor ou para fortalecer o que já existe. Podem fazer com que se suavizem as dificuldades de relacionamentos já antigos. Podem usar-se para estimular o amor-próprio. Não é narcisismo mas uma consciência das nossas faltas, a aceitação e a libertação delas e assim poder seguir uma nova vida. Como se diz, não podemos esperar que os outros nos amem se nós não nos amarmos. As pedras rosa são uma energia que podemos utilizar para alcançá-lo. As pedras cor-de-rosa promovem a paz, a felicidade, a alegria e o riso. Estimulam as emoções mais frívolas, ajudam a atrair amigos e ajudam à honestidade com os outros. São ideais para utilizar em rituais de grupo. LARANJA As pedras cor-de-laranja têm algo do fogo das vermelhas mas os seus efeitos são mais suaves. São projetivas e muitas vezes foram consideradas símbolos do Sol. São ideais para usar em rituais de proteção e os que são destinados a estimular a inspiração. Estas pedras estão relacionadas com o poder pessoal. Usar uma delas aumentará a sua capacidade de aproveitar e dirigir esta energia durante os ritos mágicos. São excelentes pedras para aquelas pessoas com pouca auto-estima, pois expandem a sua consciência do valor próprio. Crê-se também que as pedras cor-de-laranja atraem a sorte, e como símbolos do êxito, usam-se durante os trabalhos para assegurar um resultado positivo.


 AMARELO As pedras e minerais amarelos são projetivos. Estão governadas por Mercúrio e usam-se em rituais que envolvem a comunicação. Se tem problemas para expressar se de uma forma inteligível, tente usar uma pedra amarela. Os escritores podem receber ajuda no seu trabalho utilizando pedras amarelas, mesmo os oradores públicos devem usá-las para ajudar a sua eloquência. Também governadas pelo Sol, as pedras amarelas são protetoras, além de que o elemento Ar, também seu governante, diz-nos que podem ser usadas para fortalecer a mente consciente. Usam-se postas durante a magia para intensificar a capacidade de visualização. Os trabalhos que envolvam uma viagem podem fazer-se com pedras amarelas, até suspendendo-se uma na mão projetiva e visualizando-se a si mesmo viajando até ao seu destino. Com respeito à saúde, as pedras amarelas usam-se para estimular a digestão, para regular o sistema nervoso e para ajudar a tratar dos problemas de pele. São pedras de movimento, de intercâmbio, de energia e consciência mental. 


VERDE Cor da Natureza, da fertilidade, da vida, o verde está com frequência ligado ao vermelho na religião e na magia. As pedras desta cor são receptivas. Usam-se na magia curativa, às vezes rodeando uma vela verde ou azul com as pedras, acendendo a vela e visualizando a pessoa doente como uma pessoa vibrante, totalmente curada. Também podem usar-se ou levar consigo para proteger a saúde. Especificamente, crê-se que as pedras verdes fortalecem os olhos, controlam os rins, aliviam os problemas estomacais e previnem os enjoos. Governadas por Vénus, as pedras verdes usam-se quando se cultiva a terra para estimular um crescimento frondoso, ou colocam-se na terra com este propósito. Se tem plantas em casa, tente colocar algumas pedras verdes energizadas na terra. Devido a esta utilização, também se pensa que aumentam a fertilidade e, em consequência, estimulam a concepção. As suas associações ao elemento Terra também conduzem ao uso de trabalhos que envolvem o dinheiro, as riquezas, a prosperidade e a sorte. São pedras que promovem o assentamento e o equilíbrio e podem usar-se para nos harmonizarmos com a Terra. AZUL Azul, cor do mar, so sonho, crepúsculo. Governadas pelo elemento Água e pelo planeta Neptuno, estas pedras são receptivas e promovem a paz. Sustentar uma pedra azul e observá-la debaixo de uma luz de cor suave acalma as emoções. Se tem dificuldade para dormir, tente usar na cama pedras azuis. Também são excelentes para parar com pesadelos. As pedras azuis levam-se ou usam-se para estimular a cura em geral, e especificamente para reduzir a febre, erradicar úlceras e suas causas e para eliminar inflamações. Às vezes utilizam-se para aliviar ou tirar a dor do corpo. Se necessita de se purificar, ponha pedras azuis enquanto toma banho, para purificar o seu interior e a sua pele. Este método é usado muitas vezes antes de executar um ritual mágico.


 PÚRPURA As pedras de cor púrpura ou de cor indigo, são receptivas e espirituais. Governadas por Júpiter e Neptuno, durante muito tempo foram associadas ao misticismo e à purificação. São pedras excelentes para usar durante a meditação, o trabalho psíquico ou durante qualquer ritual destinado a conectar-se com a mente subconsciente. Como acontece com as pedras verdes e azuis, o púrpura é a cor da cura e da paz. Estas pedras são usadas para conservar a saúde e às vezes dão-se às crianças insubmissas para estimular a obediência. Fisicamente, as pedras púrpura utilizam-se para aliviar males de cabeça como as enxaquecas, doenças mentais, contusões e problemas capilares. Aliviam a depressão e produzem um sono tranquilo quando se usam à noite. As pedras púrpura estão associadas à religião organizada e também com os sistemas mais espontâneos, orientados para a terra. São usadas para conectar-se com as forças superiores.


 BRANCO As pedras brancas são receptivas e estão governadas pela Lua. Como tal, estão intimamente ligadas ao sonho e ao psiquismo. No passado, as mães que tinham problemas para amamentar os seus bebés usavam as pedras brancas, em especial a calcedónia, para estimular a abundância do leite. Na améria contemporânea, considera-se que são pedras da sorte e muitas vezes usam-se nos bolsos ou na forma de pingentes para atrair a boa sorte. Como a Lua brilha de noite, as suas pedras são usadas para protecção no escuro, com frequência quando se anda sozinho por sítios perigosos. Por vezes usam-se pedras brancas e vermelhas para ter protecção em todas as horas. Para tirar uma dor de cabeça, use uma pedra branca no bolso. Alguns praticantes dizem que as pedras brancas, ao conter todas as cores, podem ser carregadas magicamente para actuar como substituto de outras de qualquer cor. Isto faz-se através da visualização. 


NEGRO As pedras negras são receptivas. Representam a Terra e a estabilidade e são governadas por Saturno, o planeta da restrição. As pedras negras são o símbolo do auto-controle, da elasticidade e do poder tranquilo. Por vezes consideram-se protectoras, mas as pedras negras são mais usadas para fazer com que uma pessoa “baixe à terra”. Se você é cabeça no ar, aéreo, está confundido ou se se dedica tanto ao espiritual que a sua vida física sofre, use pedras negras. Misticamente, o negro é a cor dos espaços exteriores, da ausência de luz. Se deseja fazer um trabalho de invisibilidade mágica para assegurar-se de que as suas acções não serão notadas pelos outros, use uma pedra negra para isso. Por exemplo, faça uma pequena imagem sua com argila negra e adorne-a com pedras negras. Coloque-a numa caixa negra ou numa feita de espelhos e ponha a caixa num sítio escuro. Isto simplesmente o oculta de outras pessoas que representam uma ameaça para a sua vida. 


PEDRAS MULTI-CORES As pedras que contêm várias cores, como a pedra da lua (verde e vermelha), a turmalina (muitas combinações) e a opala (todas as cores) são, obviamente, mais complexas na sua conformação mágica do que as pedras de uma só cor. Para a maioria destas, só deve observar as cores individualmente e determine os usos da pedra combinando as energias de cada cor. As opalas são um caso especial, como o são todas as pedras que mostram arco-íris ou uma variedade de cores. Veja a Parte II deste livro para uma informação específica.


 OUTRAS CORES Para aquelas pedras que contêm partículas de metais, como é o Lapislázuli (que contém pirite de ferro), veja a Parte III para informação acerca dos diversos metais dentro delas. Diversos matizes ou combinações de cores básicas já mencionadas (como o verde lima ou o turqueza) requerem uma combinação de informação acerca de cada cor.


 5 – CORAÇÕES, DIAMANTES E ESTRELAS: A MAGIA DA FORMA Que poderes especiais têm as pedras preciosas como o rubi e a safira estrelada? Acaso uma pedra com forma de coração tem poder para atrair o amor? Qual é o significado mágico das pedras redondas, quadradas e triangulares? As pedras criadas naturalmente têm formas diversas, desde massa amorfa a cristais hexagonais. Quando estão ao ar livre, a acção do vento e da água altera a sua aparência, produzindo muitas vezes formas reconhecíveis. Ou, quando são recolhidas, partem-se em pedras mais pequenas ou são extraídas da matriz em que se formaram. Mais tarde, nas mãos de um lapidário, são polidas, cortadas e facetadas, tudo isto obviamente que altera ainda mais a forma da pedra. As formas das pedras revelam com frequência os seus poderes mágicos ao observador bem informado. Crê-se que estas pedras que chegam a adquirir uma forma familiar através de processos naturais são mais poderosas do que as que se modelam artificialmente. Estas pedras têm um profundo significado mágico. Esta é a magia xamanista. No Perú contemporâneo os xamanes usam estas pedras nos seus rituais. Diversas tribos de Índios Americanos apreciavam as pedras com forma de animais para utilizá-las em amuletos e rituais. Sem dúvida, actualmente muito poucas vezes se tem em conta a magia das formas das pedras. Este capítulo observa algumas formas nas quais as pedras são encontradas, e também as que criam os humanos. Também falará daquelas pedras que brilham, resplandescem e parecem ter movimento no seu interior. Já que as pedras se encontram em várias formas, aqui só se examinarão as mais importantes. Se acha uma pedra com uma forma peculiar, deixe que lhe diga: que aspecto tem? Quais são as suas associações com essa forma? Sinta as suas energias e trabalhe com ela para descobrir os seus poderes. Quando se trabalha com pedras de formas naturais, o tipo de pedra não é tão importante como a sua forma, a menos que você decida o contrário. Na forma faz-se magia!


 As PEDRAS REDONDAS simbolizam os poderes receptivos do universo, do magnetismo e da Deusa Mãe. Estão vinculados com o sistema reprodutor feminino e, de facto, podem usar-se para representar mulheres, por exemplo, nos rituais de cura. Estas pedras são a chave da espiritualidade, da consciência psíquica em desenvolvimento. Usam-se nos trabalhos de amor e em toda a espécie de rituais de “atracção”. Um exemplo: para atrair dinheiro, coloque pequenos pedaços de olivina ou jade formando um quadrado à volta da pedra redonda e visualize. 


As PEDRAS COMPRIDAS E DELGADAS obviamente são símbolos fálicos, ainda que isto não inclua necessariamente os cristais de quartzo ou outras pedras cristalinas. São projetivas e representam a electricidade e o Grande Deus das religiões pagãs. São pedras de energia e podem ser usadas ou colocadas num altar com este fim. Para proteção, ponha uma na porta principal ou em frente a um espelho. As pedras redondas ou compridas podem usar-se em conjunto para trabalhos de amorcolocando-as juntas ou uma em cima da outra sobre o altar enquanto se faz a visualização. Se se colocam perto ou à volta destas duas, outras pedras que atraem o amor, dão ao ritual poder e simbolismo adicionais. As PEDRAS COM FORMA DE OVO usam-se para estimular a criatividade e as novas ideias. Também se colocam no altar de pedras para trazer “fertilidade” ao ritual. No passado, as mulheres usavam pequenas pedras com esta forma para 16 estimular a concepção. As maiores podem enterrar-se no jardim para conseguir plantas férteis. 


As PEDRAS QUADRADAS simbolizam a Terra, a prosperidade e a abundância, de modo que são usadas em trabalhos deste tipo. Também estimulam a estabilidade e a sensatez. Use uma destas para concentrar-se num projecto de cada vez se sente que a sua vidaestá demasiado dispersa.


 As PEDRAS com FORMA de CORAÇÃO, claro que são usadas em magia para estimular ou atrair o amor. Podem usar-se para trazer o amor à sua vida ou para aumentar o amor interior, para permitir-lhe receber e dar amor


. As PEDRAS TRIANGULARES são protetoras e usam-se ou trazem-se com este propósito. Para proteger a sua casa, coloque uma pedra triangular na janela mais próxima à rua. Pensa-se que as PEDRAS com FORMA DE L trazem boa sorte, talvez poque esta forma sugere a conjunção do espiritual com o físico. Podem usar-se como pedras de boa sorte ou colocar-se no altar. As PEDRAS que se parecem com PARTES DO CORPO, usam-se em magia para curar ou fortalecer essa parte em particular: as que têm forma de rim, para os rins, e assim sucessivamente. Estas pedras gráficas, que se usam depois do ritual, são pontos fulcrais para a visualização. 


As PEDRAS com FORMA DE PIRÂMIDE, raras de se encontrar na natureza mas cada vez mais comuns entre os comerciantes, concentram e libertam energia através da ponta até ao objectivo mágico. Desta maneira, se necessita de dinheiro, pode colocar um bilhete debaixo da pirâmide e visualizar a energia do dinheiro que flui do bilhete através da pirâmide e sai para trazer-lhe prosperidade.


 As PEDRAS com FORMA DE DIAMANTE obviamente que nos recordam dessa pedra preciosa, de modo que se usam para atrair riquezas. Estes exemplos deveriam ser suficientes para permitir-lhe explorar os possíveis usos mágicos das pedras de diferentes formas que se pode encontrar nas praias, baías ou leitos secos de riachos. As pedras esburacadas, aquelas com um eco natural, são tão importantes na magia que falaremos delas numa secção separada na Parte II. As pedras que atualmente têm formas surpreendentes, como a estaurolite e a pedra de cruz, também se encontram ali. Outras pedras são apreciadas não pelas suas formas, mas só pela sua natureza resplandescente ou radiante. Pedras como o Olho de Gato, o rubi estrelado, a safira estrelada, a Pedra da Lua, o Olho de Tigre, a Pedra do Sol e muitas outras exibem este fenômeno conhecido como 


BRILHO DE GIRASSOL. Numerosas lendas formaram-se à volta destas pedras. Alguns povos pensavam que dentro delas viviam demônios ou espíritos que causavam o efeito do resplandescer. Desde há muito tempo, que se sabe que estas pedras são protectoras, tanto que afastam a negatividade. Usam-se posras como jóias para a proteção pessoal. Estas pedras “de movimento” são também benéficas para trabalhos de viagem, ou podem usar-se durante elas para receber seus efeitos protetores. Pensa-se que as “estrelas” que aparecem nas safiras e rubis aumentam a energia mágica destas pedras.


 6 – OBTENÇÃO DE PEDRAS Segundo as suas necessidades particulares, a obtenção de pedras para fins mágicos pode tornar-se fácil ou difícil, barata ou cara. Não necessariamente lhe fazem falta pedras de qualidade para usar em magia. Ainda que uma esmeralda perfeita tenha um forte efeito mágico, uma de menor qualidade terá o mesmo efeito, ainda que a sua potência possa reduzir-se levemente. Também existem os substitutos dessas pedras (ver na Parte IV para uma lista de substitutos mágicos). Se de verdade pensa praticar a magia das pedras, procure uma variedade delas, não precisa de obter 100 pedras diferentes; dez ou doze provavelmente estão bem para começar. Escolha uma selecção que possa usar para quase todas as necessidades mágicas. Esta é uma relação representativa: Ametista Granada Cristal de Quartzo Peridoto Cornalina Quartzo rutilado (brilhante) Lapislázuli Estaurolite Turmalina verde, rosa, azul e negra Olho de Tigre Âmbar As suas próprias necessidades e áreas de interesse afectarão a sua seleção. Leia a Parte II deste livro e componha uma lista pessoal. Altere-a à medida que vá descobrindo pedras novas ou se encontre com situações inesperadas em que precise delas. Como se conseguem as pedras? Há 3 métodos básicos: comprando-as, intercâmbiando e recolhendo-as. Enquanto que atualmente se compra a maioria das pedras, é mais barato e mais divertido intercambiá-las. Recolhê-las diretamente da Terra é melhor ainda.


 A COMPRA DAS PEDRAS A gama de pedras disponíveis hoje em dia é assombrosa. Provêm de todos os cantos do mundo, depois de percorrer milhares e milhares de quilômetros, e passam por muitas mãos antes de terminar na montra onde você paga por elas. Podem ser baratas por tratar-se de exemplares comuns ou de menor qualidade. Outras pedras custariam uma fortuna por grama ou quilate. A maioria das grandes cidades têm lojas de pedras e as pequenas, em áreas ricas em minerais também as têm. Ainda que os proprietários dessas lojas possuam um conhecimento direto da magia, estes são sem dúvida, bons lugares para “vagar”, comprar pedras e aprender sobre as suas propriedades não ocultas. Os seus preços muitas vezes são excelentes mas procure alcançar sempre os melhores preços. Uma vez que se tenha posto em contacto com os donos das lojas, saberá quando se espera que cheguem pedras novas e pode ser o primeiro a escolhê-las. As lojas de objetos místicos, de Nova Era e ocultos, geralmente têm uma variedade de lojas. Estas lojas encontram-se em número cada vez maior em todos os países. Só é necessário ir ver à lista telefônica fornecedores locais de rochas e pedras preciosas. Os museus de história natural vendem pedras nas suas lojas de ofertas, geralmente a bom preço. Feiras locais com exibições dos clubes de gemas ou rochas também têm muitas vezes áreas de vendas. Também se podem encomendar pelo correio. E finalmente, as exibições locais ou regionais de pedras oferecem uma variedade surpreendente de exemplares para a sua inspeção. As exibições de gemas ou rochas são uma parte estabelecida do comércio. São “rituais” que atraem milhares de coleccionistas e a centenas de comerciantes. A exibição em si mesma – geralmente feita num centro de convenções – consiste de intermináveis fileiras de barraquinhas, cada uma ocupada por um comerciante. Centenas de milhares de pedras preciosas e minerais brilham debaixo da luz. Encontrará as suas melhores compras em mostras de rochas. Muitos dos comerciantes que viajam pelo país de exposição em exposição, são muito conscientes do mercado local, de modo que os preços são competitivos. Para assegurar-se que não pagará demais por uma pedra, veja vários comerciantes antes de fazer as suas compras. Quando comecei a praticar magia em 1971, havia muitas interpretações acerca de um “velho” ditado mágico. Declara: não intercambie ou regateie objetos comprados para realizar magia. Isto foi interpretado como se incluísse a busca do melhor preço possível. Nos últimos anos, parece ter sido esquecido e poucas vezes é mencionado em conversa ou livros. Ainda que tivesse seguido esta regra, sempre senti – tal como outros – que foi formulada ou popularizada por negociantes desejosos de conseguir os preços mais altos para os seus artigos. Quanto à regra de não regatear já não se tem em conta. O dinheiro é energia numa forma física. Apesar de não cobrar nada para fazer magia, não vejo nada de mal em usar o dinheiro de forma inteligente quando se compram objectos mágicos, incluindo as pedras. Voltemos às exibições. As pedras virtualmente inobteníveis em lojas locais aparecem nas exibições de rochas. Peça aos negociantes a pedra rara e talvez a encontre. Numa recente exibição em San Diego, procurei em vão uma pedra do sol e uma estaurolite. Somente perguntando por elas em 2 pavilhões pude ver bons exemplares que comprei em seguida. As exibições de pedras fazem-se por todo o país. Para ter notícias das próximas mostras, leia as listas no “Lapidary Journal” ou no seu periódico local. Pergunte também nas lojas das pedras; os donos muitas vezes sabem das mostras que terão lugar nos arredores. 


O INTERCÂMBIO DE PEDRAS Não tem muito dinheiro, mas sim um excesso de um tipo de pedra? Porque não tenta intercambiá-la? O câmbio de um objecto de valor por outro de valor semelhante é uma prática antiga, muito mais do que o uso do dinheiro. Em épocas passadas, aos magos e feiticeiros não se pagava pelas curas, purificações, outros rituais mágicos ou trabalhos psíquicos. Dava-se-lhes comida, tecto ou outras necessidades a troco da energia utilizada. Este sistema ainda é usado em terras primitivas e também em países industrializados. Se você tem amigos que estão interessados em aumentar a quantidade da sua colecção de pedras, em especial os que estão envolvidos na magia, juntem as suas pedras e vejam o que daí resulta. O intercâmbio é uma forma de truque particularmente satisfatório. Aumenta a quantidade e a variedade das suas pedras e a dos seus amigos. Não se intercambia com dinheiro, de modo que diminui o impacto econômico imediato de ampliar o tipo de pedras que pode usar em magia. É muito comum entre os coleccionistas que saem a escavar as suas próprias pedras, o qual nos conduz ao 3.º método de obtenção de pedras. 


A RECOLHA DE PEDRAS Que aventura é recolher pedras e minerais. Tirar-lhes o pó e ver uma cintilação brilhante é uma experiência estimulante e mágica. Comprar pedras certamente é excitante mas encontrar as próprias é mais satisfatório. Em todo o mundo há áreas ricas para recolha de diversas pedras e minerais. Como vivo em San Diego, sou afortunado ao ter zonas próximas que têm turmalina, kunzite, granada, lepidolite, mica, berilo, cristal de quartzo, ágata e calcite entre muitas outras pedras e minerais. Sítios bons de coleção podem encontrar-se virtualmente em todas as partes do globo. Como magos que trabalham com as forças naturais do universo e respeitam a Terra como uma manifestação destas forças, devemos encarar uma viagem para a recolha de pedras com reverância. Os magos e profissionais pensam que os rituais e oferecimentos feitos antes de partir são obrigatórios. Para além da pura diversão e da temerosa admiração ao descobrir pedras que nenhum olho humano viu antes, há outras razões para juntar as nossas próprias pedras. Um grande ressentimento rodeia a exploração a céu aberto de cristais de quartzo no Arcansas. Esta forma de exploração á a mais barata e é a forma de recolher cristais que mais dano faz à Terra. Em todo o mundo, pobres operários trabalham desde o nascer ao pôr do Sol extraindo valiosas pedras preciosas para inescrupulosos donos de minas, que lhes pagam uma miséria para recolher as pedras que podem vender-se a milhares de dólares. Os preços das pedras muitas vezes são fixos, e mantêm-se a valores artificialmente elevados. Em consequência, nega-se a muitos de nós o simples prazer de aceder a elas e aos seus poderes. Devido a situações como estas, alguns magos estão questionando o valor de algumas das pedras encontradas no mercado. Acaso os poderes dentro de um cristal de quartzo que foi arrancado da terra são negativos? Acaso uma esmeralda recolhida por um operário da Colômbia, suado e desnutrido, está magicamente contaminada? Alguns praticantes dizem que sim e recomendam que essas pedras sejam especificamente preparadas e purificadas antes de usá-las em magia e em rituais. Como as pedras preciosas podem ser “programadas” quase como computadores, qualquer ressentimento ou mau uso envolvido com a sua apanha (recolha) pode ficar impresso nelas e afectar o seu desempenho final. Para ficar livres de dúvidas acerca da origem, autenticidade e o método de recolha de pedras, tente apanhá-las você mesmo. É um processo simples. Inspeccione as livrarias locais (em especial as dos museus), bibliotecas ou lojas de rochas para encontrar guias acerca das áreas de recolha próximas. Muitas minas em funcionamento têm dias especiais destinados para que os coleccionistas realizem o seu próprio trabalho de mina, ou com mais frequência, escavem entre as escórias, que muitas vezes possuem abundantes pedras preciosas. Deve-se pagar uma pequena quantia pelo seguro de responsabilidade civil. Planeie a sua viagem para estar preparado para todas as circunstâncias: chuva (impermeável), sol (protector solar, óculos de sol e chapéu) e mordeduras de bichos (caixa de primeiros socorros). Também deve comida e água e qualquer outra coisa de que se lembre. Leve também um amigo. Ferramentas simples – uma faca, uma picareta, uma pá pequena, uma peneira para peneirar a terra, sacos pequenos, frascos ou garrafas para guardar os seus exemplares, até uma colher e um garfo – são tudo o que necessitará, junto com uma bolsa grande ou uma mochila para carregar tudo. Uma vez que está pronto para a sua viagem, faça algum tipo de ritual para a Terra. Não precisa de ser mais que uma harmonização, uma oferenda e um agradecimento antecipado. Dado que há intermináveis variedades destes rituais prévios de recolha, eis aqui dois exemplos: O primeiro faz-se antes de partir de viagem. Ponha-se em frente ao altar de pedras. Na sua mão direita coloque um exemplar (se tiver um) do tipo de pedra que tentará encontrar. Ponha-se em harmonia com ela e, através dela, com a Terra. Visualize enormes cavernas cheias de cristais. Sinta as pedras vibrando dentro da terra, emitindo ou absorvendo energias. Visualize-se encontrando as pedras. Com as palavras ou símbolos que quiser, agradeça à Terra por esse sacrifício. Enquanto faz isso, leve a pedra para fora e enterre-a em qualquer parte. Está feito. 


O seguinte exemplo pode fazer-se ao chegar ao sítio ao ar livre, antes de viajar para a zona. Seleccione algum objecto precioso: uma pedra preciosa, uma pequena moeda de prata, umas quantas gotas de óleo raro, algum vinho ou mel. Vá para um sítio silvestre e solitário ou mesmo a área de recolha. Sente-se na terra e coloque as mãos sobre ela, de ambos os lados das suas coxas. Estique a coluna até que esteja direito, porém cômodo. Sinta a terra que vibra debaixo de si. Dirija-se a ela, peça-lhe autorização para juntar pedras. Veja-se usando-as numa magia positiva, que torna melhor a sua vida. Depois enterre a sua oferenda e, com uma atitude reverente, comece a sua viagem ourecolha. Quão efetivos são estes rituais? Um amigo disse-me que cada vez que havia feito um rito semelhante antes de recolher, tinha tido bons resultados, mas quando não os tinha feito, tinha-se passado precisamente o contrário. Certamente que estes rituais não são necessários. Aqueles colectores de pedras que não estão envolvidos com a magia nunca pensariam em fazer algo semelhante e sem dúvida que fazem recolhas fabulosas. Não obstante, para aqueles de nós que trabalham com a magia, são um pré-requisito. Não estamos aqui para “dominar e submeter a Terra”. Trabalhamos em harmonia com ela, em especial quando acumulamos alguns dos seus tesouros. De modo que faça o seu ritual e recolha as suas próprias pedras mágicas. E tenha uma feliz escavação! 


 7 – A LIMPEZA DAS PEDRAS Como disse no Capítulo 6, as pedras são submetidas a uma ampla gama de energias antes de chegar à sua casa. Antes de usá-las em magia, muitos praticantes levam a cabo uma limpeza ou uma purificação das pedras. É um processo simples que retira qualquer influência passada da pedra e a prepara para os nossos usos. É conselhável fazê-lo com cada pedra. As únicas excepções são as que você tenha recolhido, a menos que as tenha encontrado perto de uma instituição militar, auto-estrada ou um terreno contaminado. Há vários métodos para a purificação das pedras. O mais simples é colocá-las à luz do Sol durante 1 dia, 3 dias ou 1 semana. Os raios de Sol trabalham aqui queimando as energias desnecessárias. Coloque as pedras diretamente sob a luz do Sol. O rebordo interior de uma janela não é tão bom como um sítio ao ar livre, pois o vidro da janela impede a passagem dos raios de Sol. Retire as pedras todos os dias ao entardecer. Algumas pedras estarão “limpas” logo ao primeiro dia sob os raios de Sol. Outras necessitam de períodos de tempo maiores. Inspecione as pedras diariamente e sinta as energias dentro delas colocando-as na sua mão receptiva. Se as vibrações são regulares, sãs, a limpeza está concluída. Um segundo método é algo mais difícil. Neste caso, a ferramenta é a água corrente. Coloque as pedras em água em movimento e deixe-as durante 1 ou 2 dias. Se por acaso um rio ou ribeiro correm perto de sua casa, é o ideal. Coloque as pedras numa bolsa de rede ou invente outro método para assegurar-se de que a água não as leva. Deixe-as dentro de água uma noite, pois, suavemente, será limpa de impurezas. O terceiro método principal está governado pelos poderes da Terra. Enterre a pedra durante aproximadamente uma semana, depois verifique se já estão purificadas. Se assim for, lave-as e limpe-as e a sua magia pode começar. Estas são purificações naturais, feitas com as energias dos elementos. Claro que, se não puder fazê-las, há outro método, um ritual de purificação, que pode fazer na sua própria casa. Celebre este ritual no seu altar, se tiver um, ou em qualquer mesa. É melhor fazê-lo ao nascer do Sol ou durante o dia. Coloque uma taça com água pura e coloque-a ao oeste sobre a mesa ou altar. Logo, acenda uma vela vermelha e coloque-a a sul. Acenda um pouco de incenso e coloque-o a este. Finalmente, ponha o prato cheio de terra recém cavada a norte, sobre o altar. No meio destes objetos coloque a pedra que deseja purificar. Quando tudo estiver colocado, pare a sua mente e pegue a pedra com a sua mão projetora. Volte a atenção para o recipiente com a terra. Coloque a pedra nele e cubra-a com terra nova. Diga algo como: “Purifico-te com Terra.” Deixe ali a pedra durante uns minutos, visualizando todo o tempo a terra, que absorve todas as impurezas da pedra. Tire-a dali, limpe-a da terra e sustenha-a sobre o fumo do incenso. Passe-a 9 vezes pelo fumo, da direita para a esquerda, dizendo palavras como estas: “Purifico-te com Ar.” Veja o fumo levando as energias perturbadoras. Logo, passe rapidamente a pedra pela chama da vela várias vezes, dizendo: “Purifico-te com Fogo.” O fogo queima toda a negatividade. Agora coloque a pedra na água e diga o seguinte: “Purifico-te com Água.” Visualize a água lavando-as. Deixe a pedra dentro de água durante um momento, depois seque-a com um pano limpo e sustenha-a na sua mão receptiva. A pedra não está “limpa”? se não está, repita este simples ritual quantas vezes for necessário, até que esteja convencido de que o trabalho está feito. Agora, guarde a pedra num sítio especial. Está pronta para ser usada em magia. 


 8 – AS HISTÓRIAS DENTRO DAS PEDRAS É melhor conhecer as pedras antes de as usar em magia. Familiarizar-se com elas, permite trabalhar com os seus poderes. Depois de se pôr em harmonia com, digamos, uma ametista, você desenvolverá um “conhecimento mágico” com respeito a essa pedra. É uma verdadeira ferramenta e uma das três necessidades da magia (ver Capítulo 2). Para começar, medite com 10 pedras aproximadamente e vá adicionando mais à medida que entrem na sua vida, como o faço eu com a sugilite que acaba de entrar na minha. Quando se der uma situação que requer um rito mágico, você saberá que pedra usar. Trabalhe com as pedras individualmente. Se por exemplo estuda o citrino de manhã e à tarde a venturina, as suas associações com estas pedras não serão tão claras como se tivesse dividido a sua sessão em 2 dias, permitindo um estudo mais profundo de cada uma delas. Tente repetir as sessões com cada pedra pelo menos 2 ou 3 vezes no mesmo dia, para uma completa imersão. Pelo menos, logo na sua primeira harmonização, somente olhe a pedra umas quantas vezes ao longo do dia, ou sustenha-a por um momento. Para “ouvir” as histórias dentro das pedras, pode tentar o seguinte método. Está designado, no melhor sentido xamanista, para permitir que a pedra o ensine. O Universo está falando-nos constantemente, a todos nós. Lembre-se de prestar atenção! Se for necessário, limpe a pedra (ver o Capítulo 7). Depois reserve-se um momento, digamos de meia a uma hora, de acordo com o seu desejo de trabalhar com as pedras. Encontre um sítio tranquilo. Pode ser o seu jardim, a sala da sua casa quando o resto da família está dormindo, ou o tranquilo vale de um bosque perto. Até no parque de uma cidade poderá ser. Seria ideal algum sítio ao ar livre em vez de trabalhar debaixo de um tecto mas, novamente, faça como puder. Este é um exercício dividido em duas partes com pedras. A primeira utiliza a mente psíquica, inconsciente, consciente profundo. Pelo menos uma parte dela foi ultimamente chamada de “cérebro direito”. A segunda utiliza a mente intelectual, consciente, socialmente controlada, que alguns conhecem agora como o “cérebro esquerdo”. Acomode-se no chão diante da pedra ou numa cadeira em frente à mesa. A pedra deve estar ao alcance da mão. Feche os olhos e escute o seu próprio mantra, a sua respiração. Páre a sua mente consciente. Respire profunda, ritmicamente. Com os olhos fechados, estenda a sua mão receptiva (a esquerda para os destros e a direita para os canhotos). Mantendo-a a uns centímetros do chão, mova-a de trás para diante com suavidade. Centre a sua concentração ou a sua consciência sobre a palma desta mão. Você está buscando a pedra. Não tente sentir as energias da pedra; simplesmente permita-se fazê-lo. Suponhamos que hoje estou trabalhando com um pequeno cristal de quartzo. Quando a minha mão passa sobre ele, posso sentir uma forte emanação proveniente da pedra, que poderá manifestar-se como um ponto quente e palpitante sobre a palma da minha mão. Quando retiro a mão do cristal, a sensação pára. Ao colocá-la novamente, o fluxo de energia move-se através da minha mão. Isto pode parecer estranho ou sobrenatural, mas é uma utilização completamente natural dos nossos sentidos, e é vital em magia. Quando foi você quem recolheu a pedra, agarre-a, usando outra vez todos os seus sentidos para determinar o sítio exato da pedra. Os seus dedos devem fechar-se à volta dela perfeitamente. Se não, volte a tentar. Os seus olhos ainda estão fechados. Está utilizando a sua mente psíquica. Deixe a pedra na sua mão receptiva um momento. As energias serão mais fáceis de detectar, agora que você está mais perto da sua fonte. Como as sente? Acaso alteram a sua disposição? Sente-se mais feliz? Mais tranquilo? Energizado? Excitado? Com os olhos fechados, mova a pedra lentamente para cima e para baixo a alguns centímetros do seu corpo, desde o seu estômago até à coroa. Sente-se diferente? Sente a energia da pedra dentro de você, quase como um cálido raio de sol? Ou um frio raio de Lua? Depois transfira a pedra para a sua mão projetiva. Sinta a pedra. É suave, lisa, áspera ou estriada (ondulada ou acanalada)? Desintegra-se? é fria ao tacto? Quente? Uma vez que a tenha examinado com os dedos, sinta o peso da pedra. É leve? Pesada? Recorde tudo isto, todas as impressões, sensações e efeitos emocionais se os houver. Abra os olhos e observe a pedra. Com toda a informação que a sua mente acaba de receber, estude-a com os olhos. Certamente que já tinha visto a pedra anteriormente, mas nunca com estas sensações. Olhe-a um instante, como se a estivesse vendo pela primeira vez. Veja-a com os olhso de um xamãn. Penetre-a com a vista, analize-a, flexione a sua mente consciente. Que forma tem? Se não foi lapidada, é um cristal suave e natural, um pedaço áspero de mineral ou uma pedra polida pela água? Se é cristalina, quantos lados tem? Tem forma regular ou irregular? Com ranhuras suaves ou profundas? Agora concentre-se na cor da pedra, deixando que encha a sua consciência. O tom é intenso ou pálido? Brilhante ou escuro? Agradável ou desagradável? Afecta o seu estado de espírito (ânimo)? Quais são as suas associações, mágicas ou outras, com a cor? Por acaso a pedra é solidamente opaca, translúcida ou transparente? Deixe que a pedra responda a estas perguntas. Estude-a como o doutor faz a um paciente. A pedra falar-lhe-á, revelando a sua natureza mágica e utilizações. Quando sente que a sua concentração fraqueja, ou quando simplesmente se sentir aborrecido (um bom sinal de que a “conversa” acabou), e em especial se o interrompem, sustenha a pedra com ambas as mãos, eleve-a ao céu, baixe-a para o chão e depois aperte-a contra o seu estômago. Este é um ritual simples que define o fim de uma sessão utilizando uma apresentação simbólica da pedra a todas as energias de cima e de baixo. Agora procure informação mágica relacionada com a pedra, neste ou noutro livro. Veja se concorda com o que descubriu. Se você é do tipo de pessoa que gosta de deixar as coisas registadas, escreva um resumo da sessão. Mendione a pedra, as suas energias, os seus próprios sentimentos. Se desejar, leve ou use a pedra durante umas horas durante o dia ou a noite logo depois da sua harmonização com ela. Sinta qualquer mudança dentro de você mesmo enquanto anda com a pedra. De outra maneira, coloque a pedra num local seguro, talvez no seu altar ou, se tiver um, no seu saco de poder (Ver o Glossário para qualquer termo desconhecido usado neste livro). A sua meditação com a pedra terminou. Repita isto tantas vezes ao dia quantas achar necessário. Pode fazer-se só uma sessão para processar toda esta informação, mas também pode fazer várias sessões. Pode tentar fazer a metade “consciente” deste exercício durante o dia e a metade “inconsciente” durante a noite. O entardecer e o amanhecer são os momentos ideais para fazê-lo, pois simbolizam a mudança da mente psíquica (noite) com a mente analítica (dia). Se tiver amigos que usem pedras em magia, pergunte-lhes acerca das suas impressões com as pedras. Compartilhe informação se o desejar, pois ninguém tem o monopólio destes assuntos. Recordo que as impressões dos outros podem ser muito diferentes das suas. Desde logo, isto pode ser complicado. Depois de tudo, acaso a pedra não realizará o seu trabalho mágico sem este ritual? Talvez sim. Sem dúvida faz-lo por vezes. Mas a magia das pedras, os poderes que sentimos nas matérias-primas são só uma parte das energias que usamos. As pedras são usadas frequentemente como focos para o poder pessoal, que estimulamos dentro do nosso corpo. Através do ritual, transferimos este poder pessoal às pedras, que atuam como lentes que focam e concentram a energia enquanto juntam a energia própria e necessária à “transmissão”. A energia logo é enviada até ao objectivo mágico. O nosso conhecimento íntimo das pedras, a sua forma, cor e poderes, dá-nos uma ligação mais firme com elas e permite uma projeção de energia através dela mais segura, mais forte. Talvez a magia das pedras funcione sem a familiaridade do mago com as ferramentas. Mas assim como a prática e o desejo podem transformar um lenhador num experiente escultor de madeira, sessões como esta também podem determinar a eficácia da magia do praticante. Saltar estas sessões significa perder-se metade da magia. 






 9 – ADIVINHAÇÃO COM PEDRAS A adivinhação é um processo mágico que utiliza diversas ferramentas para proporcionar visões do futuro. O uso das cartas do tarot é uma forma de adivinhação, como é o observar as nuvens que passam sobre a nossa cabeça e ver as formas que deixam as borras de chá numa chávena. Para aqueles de nós, que somos incapazes de ser conscientemente psíquicos quando surge a necessidade, a adivinhação é a melhor coisa. Enquanto levamos a cabo esta magia, concentramos a nossa mente nos símbolos que se nos apresentam e deixamos que se conectem com a nossa mente psíquica. Os símbolos – moedas, pedras mágicas, gotas de chuva na janela – são simplesmente chaves que nos permitem abrir a nossa consciência psíquica. Há milhares de formas de adivinhação. Foram praticadas ao longo da história e em todas as culturas. Às vezes, estes ritos eram levados a cabo pelo indivíduo, às vezes por sacerdotisas, sacerdotes ou xamanes. A busca do conhecimento de possíveis acontecimentos futuros ainda hoje está viva. Disse “possíveis acontecimentos futuros” porque nada está gravado na pedra. O futuro não está traçado como um mapa, de antemão; as nossas vidas não se desenvolvem segundo algum plano divino. Estamos criando o nosso futuro a cada instante que passa. As nossas vidas são o resultado das nossas decisões. Assim como determinamos o nosso futuro, outras pessoas podem exercer influência sobre as nossas vidas, assim lo permitamos. As forças universais aumentam e diminuem, somando a sua energia à forma do amanhã. Os factores que aqui trabalham são incompreensíveis. Afortunadamente, não temos necessidade de entender estes processos para dar uam “vista de olhos” pelo futuro. Tudo o que devemos fazer é escolher as nossas ferramentas e usá-las ritualisticamente para nos conectarmos com a consciência psíquica que existe no nosso interior. A adivinhação por meio das pedras é uma forma excelente desta arte antiga. Quando necessitar de um conselho relativamente a uma decisão importante, observe as pedras em busca de ajuda. Se não estiver seguro de que o rito de magia que está a ponto de realizar é o apropriado para o seu objectivo, tente uma adivinhação por meio das pedras para que se aclare o panorama. Ele pode converter-se facilmente num “apoio”. As pessoas que não saem de suas casas sem antes consultar um psíquico é uma imagem negativa, mas a maior parte das vezes é verdade. A adivinhação não é um guia divino ou uma necessidade para a vida cotidiana, é sim uma ferramenta que escolhemos e usamos quando dela necessitamos, logo a colocamos de lado. A adivinhação pode ajudar a tomar decisões, advertir-nos de possíveis perigos ou doenças e proporcionarmo-nos outra perspectiva do problema. Pode resultar interessante fazer uma adivinhação, mas não deve fazê-la “por diversão” ou por se encontrar aborrecido. Como a magia, a adivinhação é usada quando faz falta. A maioria dos sistemas de adivinhação, contêm algum tipo de “azar”. Ele determina que ferramentas – neste caso, pedras – estarão disponíveis para ajudar-nos a revelar os segredos do amanhã. Tirar uma pedra de um saco ao acaso, baralhar as cartas do tarot, atirar palitos ou moedas de I Ching traz o acaso da adivinhação. Em certo sentido, permitimos que o Universo (a Natureza, a Divindade) determine que pedra oucarta é o mais adequado para nos ajudar na nossa busca... Outras formas de adivinhação confiam numa comunicação mais directa com a mente subconsciente. O pêndulo, por exemplo, é uma ferramenta que funciona por meio de movimentos minúsculos do braço e da mão que o sustém. Estes movimentos são provocados pela mente psíquica e interpretamos-lhes para achar uma resposta. Alguns tipos de adivinhação utilizam estes dois sistemas. Se você é conscientemente psíquico, não lhe fará falta a adivinhação. Senão, talvez queira começar a trabalhar com algum destes dois sistemas, resumidos neste capítulo. Ao fazê-lo, recorde-se do seguinte: Pode começar por umas quantas sessões para dominar correctamente a adivinhação e encará-la com o estado de espírito correcto e usar os símbolos que se lhe apresentam para desenvolver a sua mente psíquica. O futuro não está pré-determinado. Se vê algo que o “molesta”, mude-o através da magia. Se se apresenta um quadro irreal, cor-de-rosa, pode perguntar-se: “acaso estou lendo os meus desejos aqui?”, “estou utilizando o sistema adequadamente?”, “este é um sistema adequado para mim?” (noutras palavras, “está falando a minha mente psíquica?”). A adivinhação faz-se por necessidade. Se uma conversa honesta, umas quantas chamadas  ou cartas, ou alguns momentos de concentração responderão às suas perguntas com êxito, tente isso. Se não, trabalhe com as suas pedras.


 VISUALIZAR COM PEDRAS Adivinhar o futuro através das pedras significa olhar ou contemplar com atenção uma superfície brilhante, luminosa ou que reflicta. Observar as pedras será provavelmente a forma mais conhecida de adivinhação. As pedras resplandescentes, muito polidas, foram usadas durante milénios para desenvolver a consciência psíquica. A maioria das pessoas já ouviu falar da omnipresente “bola de cristal”. Esta ferramenta mágica é simplesmente uma esfera de cristal de quartzo. O quartzo não é a única pedra que se escolhe para adivinhar o futuro. No méxico usam-se pedaços planos e quadrados de obsidiana e esferas ou ovos de berilo eram as pedras escolhidas no Renascimento, mas a bola de cristal capturou a imaginação popular há muito tempo. Este é um guia para aqueles que estão interessados em adivinhar o futuro com bolas de cristal de quartzo. Recorde-se, isto é só um guia. Como em toda a magia, faça o que a sua intuição lhe mandar. Logo que obtenha a sua bola, lave-a com água. Seque-a e envolva-a com um pano negro, amarelo ou branco. Tradicionalmente, as bolas usadas para adivinhar o futuro nunca são expostas ao Sol, pois crê-se que bloqueia a sua capacidade de conectar-se com a mente psíquica. Talvez assim será se você acreditar. De qualquer modo, a luz da Lua é usada para purificar as bolas de cristal. A Lua Cheia é o momento ideal para limpar e “carregar” um cristal com um propósito mágico, neste caso, uma adivinhação com êxito. Leve a bola envolta à luz da Lua. Desenrole-a e, com ambas as mãos, eleve-a à Lua. Sinta como a sua luz fria cai sobre você. Veja-a, através de uma visualização, inundar o cristal e fazê-lo entrar em harmonia com a sua energia. Logo, visualize-se observando a bola a responder a tudo com êxito, correctamente. Depois de alguns instantes, cubra a bola. Está feito. Relativamente ao observar as pedras, aqui estão algumas indicações: Faz-se melhor de noite. O simbolismo certamente que está aqui em funcionamento: a noite governa a mente psíquica. Para além disso, a possibilidade de ser interrompido Encontre um sítio tranquilo. Sente-se comodamente. Coloque o cristal numa plataforma sobre a mesa ou sustenha-o nas mãos. A luz de uma vela pode ser favorável à adivinhação, ainda que alguns digam que os reflexos das chamas no cristal são nefastos, para outros são eles exactamente que os ajudam a alcançar o estado apropriado. Experimente a ver o que para si é melhor. Ao princípio, pode colocar velas brancas ou amarelas atrás de si, depois coloque-as ao seu lado, uma de cada lado, e finalmente rodeie o cristal com as velas. Uma vez que você, o cristal e as velas estejam “arrumados”, relaxe. Respire profundamente uns instantes com os olhos fechados. Esqueça as preocupações do dia-a-dia, as tensões, os problemas. Relaxe o seu corpo; relaxe a sua mente. Depois abra os olhos e sustenha o cristal nas mãos até que aqueça. Alguns magos dizem que as pedras não poderão realizar magia até que se faça isto. À medida que as suas mãos aquecem a pedra, o seu corpo transmite poder pessoal para ela. Durante este processo, visualize a área sobre a que quer averiguar algo. Agora volte a colocar a pedra sobre a sua plataforma ou continue sustendo-a, aquilo que for mais cómodo para si. Continue relaxado; observe o cristal. Não olhe profundamente sem pestanejar, simplesmente observe. Pestaneje se o desejar. Deve estar tranquilo e relaxado neste momento. O cristal é um símbolo de psiquismo, da Água (elemento psíquico), da sua necessidade de adivinhar o futuro. Tenha estas coisas em mente, enquanto observa a bola. Se a operação tem êxito, pôr-se-á em contacto com a sua mente psíquica e terá lugar uma comunicação entre ela e a sua consciência. Verá imagens? Provavelmente não; a bola não é um ecran de cinema. Talvez veja rastos defumo girando na bola; isto é comum. Poucos vêm imagens no seu interior. Não. Se por acaso as ver, verá dentro da sua mente. As imagens vistas durante a adivinhação muitas vezes são simbólicas; não são películas de notícias psíquicas de acontecimentos futuros. Interprete o simbolismo da melhor maneira que puder. Se não vir imagens, no seu lugar, vir-lhe-á à mente pensamentos espontâneos. Palavras, frases ou orações completas podem “surgir” de sua mente psíquica. Qualquer coisa que veja ou pense, já serão imagens dentro da bola ou da sua mente, ou palavras ou frases, tente relacioná-las com a sua pergunta ou com o que quer saber. As palavras são muito simples. Pense nelas. Significam algo para você? São ambíguas ou directas? Os símbolos são mais difíceis. Por exemplo, se estiver perguntando se seria uma acção positiva mudar de casa, e ver imagens de morcegos voando e cobras rastejando, então interprete estes símbolos. Para alguns, as víboras estão relacionadas com a sabedoria e os morcegos com a sorte. A uma pessoa assim, a mudança pareceria favorável. No entanto, se você tem medo de cobras e acha que os morcegos são repugnantes, os seus símbolos sugerem o contrário. Vê como funciona? Os símbolos são uma mensagem da mente subconsciente e ainda que porventura falemos a mesma língua, usamos distintos dialectos. Desta maneira, a mente psíquica usa uma linguagem pessoal que pode não significar nada para os outros. Também se pode ver através de outras pedras, tais como o Olho de Gato, Pedra da Lua, Pedra do Sol, Olho de Tigre, rubi estrelado, opala, etc. 29 Ponha a pedra à luz do sol ou da lua, ou sustenha-a junto a uma vela. Detenha a sua mente consciente. Mova a pedra lentamente nas mãos enquanto visualiza a sua pergunta. Faça isto durante vários minutos. Não “deseje” que ocorra algo; simplesmente espere até que os estranhos movimentos dentro da pedra e os movimentos hipnóticos das suas mãos rompam o domínio que a mente consciente tem sobre a energia psíquica. Novamente, interprete qualquer símbolo que veja.


 ADIVINHAÇÃO COM CINQUENTA PEDRAS Esta é uma forma absolutamente diferente de realizar uma adivinhação com pedras. Ainda que adoraria ter 50 esmeraldas para usar neste ritual, o tipo de pedras que se usa não é importante. Se for económico, seleccione pedras que induzam ao psiquismo, como a ametista, água-marinha, citrino, cristal de quartzo, pedra da Lua, em qualquer combinação. Ou então use as que tiver. Já que o Universo (do acaso, da Deusa, do Ser, do Deus) proporciona resposta à sua pergunta, não há símbolos a interpretar. Sim, esta forma de adivinhação é limitada e não deve tomar-se demasiadamente a sério, mas pode proporcionar-lhe as respostas que está buscando. Coloque um saco ou uma caixa com as 50 pedras, aproximadamente do mesmo tamanho. Pense na sua pergunta, meta a mão no saco ou caixa e baralhe as pedras. Coloque-as sobre uma superfície plana diante de si e conte o número de pedras que escolheu ao acaso. Os números ímpares indicam condições favoráveis, uma resposta positiva, êxito. Os números pares pressagiam o contrário.


 ADIVINHAÇÃO COM UM ARCO-ÍRIS DE PEDRAS Esta adivinhação usa as cores para proporcionar chaves com respeito ao futuro. Necessitará de 7 pedras, uma de cada cor, todas aproximadamente do mesmo tamanho eforma. Coloque-as num saco de tecido suave e quando necessite um conselho, escolha uma pedras ao acaso dentro do saco. Pode responder às suas perguntas. Se não, escolha outra pedra, e leia-a ou interprete-as juntas. Eis aqui uma lista de pedras recomendadas, junto com os seus significados de adivinhação sugeridos. Mas recorde-se: estes estão associados com as cores geralmente aceites. Se não lhe dizem nada, encontre os seus próprios e corrija a lista.


 VERMELHO: rubi, jaspe vermelho, ágata vermelha, rodonite, turmalina vermelha, granada. Significa ira e outras emoções destrutivas, nascimento, mudança, sexo, paixão, terminações, energia, confronto.


 ROSA: turmalina rosa, quartzo rosado, calcite rosa, rodocrosite, kunzite. Significa amor, amizade, paz, alegria, relações, família, intercâmbio.


 LARANJA: cornalina, âmbar, citrino, olho de tigre. Significa iluminação, poder pessoal, energia, crescimento. 


AMARELO: turmalina amarela, topázio, fluorite amarela. Significa protecção, comunicação, viagem, movimento, intercâmbio.


VERDE: jade, perídoto, olivina, venturina, esmeralda, turmalina verde. Significa crescimento, dinheiro, assentamento, saúde, fertilidade, negócios, transacções


. AZUL: celestina, água-marinha, sodalite, quartzo azul, turmalina azul, turqueza, safira. Significa paz, sonho, cura, purificação, emoções, subconsciente.


 PÚRPURA: sugilite, lepidolite, ametista. Significa espiritualidade, evolução, misticismo, expamsão, reencarnação. 30 Como interpretar estas pedras? Eis um exemplo: Suponhamos que me pergunto qual a causa porque tenho andado deprimido ultimamente. Estou abatido há semanas e não consigo imaginar porquê. De modo que páro a minha mente, agarro no saco das pedras e tiro uma. Tiro uma pedra verde. A primeira coisa que me vem à ideia é dinheiro. Como quero saber mais, tiro uma pedra vermelha. Lembro-me de “energia” quando olho para ela. Dinheiro é energia. Mas eu perguntei sobre a minha depressão... Acaso podia estar deprimido todo este tempo porque não estava ganhando dinheiro suficiente? Não, não é possível. Poderia ser que não pus suficiente energia (trabalho) para produzir o dinheiro que ganho? Poderia ser. Analizo e parece-me ser o correcto. Encontrei uma possível razão para a minha depressão. E agora que faço? Usar a magia para mudar a minha situação. Transformar algo negativo em algo positivo. Trabalhar mais ajudar-me-á, mas usar a magia ainda me ajudará mais. Posso querer andar com as pedras verde e vermelha para que me indiquem o que devo fazer. Vê? Nem sempre é tão fácil, mas tente. Trabalhe com este ou qualquer outro sistema para receber os seus maiores dons. 


UM TAROT DE PEDRAS O Tarot, um livro místico, uma ferramenta de adivinhação, um baralho de cartas. O Tarot talvez seja mais popular hoje do que alguma vez foi, e cada semana parecem surgir novas versões. Coleccioná-lo parece ser um passatempo interessante, embora caro. No Capítulo 9 resumimos algumas formas de adivinhação utilizando pedras. Este capítulo descreve uma forma mais complexa: um verdadeiro “Tarot de Pedras”. É como a forma mais familiar só que, em vez de usar cartas simbólicas para adivinhar o futuro, as pedras contêm esse simbolismo. De modo que, em vez de interpretar a situação estudando o simbolismo das cartas, o leitor estuda as pedras, evocando o seu simbolismo. 
Em geral, este tipo de Tarot de pedras relaciona-se com os Arcanos Maiores da versão mais popular, como a de Rider-Waite. Tentei eliminar a maioria das influências cristãs sobre este baralho, usando associações e nomes anteriores para as cartas. Em particular, este sistema está associado simbolicamente com a Wicca. O terceito trunfo do tarot, conhecido como Imperatriz, aqui chama-se a Deusa. Para este trunfo usa-se uma olivina, um perídoto, uma turqueza ou um dos seus substitutos mágicos. A Deusa representa o aspecto húmido, feminino, nutritivo e criador da força universal: as energias receptivas. A Deusa é metade da orientação da divindade da religião Wicca; a outra metade é o Deus, representado aqui por um rubi e relacionado à carta do Imperador da versão Rider-Waite. Este tarot de pedras consiste em 22 pedras. É melhor obter pedras que tenham mais ou menos o mesmo tamanho, ainda que não tenha necessidade de hipotecar a casa para comprar uma enorme esmeralda que seja igual ao quartzo rosado com mais de 100 gramas. As pedras arredondadas e polidas são melhores para este uso, mas os cristais também podem ser utilizados. Se não concorda com algumas das minhas associações entre as pedras e as cartas, está bem. Faça o seu próprio sistema. Arranje as 22 pedras (não se pode fazer funcionar este sistema sem o número completo de pedras) e limpe cada uma. Se alguma lhe parece estranha, trabalhe com ela como se indica no Capítulo 7 até apreender o seu simbolismo e os seus usos mágicos. Uma vez isto feito, leia a informação sobre a adivinhação contida neste capítulo para cada pedra. Ponha-se em harmonia com cada pedra, uma de cada vez, relacionando a informação com a pedra. É melhor não começar a trabalhar com este tarot até conhecer cada pedra. 
Claro que pode ir buscar os significados que incluimos neste capítulo, mas estas formas de adivinhação não são as melhores. Confiar na palavra escrita durante uma leitura é restritivo. Quando observa as pedras, as imagens geralmente devem “cruzar-lhe” a mente. À medida que vê cada pedra, evoque o seu significado adivinatório. Observe a sua proximidade com outras pedras, a sua posição relativa. Esta informação é a que abre a sua consciência psíquica, permitindo-lhe encontrar uma resposta, aclarar uma situação ou determinar possíveis acontecimentos futuros. Quando não estão a ser usadas, guarde as pedras num saco amarelado ou em algum recipiente apropriado. Exponha-as periodicamente à luz da Lua. Usar pedras que influenciam o psíquico, como o lápislazuli, a pedra da lua, a azurite ou outras, pode ajudá-lo a entrar na sua consciência psíquica. Se deseja, acenda velas amarelas e sândalo, enquanto olha as pedras. Unte-as com um óleo, por exemplo o nardo, noz moscada, folhas de limão ou madeira de sândalo. 32 Eventualmente, o método das pedras e as suas mensagens tornar-se-ão fáceis e poderá utilizar o Tarot de Pedras, lendo com pouca dificuldade. Pode funcionar! Para uma rápida referência, eis aqui uma lista dos Arcanos Maiores e pedras associadas. Recorde-se, mudei o noe de alguns trunfos, mas os seus significados básicos são os mesmos. Os nomes mais usados estão entre parêntesis. 


0 – O LOUCO – ÁGATA 1 – O XAMÃN (O MAGO) – CRISTAL DE QUARTZO 2 – A SUMA SACERDOTIZA – ESMERALDA, PÉROLA 3 – A DEUSA (A IMPERATRIZ) – PERÍDOTO, OLIVINA, TURQUEZA 4 – O DEUS (O IMPERADOR) – RUBI 5 – O CHEFE (HIEROFANTE) – TOPÁZIO 6 – OS AMANTES – QUARTZO ROSADO 7 – OS ELEMENTOS (O CARRO) – ESTAUROLITE, PEDRA DA CRUZ, CRISTAIS GÉMEOS 8 – A FORÇA – DIAMANTE, DIAMANTE HERKIMER, GRANADA 9 – O SÁBIO ANCIÃO (O EREMITA) – SAFIRA, TURMALINA AZUL 10 – A ESPIRAL (A RODA DA FORTUNA) – SARDÓNICE E OPALA NEGRA 11 – A JUSTIÇA – CORNALINA 12 – A INICIAÇÃO (O ENFORCADO) – BERILO, ÁGUA-MARINHA 13 – A MUDANÇA (A MORTE) – ÂMBAR 14 – A TEMPERANÇA – AMETISTA 15 – A LOUCURA (O DIABO) – DIAMANTE NEGRO, TURMALINA NEGRA, QUALQUER PEDRA NEGRA QUADRADA 16 – A FORÇA (A TORRE) – CALAMITE, LAVA 17 – A ESTRELA – METEORITO, QUALQUER PEDRA ESTRELADA 18 – A LUA – PEDRA DA LUA, CALCEDÓNIA 19 – O SOL – OLHO DE TIGRE, PEDRA DO SOL 20 – RENASCIMENTO (O JUÍZO) – FÓSSIL 21 – O UNIVERSO – OPALA, KUNZITE Coloquei na lista uma ou mais pedras recomendadas. Para aquelas pedras que não possa obter, pode-se usar qualquer das suas substituições mágicas com a condição de que não sejam usadas para representar nenhuma outra carta. Por exemplo, ainda que o perídoto seja um substituto da esmeralda, não deverá usá-lo para a Suma Sacerdotisa, se já o assignou à Deusa. SIMBOLISMO E SIGNIFICADOS ADIVINATÓRIOS DO TAROT DAS PEDRAS 0 – O LOUCO – ÁGATA – Energias dispersas, extravagância, desperdício, “cabeça no ar”, desequilíbrio, orgulho, ego, arrogância, vaidade, presunção. 1 – O XAMÃN – CRISTAL DE QUARTZO – Lucro mágico, controle, poder, equilíbrio, centro, unificação do espiritual com o físico, conhecimento de si mesmo, profundidade, confiança (por vezes, magia negra). 2 – A SUMA SACERDOTISA – ESMERALDA, PÉROLA – Espiritualidade, segredos, poder, religião da Terra, o desconhecido, mistérios femininos. 3 – A DEUSA – PERÍDOTO, OLIVINA, TURQUEZA – Energia receptiva, mulheres, ciclos, fertilidade, abundância, crescimento, amor, sexualidade feminina, dinheiro, mãe. 33 4 – O DEUS – RUBI – Energia projectiva, homens, compaixão, força, movimento, agressão, sexualidade masculina, pai. 5 – O CHEFE – TOPÁZIO – Autoridade, cativeiro, confinamento, abandono, conselho, empregador, honras, tecnologia. 6 – OS AMANTES – CRISTAL ROSADO – Amor, sexualidade, relações, amizade, dualidade, polaridade, simbiose, equilíbrio, beleza, família. 7 – OS ELEMENTOS – ESTAUROLITE, PEDRA DA CRUZ, CRISTAIS GÉMEOS – Poder da Terra, natureza, autocontrole, triunfo, êxito. 8 – A FORÇA – DIAMANTE, DIAMANTE HERKIMER, GRANADA – Poder, coragem, força de vontade, actividade. 9 – O SÁBIO ANCIÃO – SAFIRA, TURMALINA AZUL – Sabedoria, conhecimento, misticismo, iluminação. 10 – A ESPIRAL – SARDÓNICE, OPALA NEGRA – Transformação, fortuna, sorte, energias exteriores, factores desconhecidos. 11 – A JUSTIÇA – CORNALINA – A lei, assuntos legais, dominação, submissão, autoridade externa. 12 – A INICIAÇÃO – BERILO, ÁGUA-MARINHA – Introspecção, tribulações, provas, sacrifícios. 13 – A MUDANÇA – ÂMBAR – Renovação, começos, finalizações, assuntos de saúde, tribulações. 14 – TEMPERANÇA – AMETISTA – Moderação, dispersão, desfocado, fechado, disciplinado, equilíbrio. 15 – A LOUCURA – DIAMANTE NEGRO, TURMALINA NEGRA, QUALQUER PEDRA NEGRA QUADRADA – Adição, desilusão, pena, depressão, violência, insignificãncia, falta de visão, submissão, ser controlado pelos outros. 16 – A FORÇA – CALAMITE, LAVA – Adversidade, acidente, desafio, opressão. 17 – A ESTRELA – METEORITO, QUALQUER PEDRA EM FORMA DE ESTRELA – Energias Universais, astrologia, eclipse, viagem, esperança. 18 – A LUA – PEDRA DA LUA, CALCEDÓNIA – Psiquismo, emoções, depressão, noite, inverno, sonho, marés, magnetismo, água. 19 – O SOL – OLHO DE TIGRE, PEDRA DO SOL – Actividade mental, superintelectualismo, pensamento, visualização, satisfação, emprego, dia, verão, as estações. 20 – RENASCIMENTO – FÓSSIL – Transtorno, resultado, evolução, crescimento, vida, parto, lições. 21 – O UNIVERSO – OPALA, KUNZITE – Interacção, êxito, movimento, consulta, inspecção, capacidade, consumação, forças superiores. Admito que estas descrições são bastante crípticas. Ao realizar qualquer tipo de adivinhação, o adivinhor deve interpretar os símbolos, como está explicado no capítulo anterior. A maneira mais simples de consultar este tarot de pedras é visualizar a sua pergunta, ou a área em que crê necessitar de ajuda. Enquanto realiza a sua visualização, meta a mão no saco das pedras e retire uma. Se você está harmonizado, se se familiarizou com as pedras e tem em mente o seu significado, quase tudo o que necessita é olhar para a pedra e dizer: “sim, deve ser”. Suponhamos que não sei se um projecto que tenho estado a considerar – um livro, por exemplo – será digno do tempo e da energia que deverei investir nele. Chamo o editor e falo acerca do livro, e pergunto a todos os meus amigos, mas ainda não estou convencido. 34 Então, meto a mão no meu saco do tarot e tiro uma pedra. Recorde-se, não estou conscientemente a tratar de escolher uma em particular. Ainda que possa diferenciálas pelos dedos, o que muitas vezes acontece, simplesmente deixo que a minha mente subconsciente escolha a pedra. Ao sentir as suas energias na minha mão, olho para a pedra e vejo uma opala.


 OPALA – O UNIVERSO. Êxito e consumação são os significados que primeiro me vêm à mente. Consulta e capacidade também estão envolvidas aqui. Parece que o livro vai ser um êxito. Se ao faz~e-lo sente que a primeira pedra não lhe deu uma imagem completa, escolha outra e interprete-as juntas. Existem métodos mais complicados de consultar o Tarot de Pedras. Chamam-se “disposições”. Aqui escolhem-se várias pedras e colocam-se sobre uma superfície plana, formando uma figura particular. As pedras, então, lêem-se” junto com esta figura, na ordem adequada, e com as outras pedras que a cercam em mente. Há intermináveis variações de figuras que se podem usar. Eis aqui algumas delas; sinta-se liberto para fabricar a sua própria. TRÊS PEDRAS Esta é a ideal para discernir a verdadeira natureza de um problema, ou para uma vista geral da sua vida. Coloque uma pedra apenas à sua esquerda. Ela representa o passado recente que exerce influência sobre a sua situação actual. Coloque a segunda à direita da primeira. Esta representa a sua situação actual. A terceira pedra coloca-se à direita da segunda e significa o futuro. Leia as três pedras juntas. O PENTÁCULO As pedras dispõem-se em forma de pentáculo ou pentágono (com 5 lados). Desenhe uma estrela de 5 pontas com uma das pontas para cima e coloque as pedras sobre ela. Coloque a primeira pedra sobre a ponta superior direita. Ela representa as emoções envolvidas no problema, as suas e as dos demais. Coloque a segunda pedra na ponta inferior direita. Representa o conflito, as amarras e ilusões que podem não ser conscientes. Também pode representar os obstáculos que se devem enfrentar. A terceira pedra coloca-se na ponta inferior esquerda. Representa o “cerne” do problema, a base da sua existência, as forças que trabalham por detrás dele. Coloque a quarta pedra na ponta superior esquerda. Esta pedra simboliza os seus pensamentos sobre o assunto, no presente. Estes pensamentos podem ajudá-lo ou estorvá-lo. A quinta pedra coloca-se na ponta superior e significa o resultado final. Leia as pedras na ordem em que as colocou no pentáculo. Pode colocar as 5 antes de começar a interpretá-las, ou trabalhe com uma de cada vez. Lembre-se de relacionar cada pedra com as que a rodeiam. Isto é somente uma introdução à adivinhação por meio do Tarot das Pedras. É verdadeiramente uma área onde aqueles que trabalham com ela desenvolvem um sistema único e pessoal. Se lhe diz algo, use-a. se não lhe agrada a minha versão de associar as pedras com o tarot, mude-a. trabalhe com ela todos os dias e descobrirá quão fascinante e preciso pode resultar o Tarot das Pedras. 11 – A MAGIA DAS JÓIAS As origens das jóias encontram-se na magia. Isto não deveria surpreender-nos pois, como foi dito, quase todos os costumes humanos e as tecnologias que resultam desses costumes provêem de antigas práticas e crenças mágicas. Nas épocas mais antigas, as jóias usavam-se, provavelmente, para desviar a negatividade, então considerada como “espíritos malignos”. As jóias muitas vezes colocavam-se nos sepulcros com outros objectos mortuários para proteger os mortos. À medida que a percepção das energias dentro dos objectos se foi desenvolvendo, certas pedras e metais foram associados com diversos orgãos e regiões do corpo e usaram-se para proteger a saúde. Mais tarde as pessoas utilizaram pedras, metais, cornos, plumas e muitos outros materiais pelo seu poder para atrair o amor, a saúde, o dinheiro e outras necessidades da vida. Ao princípio, os humanos reconheciam as energias dentro dos produtos natirais da terra e os utilizavam nos seus ritos. Quando a mineração, a metalurgia e a joalharia se tornaram mais sofisticadas, começaram a ser utilizadas na magia peças criadas artificialmente. Apesar do materialismo ter dominado o naturalismo, as jóias sobreviveram puramente como ornamentos ou, em certas ocasiões, como uma manifestação da definição de classes. Sim, ainda que as jóias tivessem alguns papéis cerimoniais, como as alianças de compromisso e matrimónio, a sua mensagem mágica original perdeu-se. Este capítulo é uma breve vista de olhos aos poderes e ao simbolismo das jóias, presentes e passadas. Até ao século XIX, na maior parte do mundo ocidental, a história das jóias era uma história de magia, tão antiga que os livros contêm uma vasta informação sobre este tema fascinante. Aqueles que desejem explorar ainda mais a magia das jóias podem consultar a várias obras sobre o assunto. ANÉIS O anel é um círculo, símbolo da eternidade, da unidade, da reencarnação e do universo. Em tempos mais antigos, o anel está associado ao Sol e à Lua. Era um objecto protector, uma protecção mágica que afastava a negatividade por meio da continuidade. Os anéis eram um símbolo aceite de casamento e outras unidades em virtude das suas associações com a eternidade. Todos os anéis alguma vez foram mágicos ou sagrados. Até as deusas e os deuses usavam anéis; a mitologia babilónica está cheia de histórias dos anéis de Shamash e de Marduk. Os anéis também foram vinculados com o zodíaco, com o yin/yang e com o “círculo mágico” dos magos e wiccas. A sua história mágica é complexa e fascinante. Num sentido mágico, trazer um anel “rodeia-nos” de poder, de energia. Os materiais com que os anéis são feitos, para além da sua visualização, determinam a natureza desta energia. O símbolo do anel, de atadura, estava tão omnipresente e era de tal modo aceite que os anéis cedo foram submetidos a restrições religiosas e mágicas. Os sacerdotes de diversas divindades na Grécia Antiga e Roma tiravam os anéis antes de entrar nos recintos sagrados. Alguns foram proibidos de os usar para sempre. Durante uma viagem a um oráculo em tempos antigos, não se comia carne, evitava-se o sexo e não se usavam anéis. Ainda hoje alguns xamãns retiram os laços e anéis de seu corpo, antes de iniciarem algunm ritual mágico. 36 Devido a que os reis guardavam energias no seu corpo, cria-se que também inibiam a libertação do poder. Em qualquer tipo de operação mágica em que o poder pessoal é enviado até à necessidade mágica, os anéis eram tabu pela crença de que diminuiam a eficácia da magia. Em rituais espirituais, naqueles em que nos “abrimos” a seres mais elevados, pensavase que os anéis bloqueavam este processo devido uma vez mais, ao seu carácter restritivo. A aparência ou atracção de um anel e, certamente o seu valor material têm muito pouca importância em magia. O desenho do anel, os metais e pedras usados são os únicos factores que contam ao seleccionar anéis para a magia. Actualmente, os anéis para a prática de magia podem comprar-se em lojas esotéricas ou às vezes podem fazer-se por medida, com propósitos rituais específicos. Melhor ainda, muitos praticantes estão criando os seus próprios anéis através da arte da joalharia. O dedo em que o anel é usado tem significado mágico. Pensava-se que o indicador, o dedo do “anel” era especialmente poderoso. Medicamentos à base de erva eram aplicados no corpo com o dedo indicador para fortalecer a eficácia da cura. De modo que os anéis que têm pedras que aceleram a cura do corpo, usam-se normalmente neste dedo. COLARES O colar é simplesmente um grande anel que se usa à volta do pescoço. Os seus poderes e usos são muito parecidos aos dos anéis. Graças aos colares que muitas vezes ficam perto do coração, podem usar-se para trabalhar sobre as emoções ou para atrair ou fortalecer o amor. Na religião wicca contemporânea, as mulheres frequentemente usam colares de pedra para representar a reencarnação da Deusa. Levar um colar de pérolas aumenta as suas energias porque nos estamos rodeando (atando) com os seus poderes. De modo que o colar é muito mais poderoso do que qualquer outra pedra usada separadamente. BRINCOS Antigamente os brincos eram usados para proteger as orelhas das doenças e das negatividades. Mais tarde, converteram-se em símbolo de escravatura, pois os escravos usavam brincos que mostravam a sua condição. Os brincos são anéis que se usam nas orelhas. Perfurar o lóbulo da orelha para poder usá-los é um costume antigo. A maior parte do corpo foi perfurado por diversas razões mágicas e religiosas ao longo dos séculos. As orelhas podem encontrar-se entre as primeiras, junto com o nariz que ainda se perfura na Índia por razões de protecção e cosméticas. O folclore todavia rodeia este costume. Os brincos perfurados em geral são recomendados para fortalecer olhos fracos; se tiverem esmeraldas engastadas, são particularmente eficazes. Os brincos de ouro são usados geralmente por aqueles que desejam curar-se de enxaquecas, ainda que alguns recomendem que se deve usar um brinco de ouro e outro de prata com este fim. 12 – OS TRABALHOS COM AS PEDRAS Assim como as pedras semipreciosas e preciosas foram usadas para uma ampla variedade de propósitos mágicos, o mesmo sucedeu com as pedras vulgares. Em tudo na natureza há magia. Nos capítulos anteriores vimos como a cor, a forma, a aparência, a claridade e outros factores nos ajudam a conhecer os poderes dentro das pedras. Na Parte II deste livro, encontrará artigos detalhados que tratam das principais pedras mágicas. Este capítulo é algo diferente. Contém rituais menores, utilizando qualquer tipo de pedra que encontre no seu pátio, na praia ou em qualquer sítio. Nestes trabalhos, utilize os seus poderes de visualização e concentração para dirigir a energia através das pedras. Aqui, as rochas são em geral pontos centrais ou instrumentos que adicionam um pouco de poder próprio. Algumas delas são um certo tipo de amuletos e talismãs. A pilha de pedra, relatada mais adiante como “Monte de Pedras de Pder”, recolhe energias da Terra, mas as pedras por si só, não são necessariamente poderosas. Isto não significa que um pedaço de granito feito de quartzo, horneblenda e diversos outros minerais não contenha seus próprios poderes, mas estas pedras não têm energia concentrada. Como esta classe é a mais necessitada de magia, é mais difícil trabalhar com elas do que com a ametista e a cornalina. Portanto, nos trabalhos simples que se seguem, não se preocupe com a pedra a usar. Use qualquer pedra que tenha à mão. PROTECÇÃO OS CINCO SEIXOS Vá a um arroio ou a um rio em movimento. Quando estiver de pé dentro de água e olhando corrente abaixo, apanhe 5 seixos pequenos do leito da água. Ao fazê-lo, visualize a sua necessidade de protecção. Quando a sua mão se fechar à volta dos seixos, veja-los projectando energias protectoras. Da mesma maneira de que os seixos são duros e sobreviveram ao longo dos eons, também fortalecerão o seu escudo protector. Agora use-os sempre como protecção. Se desejar, coloque-os num saquinho ou envolva-os num pano, ou converta-os nalgum tipo de jóia. PARA CRUZAR UM RIO Se tem que atravessar um rio perigoso ou desconhecido e deseja obter uma segurança extra do seu lado, páre diante dele. Agache-se e apanhe 3 seixos secos do chão. Leve-os com você ao atravessar o rio, visualizando ter um pé do outro lado, molhado, mas a salvo. Uma vez lá chegado sem problemas, volte a deixá-los no chão. Está feito. PROTECÇÃO DE NOITE Se sente que o perigo o espreita quando caminha de noite por uma rua, fortaleça-se recolhendo uma pedra pequena. Sustenha-a na mão projectiva e visualize-se como se fosse uma pedra mesmo: forte, duro, protegido. Uma vez que termine a sua visualização, atire a pedra ao pé de uma árvore. Já está protegido. ADIVINHAÇÃO O POÇO Numa noite tranquila, leve uma pedra grande e redonda a um poço. Páre a sua mente e concentre-se conscientemente na pergunta. Deixe cair a pedra na água. Escute o som que a pedra fez ao tocá-la; nos sons da água pode ouvir as respostas às suas perguntas. Se não, torne a fazer este ritual e deixe que o ruído da água fale à sua mente subconsciente. BRANCAS E NEGRAS Passe uns minutos juntando pedras. Metade deve ser escura e o resto mais claro. Coloque-as no chão diante de si. Faça a sua pergunta ou pense-a. feche os olhos e misture as pedras durante alguns segundos, depois, com a sua mão esquerda ou receptiva, escolha uma das pedras. Se escolher uma pedra escura, a resposta é que sim ou que as perspectivas são favoráveis. Se foi uma pedra clara, significa o contrário. DINHEIRO E PROSPERIDADE A PEDRA DO ANO NOVO Ao nascer a manhã do ano novo, saia e vá buscar a pedra maior que puder carregar. Leve-a para sua casa e coloque-a num lugar “de honra”. Se tiver a pedra na sua casa durante um ano, esta última estará cheia de prosperidade. Mude a pedra todos os anos. SORTE SOBRE A CERCA Levante-se antes do Sol na manhã do Equinócio da Primavera. Agarre várias pedras e coloque-as sobre os postes da cerca que veda a sua propriedade, visualizando-se a si próprio, à sua casa e à sua vida, cheios de sorte. Assim será. AMOR AMOR DE PEDRAS Dirija-se a um sítio que tenha muitas pedras gastas pela água. Busque uma grande e plana enquanto se visualiza a si mesmo comprometido com o par perfeito. Nesta pedra, marque com tinta vermelha dois corações entrelaçados. Ao fazê-lo, continue visualizando-se. Quando terminar, enterre a pedra num sítio que não seja cultivado. PODER MONTE DE PEDRAS DO PODER Este trabalho é ideal durante os rituais que são efectuados ao ar livre. Leva-se a cabo antes de iniciar qualquer forma de magia com as pedras. Para um maior poder durante os trabalhos, seleccione 10 ou 20 pedras pequenas e redondas, de aproximadamente o mesmo tamanho. No chão, próximo de onde será efectuada a magia, coloque a 1.ª pedra. Diga: UMA PEDRA DE PODER Repita o mesmo com o resto das pedras, formando gradualmente uma pilha de pedras de forma triangular. Está conformado um monte. Quando colocar a última pedra sobre a pilha, diga: 39 UM MONTE DE PEDRAS DE PODER Agora pode fazer qualquer magia. Estes montes de pilhas de pedras parecem ser colectores e depósitos de poder e podem ajudá-lo com a sua magia. Também podem colocar-se dentro de sua casa em forma permanente, ou, se se trata de montes maiores, fora da sua propriedade, para receber protecção. TRABALHO PARA EXERCER ATRACÇÃO POR MEIO DAS PEDRAS Recolha qualquer pedra. Sustenha-a na sua mão projectiva durante vários minutos enquanto visualiza a sua necessidade. Inunde a pedra com a sua necessidade e com o seu compromisso emocional relativo à necessidade. Envie poder do seu corpo à pedra. Use a sua visualização para vê-lo fluindo até à pedra. Então, atire a pedra à água corrente. Está concluído. TRABALHO PARA AFASTAR PROBLEMAS POR MEIO DAS PEDRAS Para se desfazer das suas doenças, hábitos não salutares, sentimentos de dor e outras manifestações perturbadoras, sustenha qualquer pedra na sua mão projectiva e visualize o problema em detalhe. Visualize a parte dele, que deve ser afastada, entrando na pedra. Veja como o problema e as suas causas o abandonam e penetram na pedra. Quando não puder enviar mais energias para dentro dela, atire a pedra a uma fogueira, atirando com ela a causa e manifestações do seu problema. Retroceda: a pedra pode estalar. Se não tiver uma fogueira ou não deseja que a pedra estale, atire-a ao ar ou à água, libertando assim o seu corpo da energia que o problema lhe causou. Está feito. 41 AS PEDRAS Esta, a secção mais importante do livro, consiste em listas ordenadas alfabeticamente de mais de cem pedras e minerais. Há artigos que cobrem setenta e oito das principais pedras, alguns dos quais contêm exposições mais curtas acerca de muitas outras. Ao apresentar esta informação, usei o mesmo formato da Enciclopédia de Cunningham de ervas mágicas. É concisa, conveniente e, ao mesmo tempo, completa. Primeiro, coloquei o nome comum; pelo menos, um dos nomes mais comuns da pedra. Depois deste, estão outros nomes comuns com os quais se conhece a pedra, aqui chamados de nomes populares. O tipo de energia básico da pedra, projectiva ou receptiva, vem depois. Seguem-se as atribuições dos planetas e dos elementos. (Para maior inforrmação com respeito aos funcionamentos mágicos dos planetas, ver a Parte IV). Depois, está a lista das divindades associadas com a pedra, seguida dos metais e das ervas de alguma maneira conectadas com ela. Os poderes básicos da pedra, a ciência popular mágico-ritual e os usos mágicos completam cada artigo. Nem todos os artigos contêm toda esta informação. Espero que se compreenda que parte desta informação é subjectiva. Poderá haver intermináveis discussões com respeito ao planeta “apropriado” ao qual se deveria assignar o cristal de quartzo. Algumas das pedras usadas em magia, como a lepidolite e a kunzite, apresentam desafios quando as assignamos aos elementos e aos planetas. As associações que aqui se encontram são só sugestões. Usei este formato básico para a maioria das pedras, mas há excepções. Por exemplo, a ágata, a primeira da lista, pode-se encontrar de várias cores, cada uma com as suas próprias energias tradicionais. De modo que esta informação estará dentro do artigo. A Parte III pode ler-se directamente ou usar-se como referência à medida que se descobrem pedras novas. Que o poder das pedras enriqueça a sua vida. ÁGATA NOMES POPULARES: Ágata vermelha, Ágata de Sangue. ENERGIA: Diversas (ver mais abaixo). PLANETA: Mercúrio (falando em geral). ELEMENTO: Vários (ver mais abaixo). DIVINDADE: Esculápio. PODERES: Força, coragem, longevidade, jardinagem, amor, cura, protecção. USOS MÁGICOS: Geralmente a ágata é utilizada em conjuros e rituais mágicos que tenham que ver com a força, a coragem, a longevidade, etc. Se a usar no braço ou se a levar enquanto pratica a jardinagem, a ágata aumenta a fertilidade das suas plantas e assegura uma colheita abundante ou flores saudáveis. Crê-se que a ágata musgosa (ver mais abaixo) era a melhor para isso. As ágatas carregadas podem-se “plantar” no jardim para fomentar a abundância, e as ágatas pequenas que se colocam nas árvores aumentam os seus frutos. Na Roma antiga, uma ágata usada num anel na mão ou ao redor do braço esquerdo assegurava o favor das divindades vegetativas, que provocavam que a Terra fosse frutífera. A ágata, pedra muitas vezes usada nos conjuros de amor, também se leva para impedir pensamentos invejosos e para afastar o despeito, noutras palavras, para tornar a quem a usa amável e agradável. Não há lugar para o despeito na busca do amor. Também é usada como um amuleto da verdade, para assegurar que as suas palavras saem puras, e também para se assegurar dos favores de pessoas poderosas. As jóias com ágata dão-se às crianças para que elas as usem como amuletos protectores. Crê-se que a ágata é particularmente útil para impedir que as crianças caiam e os adultos também as usam para evitar tropeços. Uma ágata que se coloca na boca alivia a sede. Pode ser usada para reduzir a febre, aplicando-a na fronte. Na mão, a ágata acalma e refresca o corpo e ajuda a curar pequenos problemas de saúde. As ágatas eram talismãs populares no Médio Oriente para assegurar o saudável estado do sangue. Na antiga Grã-Bretanha usavam-se como protecção contra as enfermidades da pele. As ágatas de forma triangular utilizavam-se na Síria para prevenir problemas intestinais. Na magia cerimonial, gravavam-se nas ágatas serpentes ou homens montados sobre serpentes. Usada como amuleto, esta jóia mágica impedia as picadas de insectos e as mordeduras de víboras e serpentes. Às vezes a ágata usa-se em conjuros e rituais de protecção e pensava-se que era uma protecção soberana contra a feitiçaria, os demónios e a possessão perversa. Na Ásia, as ágatas usavam-se quase como o cristal de quartzo na actualidade. Para assegurar os rumos futuros, o adivinho observava as marcas da pedra, permitindo que a mente profunda projectasse os seus impulsos psíquicos à mente consciente. As numerosas classes de ágatas – vagamente distinguíveis pela cor e pelas marcas – usam-se em diversos tipos de magia. Ainda que qualquer tipo de ágata se possa utilizar para os usos já descritos, estas pedras em particular têem energias tradicionais. Eis aqui uma lista de algumas das mais importantes e suas atribuições mágicas. Ágata com bandas : (Energia: Projectiva. Elemento: Fogo). Protecção. Restitui a energia do corpo e alivia as situações difíceis. Ágata negra : (Energia: Projectiva. Elemento: Fogo). Outra pedra protectora. Usase para a coragem e o êxito nas competições. Ágata branca e negra : (Energia: Receptiva. Elemento Terra). Levada como amuleto, esta pedra protege contra os perigos físicos. Ágata de encaixe azul : (Energia: Receptiva. Elemento: Água). Usa-se ou leva-se para a paz e a felicidade. Coloca-se na mão para descer a tensão. Ponha-a sobre a sua secretária ou outro sítio de trabalho e olhe-a quando se encontre em situações difíceis. Em casa, uma ágata de encaixe azul rodeada de velas acesas de cor azul pálido, acalma a atmosfera psíquica e reduz as guerras familiares. Ágata parda ou tostada : (Energia: Projectiva. Elemento: Fogo). Antigamente era usada pelos guerreiros para alcançar a vitória das batalhas. Actualmente, a ágata parda usa-se para triunfar em qualquer empreendimento. Na Itália e na Pérsia era apreciada como uma protecção contra o mau-olhado. Também é um talismã para a riqueza. Ágata verde : (Energia: Projectiva. Elemento: Terra). Usa-se para melhorar a saúde dos olhos. No passado, uma mulher que tomasse a água em que se lavava a ágata verde, era protegida magicamente contra a esterilidade. Ágata musgosa : (Energia: Receptiva. Elemento: Terra). Devido às suas curiosas marcas, que fazem lembrar o musgo das árvores, a ágata musgosa é o talismã especial do jardineiro. Usa-se para aliviar o torcícolo, para transmitir energia aos fracos e com fins curativos. Também é usada nos conjuros que tenham que ver com as riquezas, a felicidade e a vida abastada. Leve esta pedra até fazer novos amigos e para descobrir o “tesouro”. Ágata vermelha : (Energia: Receptiva. Elemento: Fogo). Também conhecida como “Ágata de Sangue”, esta pedra usava-se na Roma antiga como protecção contra as picadas de insectos , para curar o sangue e para fomentar a tranquilidade e a paz. ÁGUA-MARINHA ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. PODERES: Psiquismo, paz, coragem, purificação. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A água-marinha é a pedra das deusas do mar de épocas passadas. Acharam-se contas de água-marinha nas tumbas das múmias egpícias. USOS MÁGICOS: A água-marinha, variedade semi-preciosa do berilo, é de uma pálida cor azulesverdeada e está associada desde há muito tempo com o mar e com o elemento Água. As Feiticeiras do mar limpam a pedra na água do oceano de noite, debaixo da Lua Cheia. Para fazer omesmo longe da costa, encha de água uma vasilha azul, junte sal marinho e deixe que a pedra descanse nesta mistura durante a noite. Em magia, esta bela pedra usa-se ou leva-se para aumentar a utilização dos poderes psíquicos. Pegar um cristal desta pedra ou usar uma água-marinha facetada à volta do pescoço reduz o domínio da nossa mente consciente sobre a mente psíquica e permite que os sempre presentes impulsos psíquicos sejam ouvidos ou entrem na nossa consciência. Pode-se fazer um suave elixir de limpeza colocando uma água-marinha num jarro de água doce. Deixe repousar sob a Lua Cheia, ao ar livre, se for possível, durante 3 horas. Retire a pedra e beba o líquido para obter uma purificação e uma maior consciência psíquica. A água-marinha usa-se como a ametista para acalmar e mitigar os problemas emocionais. É uma pedra de paz, alegria e felicidade, especialmente nos relacionamentos. As águas-marinhas trocadas pelos pares ajudam a suavizar o caminho de suas interacções, e é um presente mágico muito apropriado para que um noivo ofereça à sua noiva no dia do casamento. A água-marinha usa-se ou leva-se como um amuleto protector, quando se navega ou se voa sobre a água. Ao fazer as malas para uma viagem por água, quer seja um cruzeiro por um rio ou uma viagem através do Oceano, ponha uma água-marinha na sua mala para proteger-se das tormentas. Os pescadores e navegantes converteram-na desde há muito tempo, no seu amuleto especial contra o perigo. A água-marinha também é usada para aliviar as dores de dentes e para curar as enfermidades do estômago, garganta e mandíbulas. Como amuleto, usa-se para assegurar a boa saúde, para parar o medo, fortalecer a coragem que se oculta por detrás dele, e para que a mente esteja alerta. ALEXANDRITE PODERES: Sorte, amor. USOS MÁGICOS: Esta pedra preciosa é pouco comum e cara. Quando é usada, a alexandrite atrai a sorte e a boa fortuna. Também se usa para os conjuros de amor. ALUMBRE ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTO: Terra. PODERES: Protecção. USOS MÁGICOS: O alumbre foi usado no Egipto como um amuleto para a protecção conta o mal. Na costa setentrional de África, o alumbre também se usa com este fim. Coloca-se um pedaço de alumbre em casa para protegê-la, e pequenas quantidades deste mineral são cosidas ou colocadas nos gorros das crianças, também para as proteger. AMETISTA ENERGIA: Receptiva. PLANETAS: Júpiter, Neptuno. ELEMENTO: Água. DIVINDADES: Baco, Dionísio, Diana. PODERES: Sonhos, superação do alcoolismo, cura, psiquismo, paz, amor, protecção, contra os ladrões, coragem, felicidade. USOS MÁGICOS: A ametista, um quartzo púrpura, é uma pedra empapada na magia antiga. É, talvez, tão popular hoje em dia como o foi há dois mil anos. Colocada debaixo da almofada ou usada na cama, a ametista afasta a insónia e os pesadelos. Produz um sono pacífico e sonhos agradáveis, curativos e até proféticos. Sem dúvida, também assegura que quem a usa não morra enquanto dorme. Pedra espiritual com absolutamente nenhum efeito colateral ou associações com a violência, a ira ou a paixão, a ametista é a pedra da paz. Quando as tensões da vida quotidiana transbordam do seu interior, sustenha uma ametista na sua mão esquerda (ou na direita se for canhoto). Deixe que as suas vibrações calmantes, destensionantes, relaxantes e pacíficas o invadam. Ou melhor ainda, use uma ametista de maneira que toque a pele, e poderá evitar assim estes estados emocionais tão perturbadores. A ametista acalma os medos, eleva as esperanças, levanta o espírito e fomenta pensamentos da realidade espiritual por detrás das nossas vidas. Usá-la significa afastar a culpa e o auto-engano, ajuda a superar dependências como o alcoolismo, põe freio ao excesso de indulgência e outorga bom juízo. A ametista acalma as tormentas emocionais. Ainda em situações de possível perigo, a ametista acudirá em sua ajuda. A ametista também proporciona coragem a quem a usa e é um poderoso amuleto para os viajantes. Quem a usa está protegido contra os ladrões, o prejuízo, a doença e o perigo. Na magia renascentista, as ametistas gravadas com a imagem de um osso usavam-se como amuletos protectores. Nas épocas greco-romanas, os anéis de ametista encastrados em bronze usavam-se como amuletos contra o mal, e as taças mágicas esculpidas em ametista afastavam a dor e o mal de todos os que bebiam por elas. Devido a ser uma pedra espiritual, a ametista usa-se frequentemente durante a contemplação ou coloca-se em simples altares de meditação. Uma peça colocada diante de uma vela branca e um incensário dentro do qual arde algo calmante e de elevadas vibrações, como o sândalo, é favorável para as práticas de meditação. Os banhos anteriores à meditação podem ser uma poderosa forma de se pôr em harmonia. Enquanto se banha, faça arder uma vela de cor púrpura claro e rodeie a vela com ametistas. A ametista também é usada para aumentar a consciência psíquica e para agudizar o “sexto sentido”. Alguns têm uma ametista junto com as suas cartas de Tarot, ou moedas de I Ching, ou suas pedras mágicas para aumentar as suas energias interiores. Naturalmente, usa-se durante sessões psíquicas ou divinatórias. Como também é uma pedra de sabedoria, permite que a informação recebida através da mente psíquica seja utilizada adequadamente. Esta bela pedra também agudiza a mente consciente, estimulando o talento e aumentando os poderes mentais. Utiliza-se para melhorar a memória, para aliviar as enxaquecas e para manter os pensamentos de acordo com os objectivos da vida. Pedra do amor puro e verdadeiramenteemocional, muitas vezes os amantes as trocam para fortalecer o seu compromisso. Uma mulher oferece a um homem uma ametista talhada em forma de coração e encastrada em prata para assegurar o seu amor. A ametista é também uma das poucas pedras especificamente prescritas para os homens para atraírem mulheres. Quando um homem a usa, a pedra faz com que o amem “boas mulheres”. Ainda muitas vezes se pensa que é uma pedra de castidade; esta atribuição data de séculos passados, quando o amor ideal era “platónico”. Hoje em dia, quando cada vez mais pessoas vêem o sexo como um aspecto natural de uma relação sã e monógama, esta ideia está lentamente se desvanecendo da memória das pessoas. Os juízes usam a ametista para se assegurarem de que fazem bem os seus juízos legais. Também se utiliza na magia para a prosperidade e há muito que se crê que atrai o êxito dos negócios, talvez porque é governada por Júpiter. Há vinte anos, humedecia-se com saliva a ametista e esfregava-se no rosto para fazer desaparecer os grãos e a pele áspera. Actualmente, usa-se em conjuros destinados a aumentar a beleza. Um conjuro com uma ametista: quando estiver emocionalmente perturbado, quando for abandonado por um amor, quando termine com uma relação, tenso ao ponto de sofrer graves problemas mentais, ou se encontre numa condição instável, dirija-se a um sítio ao ar livre onde possa estar só. Sustenha uma ametista na sua mão esquerda (ou direita, se for canhoto). Verta todos os seus sentimentos, suas emoções, do seu corpo, através do seu braço, pela palma da mão, até à pedra. Sinta cada dor, cada depressão emocional, cada ferida. Envie-los até à pedra com toda a força das suas habilidades mágicas inatas. Quando a pedra estiver quase a ponto de estalar com a negatividade, atire-a com tanta força quanto possa. Silve, uive, dê um grito ao atirar a pedra. Quando a sua mão soltar a ametista, solte também a dor. SINTA que está na pedra, fora de você, que agora é alheia. Tranquilize-se, respire profundamente, medite uns instantes. Agradeça à Terra pela sua ajuda, então dê uma volta e deixe os seus problemas por detrás de si. A Terra absorverá a dor, libertando a pedra, mas nunca volte a trazer essa pedra para a sua vida AMAZONITE NOME POPULAR: Pedras das Amazonas. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Urano. ELEMENTO: Terra. PODERES: Jogo, êxito. USOS MÁGICOS: Este feldspato verde azulado é usado pelos jogadores para atrair a sorte com dinheiro. Também é usado por qualquer pessoa que corre um risco, para se assegurar do êxito. ÂMBAR ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTOS: Fogo, Akasha. DIVINDADE: A Grande Mãe. PODERES: Sorte, cura, força, protecção, beleza, amor. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O âmbar talvez seja a substância mais antiga usada para os adornos humanos. Encontraram-se contas e brincos de âmbar em tumbas na Europa setentrional que datam do ano 8000 A.E.C. (antes da era comum, o equivalente ao religioso A.C.). Não é uma pedra, mas uma resina fossilizada de árvores coníferas (que tinham pinhas, como o pinheiro moderno) do período do Oligoceno. Muitas vezes contêm fragmentos ou espécimes completos de insectos ou plantas que acidentalmente caíram na pegajosa resina há milhões de anos. Graças a que o âmbar, ao contrário das pedras preciosas, é cálido ao tacto e muitas vezes contém fragmentos de insectos, acreditava-se que possuía vida. Os antigos chineses visualizavam as almas dos tigres transmutando-se em âmbar logo após a sua morte física. Era sagrado para os adoradores da Deusa Mãe em tempos clássicos porque pensava-se que continha a essência da própria vida: o princípio animador (vital). Devido a que o âmbar é um fóssil, tem associações com o tempo, os ciclos e a longevidade. Por isso, como uma vez foi uma substância viva, está relacionada com o akasha. Este é o 5.º elemento, que governa e liga a Terra, o fogo e a Água e, num certo sentido, é a fonte última deles. O akasha é também o símbolo da vida e das coisas vivas (plantas, animais, humanos). Em algumas reuniões contemporâneas de wiccas, as mulheres – em geral Sumas Sacerdotisas – levam postos colares que consistem de contas alternadas de âmbar e azabache. Ainda que as razões para a utilização destes materiais varie, diz-se que estas duas pedras representam a Deusa e o Deus, o princípio feminino e o princípio masculino, as forças da natureza projectivas e receptivas. Também aumentam os efeitos mágicos. O âmbar friccionado contra a madeira ou a seda carrega-se electricamente. O seu antigo nome grego era elektron, donde deriva a nossa palavra electricidade. Todas estas misteriosas propriedades e associações fazem do âmbar uma das substâncias mágicas mais usadas e apreciadas de todos os tempos e lugares sobre a Terra. USOS MÁGICOS: O âmbar, tal como algumas outras poucas pedras, foi utilizado para quase todos os fins em magia. Figura em incontáveis milhões de conjuros e rituais mágicos. Apesar do seu alto preço, o âmbar é um bom investimento mágico. Só que o deve comprar a um comerciante confiável, pois muito do âmbar que se vende é vidro, plástico ou âmbar reconstituído”. Insista num âmbar genuíno, sem tratamento. E esteja preparado para pagar uma boa quantia por ele. Os colares de âmbar talvez sejam a forma mais comum utilizada em magia. Estes colares são protectores quando usados. É um potente amuleto contra a magia negativa e é especialmente positivo para proteger as crianças. Faça com que estes usem contas de âmbar para proteger a saúde, como o fizeram muitíssimos outros em diversas partes do mundo. Ou coloque um pedaço de âmbar no quarto da criança. Em épocas antigas, quando o sexo era considerado como uma actividade completamente natural e, sem dúvida, sagrada, era muito comum usar em magia representações dos orgãos reprodutores. O âmbar esculpido em forma de falo usavase como um protector mágico altamente potente. Ainda que isto pareça ser o produto do patriarcado, estou certo de que as imagens dos orgãos femininos eram igualmente efectivas, e eram usadas da mesma maneira, mas esta informação foi suprimida. Se sente que está sendo submetido a uma pesada negatividade, acenda uma vela branca e coloque-a no chão. Sente-se diante dela com um punhado de pequenas contas de âmbar e usando-as, forme um círculo à sua volta. Sente-se dentro do círculo enquanto recupera a sua energia e feche-se a toda a influência externa. Repita isto quando for necessário. Outro uso protector do âmbar é colocar nove contas pequenas ou pedaços num banho com água muito quente. Meta-se na banheira até que a água esfrie, depois, retire o âmbar, seque-o e leve ou ponha uma das contas até ao banho seguinte. As feiticeiras, as Mulheres Sábias e os xamanes usam contas de âmbar para fortalecer os seus conjuros, sejam eles feitos em buracos, vales desertos ou costas solitárias ou dentro de esferas de poder magicamente criadas em habitações citadinas. Um pedaço grande de âmbar colocado no altar aumenta a eficácia da sua magia. O âmbar é usado para intensificar a beleza e a atracção em geral. Durante o renascimento, dizia-se que o uso do âmbar aumentava o uso do corpo; sem dúvida, isso era provavelmente porque nessa época estava em moda a figura feminina roliça. Não há evidência que confirme esta afirmação. Sim, o âmbar parece aumentar a beleza natural de quem o usa, atrair amigos e companheiros para quem está só e estimular a felicidade. O âmbar tem sido considerado, desde há muito tempo, como algo altamente sensual e magnético. Usa-se para atrair o amor e aumentar o próprio prazer das actividades agradáveis, incluindo o sexo. Podem-se adicionar pequenos pedaços de âmbar às misturas de ervas que atraem o amor ou pode-se usar perto do coração para atrair um parceiro. A fertilidade humana foi uma constante preocupação nas épocas passadas e ainda o é hoje em dia para muitos. As mulheres usavam imagens de peixes, rãs e coelhos esculpidas em âmbar para assegurar a concepção. Para combater a impotência e para assegurar a sua própria fertilidade, os homens usavam figuras de âmbar de leões, cães e dragões. Isto pode parecer estranho, todavia estas imagens carregadas de energia mágica e usadas com intenções rituais podem funcionar. Não existem limitações em magia, salvo aquelas que nos impomos a nós mesmos. Na nossa luta para libertar os nossos corpos das enfermidades, o âmbar desempenha um importante papel. Usam-se contas de âmbar à volta do pescoço como protecção geral da saúde e para aliviar ou curar as condições existentes. Usou-se para a prevenção ou o alívio das convulsões, da surdez, da loucura, da dor de garganta, da dor de ouvidos, enxaquecas, dor de dentes, reumatismo, problemas digestivos e praticamente todos os males interiores. Uma bola de âmbar agarrada na mão, reduz a febre. Graças a que é muitas vezes translúcido ou até transparente, o âmbar usa-se ou leva-se para fortalecer os olhos. Crê-se que causa o mesmo efeito olhar através de um pedaço de âmbar. Queimava-se o pó de âmbar durante os partos para ajudar o trabalho da mulher e também se fazia arder para que o aroma de pinho fosse inalado e assim deter uma hemorragia nasal. Os usos mágicos do âmbar estendem-se para além de toda esta informação. Usa-se para aumentar a força, para o êxito dos negócios ou para estimular o fluxo de dinheiro até ao mago, e toma parte nos conjuros para atrair algo. Estes incluem os rituais para atrair o amor, dinheiro, poder, êxito. Por último, um pouco de pó de âmbar adicionado a qualquer incenso, aumentará a sua eficácia. ASBESTO ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. PODER: Protecção. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: No passado, o asbesto era considerado uma pedra mágica pois pode arder continuamente sem se consumir. Usava-se para fazer pavios para os fogos perpétuos nos antigos templos gregos. USOS MÁGICOS: Surpreendentemente, o asbesto não é mais do que uma massa de cristais flexíveis, perfeitos e prismáticos, geralmente uma variedade de serpentina ou crocidolita. Quando se associa com o quartzo e é polido, é conhecido como Olho de Tigre. O uso irresponsável do asbesto na indústria e na vida diária, tem causado incontáveis enfermidades na actualidade. Sem dúvida, no passado, muito antes de ter sido mal utilizado, o asbesto usava-se para proteger contra a magia negativa e o mau-olhado, que, pensava-se, era uma forma de ataque psíquico, intencional ou não. AZABACHE NOMES POPULARES: Âmbar das Bruxas, Âmbar Negro. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTOS: Terra, Akasha. DIVINDADE: Cibele. ERVAS ASSOCIADAS: Lavanda, salva. PODERES: Protecção, prevenção de pesadelos, sorte, adivinhação, saúde. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O azabache é madeira fossilizada com milhões de anos de idade. É uma pedra negra, como o vidro. Por ser negro, o azabache está associado com a Terra, mas, devido às suas origens orgânicas, também está relacionado com o Akasha. O azabache compartilha com o âmbar a propriedade de carregar-se electricamente quando friccionado. Devido à sua misteriosa natureza e propriedades eléctricas, o azabache tem sido considerado desde há muito tempo uma pedra mágica. Quando o azabache é usado de forma contínua no corpo, crê-se que absorve parte da “alma” da pessoa. Ainda que seja verdade em muitas pedras, supunha-se que o azabache era duplamente poderoso, e estas pedras eram guardadas com muito cuidado, pois em mãos erradas, podiam ser usadas para manipular a pessoa que as teria usado originalmente. Os antigos gregos, adoradores de Cibeles, deusa do crescimento e das plantas, usavam azabache para obter os favores da deusa. Os actuais jardineiros também usam azabache para fazer com que as suas plantas floresçam. Junto com o âmbar, com quem está magicamente “casado”, o azabache encontrou-se em tumbas pré-históricas. Provavelmente foi ali colocado para atrair boa sorte aos mortos ou para proteger os ossos. As Sumas Sacerdotisas Wiccas contemporâneas, em especial aquelas que seguem os modelos básicos de rituais popularizados pelo falecido Gerard Gardner, muitas vezes usam colares de contas alternadas de âmbar e azabache. O azabache é uma maravilhosa pedra. Mas cuidado, muito do que se vende como azabache, é, na realidade, vidro negro. Compre-o somente de uma fonte de confiança. USOS MÁGICOS: O azabache é receptivo e, portanto, absorve energias, em especial as negativas. Isto converte-o numa substância protectora. Pode usar-se em contas, pode levar-se ou colocar-se junto a velas brancas durante os rituais de protecção. É um bom protector de uma casa, quando é colocado numa. As Feiticeiras do Mar e as mulheres dos pescadores na antiga Grã-Bretanha, apreciavam o azabache como um poderoso protector mágico. Era queimado em casa como incenso para proteger os seus maridos ausentes. Às vezes coloca-se momentaneamente um pequeno pedaço de azabache sobre o estômago de um recém-nascido para protegê-lo. Também é o amuleto especial do viajante, usado para afastar os perigos enquanto viaja em países estranhos. Durante a Idade Média, o azabache esculpia-se com imagens de escaravelhos e usava-se como protecção. Para proteger-se de pesadelos e assegurar-se de uma noite descansada, use um azabache na cama, coloque um pedaço debaixo da almofada ou coloque-o na cabeceira da cama. O azabache também fortalece a consciência psíquica. Coloque pequenas aparas da substância numa garrafa de vidro claro. Deixe-o assentar ao Sol durante várias horas, até que a água tenha aquecido. Coe o azabache e beba este líquido antes de tentar colocar-se em contacto com a sua mente psíquica. Também se adicionam pequenas quantidades de azabache em pó aos incensos do tipo psíquico. Ou também, deite pó de azabache sobre um tronco de carvão em brasa, detenha a sua mente e trate de observar os fumos. Uma antiga adivinhação que utiliza azabache é muito simples, se tiver uma grande acha de carvão e um assador de carne. Coloque a acha no fogo até ficar em brasa. Encante ou carregue o azabache. Tenha uma pergunta em mente ou visualize um possível esforço futuro que o está perturbando. Quando a acha estiver ao rubro, retire-a do fogo e deite o azabache sobre ela. Se arder, a resposta é sim, ou o decorrer da acção é favorável. Se não, a ache e o azabache determinaram que o contrário é verdade. O azabache também é utilizado em conjuros para a saúde e curas. Usa-se para amnter o próprio fluxo de energia dentro do corpo com o fim de evitar enfermidades futuras. O azabache combina-se com velas azuladas durante os fogos curativos ou se queima com lavanda e salvia para estimular a saúde. AZUFRE ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Protecção, cura. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O azufre é um muneral amarelo. Quando arde, emite um poderoso aroma familiar. Este aroma e a sua coloração, foram a causa de as pessoas o terem utilizado para a magia durante séculos. Durante o ponto culminante da magia cerimonial, o azufre muitas vezes era queimado para afastar os “demónios” e “diabos”. Isto estava relacionado com o conceito de que as forças positivas eram atraídas por fragâncias doces, enquanto que as forças negativas aborreciam os maus odores e se afastariam com eles. Mais tarde, o azufre, era queimado como um fumigante mágico para proteger os animais e as vivendas do “feitiço” ou da escravatura mágica. USOS MÁGICOS: O azufre até à muito pouco tempo era prescrito contra os resfriados, o reumatismo e a dor corporal. Em geral, era colocado num pequeno saco vermelho e era usado à volta do pescoço. Também se colocam pedaços de azufre no altar durante os rituais de protecção ou em casa como uma “defesa” mágica em geral. AZURITE NOME POPULAR: Lapis Linguis, Lapis Língua. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água. PODERES: Psiquismo, sonhos, adivinhação, cura. USOS MÁGICOS: A azurite, pedra bela e de cor azul escura, foi muito utilizada em magia para aumentar os poderes psíquicos. Coloque a pedra debaixo da almofada para ter sonhos proféticos. Sustenha ou use uma azurite quando está predizendo o futuro. Um conjuro simples de adivinhação: coloque um pedaço de azurite entre duas velas brancas num quarto escuro. Acenda as velas. Sustenha a azurite na sua mão até que aqueça, esvaziando, ao mesmo tempo, a sua mente de todo e qualquer pensamento. Feche os olhos até que sinta que as suaves e lentas energias da azurite tocam na sua mão. Então abra os olhos e observe a pedra até que receba respostas ou mensagens. A azurite também é utilizada em magia curativa. BERILO ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. DIVINDADES: Poseidón, Neptuno, Tiamat e Mara. ERVAS ASSOCIADAS: Algas Marinhas (de qualquer tipo). PODERES: Psiquismo, cura, amor, energia, anti-inveja. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Na Irlanda do século V, os adivinhos que usavam esferas de berilo eram conhecidos como specularii. O famoso cristal do dr. Dee, que agora se encontra no Museo Britânico, era de berilo, não de cristal de quartzo claro, como muitas vezes se crê. Os povos antigos utilizavam o berilo em rituais destinados a atrair a chuva. USOS MÁGICOS: Outra pedra relacionada com o mar, como a água-marinha, o berilo é usado até na água para proteger-se das tormentas. Esta pedra protege a quem a leva de afogar-se e também, muito prosaicamente, do enjoo do mar. Usa-se para impedir os feitiços, o que actualmente se chama de manipulação ou persuasão psíquica deliberada, como a que praticam os evangelistas, alguns vendedores e os políticos. Neste sentido também se leva para que o dono seja inconquistável e para acalmar o medo, aumentar o optimismo e a felicidade. No século XVI, os magos prescreviam que se usasse o berilo para ganhar todos os debates ou discussões. Para além disto, o que o levava teria bons modos, era amável e alcançava que o compreendessem. O berilo foi usado desde há muito tempo para aumentar a consciência psíquica. Como tal, foi chamado de “pedra do vidente”. As esferas de berila numa dada época foram consideradas superiores às de cristal de quartzo. Também se faziam espelhos planos e circulares de berilo para realizar adivinhações. Estes, como as esferas, eram colocados num pano branco e sustentados nas mãos e se os observava até que a mente consciente adormecia. De acordo com os escritos da magia antiga, a adivinhação por meio do berilo deve praticar-se durante a Lua crescente para obter resultados mais potentes. Em virtude das suas associações com a energia lunar, o berilo pode usar-se ou colocar-se no altar durante os rituais de Lua Cheia. Quando perder algo, sustenha um berilo na mão e visualize o objecto. Depois deixe a sua mente em branco e deixe que as suas impressões psíquicas revelem o seu paradeiro. É outra pedra que os amantes trocam para fortalecer a sua relação e usa-se para atrair o amor. O berilo também é usado para enviar energia ao corpo e também para deter a inveja. Quando está estudando, use berilo para aumentar a retenção da informação por parte da sua mente consciente. No século XIII, esculpia-se no berilo a imagem de uma rã e levava-se a pedra para reconciliar os enimigos e para atrair a amizade. Quando se tratava de curas, considerava-se que o berilo era excelente para aliviar as dores de fígado, as glândulas inflamadas e as doenças de olhos. Se se sente débil, indolente, sustenha ou use um berilo e deixe que as suas vibrações estruturadas e baixas entrem em seu corpo. CALCEDÓNIA ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. PODERES: Paz, prevenção de pesadelos, viagem, protecção, lactação, sorte. USOS MÁGICOS: A calcedónia, como muitas outras pedras, afasta o medo, a histeria, a depressão, a doença mental e a tristeza. Também estimula os sentimentos tranquilos e pacíficos quando é usada ou sustentada na mão. No século XVI, os magos prescreviam-na para dissolver as ilusões e as fantasias. Para isso, fazia-se um buraco e coloca-se à volta do pescoço. Se se a usa na cama ou se coloca debaixo da almofada, a calcedónia afasta os pesadelos, as visões nocturnas e o temor do escuro. Por ser uma pedra protectora, a calcedónia ajuda a quem a leva durante momentos de revolução política e enquanto viaja. Também se usa para afastar o ataque psíquico e a magia negra. A calcedónia evita os acidentes quando se a usa. Na magia renascentista, esculpia-se a calcedónia com a figura de um homem com a mão direita levantada. Usava-se para ter êxito nos juízos legais e também para a saúde e segurança. Esta pedra é utilizada para a beleza, a força, a energia e o êxito em todas as empresas, e em Itália, as mães usam contas de calcedónia branca para aumentar a quantidade de leite. Uma ponta de flecha feita de calcedónia usa-se ou leva-se para ter sorte. CALCITE NOMES POPULARES: Espato de Islândia. ENERGIA: diversas (ver mais abaixo). PLANETA: diversos (ver mais abaixo). ELEMENTO: diversos (ver mais abaixo). PODERES: Espiritualidade, concentração, paz, amor, cura, purificação, dinheiro, protecção, energia. USOS MÁGICOS: A calcite, um cristal transparente, encontra-se numa ampla variedade de cores, incluindo o claro, o verde, o rosado, o alaranjado e o azul. A calcite tem a qualidade óptica única da dupla reflexão. Trace uma linha num papel e coloque por cima um pedaço de calcite sobre a linha. Ao olhar através da calcite a linha, parecerá que esta é dupla. Esta propriedade faz com que a calcite seja utilizada em esconjuros para “duplicar o poder” do ritual. Coloca-se em cima do altar ou usa-se durante o ritual mágico com este fim. Calcite clara : (Energia: Receptiva, Planeta: Lua, Elemento: Água). Esta pedra utiliza-se em rituais de espiritualidade. É perfeita como foco de contemplação durante a meditação. Calcite rosada : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Água). Se se sustem na mão, a calcite rosada é calmante, reguladora e assentadora. Também se usa nos rituais de amor. Calcite azul : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Água). A calcite azul é uma pedra curativa quando está em contacto com o corpo, ou quando se coloca entre velas púrpuras ou azuis acesas. Durante as cerimónias de purificação leve ou use calcite azul. Calcite verde : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Terra). Esta pedra atrai dinheiro e prosperidade para a casa, em especial quando se rodeia de velas verdes acesas todas as manhãs durante uns minutos. Calcite alaranjada : (Energia: Projectiva, Planeta: Sol, Elemento: Fogo). A calcite alaranjada é uma pedra protectora e dá energia ao corpo quando a sustemos. CARVÃO ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTO: Terra. PODER: Dinheiro. USOS MÁGICOS: O carvão, essa substância comum para aquecer milhares de lares, está considerado por muitos como um mineral excelente para atrair o dinheiro e por isso usa-se no bolso ou coloca-se junto ao dinheiro. Os especuladores da bolsa do comércio de Londres muitas vezes levam com eles pequenos pedaços de carvão para a sorte. CELESTINA ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus, Neptuno. ELEMENTO: Água. PODERES: Compaixão, eloquência, cura. USOS MÁGICOS: A celestina usa-se ou leva-se para criar eloquência e para estimular a compaixão pela Terra e pelas outras criaturas. Também se usa para aliviar enxaquecas e a tensão do corpo, pois retira a tensão de todo o corpo. CITRINO ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Prevenção de pesadelos, protecção, psiquismo. USOS MÁGICOS: O citrino usa-se de noite para afastar o medo, para evitar pesadelos e para assegurar um bom descanso. O citrino, uma forma de quartzo, também se usa para facilitar a consciência psíquica. CORAL ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água, Akasha. DIVINDADES: Ísis, Vénus, A Grande Mãe. METAIS ASSOCIADOS: Prata, cobre. PODERES: Cura, regulação da menstruação, agricultura, protecção, paz, sabedoria. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O coral desempenhou um papel importante nos ritos religiosos e mágicos ao largo das ilhas do Pacífico. Muitas vezes coloca-se em tumbas para proteger os mortos e os templos por vezes eram construídos com rochas de lava e coral. No mediterrâneo, pensava-se que o coral, como o ambar, continha a “essência da vida” da Deusa Mãe, que habitava no oceano numa “árvore de coral”. Há uma crença hindu de que o oceano é o lugar das almas humanas depois da morte, de modo que o coral está considerado como um poderoso amuleto para os vivos. Também era colocado sobre o corpo do defunto para impedir que os “espíritos malignos” o ocupassem. Na antiga mitologia escandinava, o coral também está vinculado com a divindade. Graças a que o coral não é nem uma pedra nem a substãncia de uma planta, senão os restos esqueléticos de uma criatura marinha, muitas pessoas põem objecção ao seu uso na magia. Estaríamo-nos excedendo se tivessemos que sacrificar coisas vivas (neste caso, o coral) para praticar a magia. Sem dúvida, não vejo que recolher um pedaço de coral que apareceu na praia da Flórida, Hawaii ou Itália tenha algo de mal. A colheita do coral é outra coisa. Depende de você decidir se deseja utilizar coral comercial em sua magia. USOS MÁGICOS: Num dia quente e relaxante caminhava no Hawaii ao longo de uma praia deserta. As águas cristalinas resplandeciam e lambiam suavemente a areia de coral. Logo, para minha surpresa e deleite, um pequeno pedaço de coral branco foi arrastado pela água quase até aos meus pés. A água havia-o desgastado até fazer dele quase que uma agulha. Dei graças e o recolhi, reconhecendo-o como um objecto mágico. Na antiguidade, o coral vermelho era uma oferta dos deuses. Encontrava-se em todas as praias do mundo, mas com mais frequência em Itália. Para ter poder em magia, os povos antigos usavam o coral que não havia sido trabalhado por mãos humanas; quer dizer, que não estava polido, brunido, cortado ou esculpido. Como se pensava que o coral estava vivo (como já esteve), as pessoas acreditava, que qualquer processo a que o submetessem “mataria” as energias mágicas do seu interior. Actualmente, isso não é absolutamente verdade, mas ainda existe uma crença: se um pedaço de coral usado em magia se parte por qualquer razão, perde o seu poder e deve-se obter uma peça nova. Devolva os pedaços partidos ao oceano. Coral provém de duas palavras gregas que significam “filha do mar”. as mulheres italianas deviam usá-lo perto da púbis para regular o fluxo menstrual, reconhecendo o vínculo entre o coral, o mar, a Lua e os ciclos deles todos. Acreditava-se que o coral, geralmente vermelho, tornava-se pálido durante o fluxo, e logo recobrava a cor. Podemtê-lo utilizado para predizer os seus períodos. O coral usado com este propósito era cuidadosamente escondido dos olhares dos homens, pois se eles os vissem, perdia todo o seu poder mágico. Ainda hoje o coral é utilizado em magia. Quando é usado de maneira que é perfeitamente visível, é um amuleto protector. É utilizado contra o “mau-olhado, os demónios, as fúrias, os súcubos, os incubos e fantasmas”, entre outros males. Protege contra acidentes, actos de violência, veneno, roubo, possessão e esterilidade, esta última especialmente nas mulheres. O coral também é utilizado para efectuar mudanças internas. Dissipa a tonteria, o nervosismo, o temor, a depressão, os pensamentos assassinos, o pânico e os pesadelos. Outorga razão, prudência, coragem e sabedoria a quem o leva. Debaixo da almofada, promove um sonho pacífico pois afasta os pesadelos perturbadores. O coral foi utilizado na magia relacionada com as crianças durante milhares de anos. Se for ofertado a uma criança, assegura-lhe a saúde futura. Os bebés usam um pendente ou contas de coral para aliviar a dor quando estão saindo os dentes. Também se colocam corais dentro dos porta-bebés para protecção das crianças. Coloque um pedaço de coral no quarto de uma criança para o proteger magicamente. Uma utilização especial do coral foi muito popular no antigo Egipto e grécia. Misturava-se pó de coral e sementes e plantavam-se ou aspergiam-se pelos campos recém-plantados. Isto protegia as colheitas da inclemência do tempo e dos insectos. Também se colocava coral nas árvores de fruto para aumentar os seus frutos. Para as curas, o coral vermelho usava-se para a digestão, para todas as dores do aparelho digestivo, as dores dos olhos e para estancar as hemorragias. Ainda assim, quando se usava o coral vermelho, tinha o poder de alertar a quem o usava de sua má saúde, pois a sua cor empalidecia. O coral utiliza-se para atrair a boa sorte para uma casa. Apanhe um pedaço de coral e toque com ele todas as portas, janelas e paredes da casa enquanto se move no sentido dos ponteiros do relógio. Depois coloque-o num sítio proeminente e deixe que faça sua magia. Também tem associações com o amor. As mulheres na Roma antiga usavam brincos de coral para atrair os homens. O pó de coral usou-se em incensos de Vénus do século XVI e acendiam-se velas vermelhas ou rosa rodeadas de pedaços de coral para atrair o amor. Em virtude das suas associações com o ,ar, o coral também é usado como protector quando se navega ou se viaja por água, e protege os barcos contra os naufrágios. Também se usa às vezes contra o ataque de tubarões. CORNALINA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Protecção, paz, eloquência, cura, coragem, energia sexual. USOS MÁGICOS: A cornalina uma forma vermelha de calcedónia, levava-se na mão no antigo Egipto para acalmara a ira, os ciúmes, a inveja e o ódio. Ainda se usa para promover a paz e a harmonia e para dissipar a depressão. O envergonhado e o tímido devem usá-la para estimular o seu valor. É uma pedra excelente para levar ou usar quando se fala em público, um dos temores mais comuns no mundo moderno. A cornalina fortalece a voz, proporciona confiança em si mesmo e confere eloquência ao orador. Em geral é usada ao pescoço ou num anel com estes fins. A cornalina também é usada para contrariar as dúvidas e os pensamentos negativos e pode usar-se em esconjuros relacionados com estes problemas. Também outorga paciência. A cornalina leva-se para proteger-se dos que tentam ler os nossos pensamentos. Na magia renascentista, esculpia-se na cornalina uma espada ou uma imagem de um guerreiro. Logo, este amuleto mágico era colocado em casa para protegê-la dos raios e das tempestades e levava-se como protecção contra os encantamentos. A cornalina usava-se para prevenir as doenças da pele, a insónia, as hemorragias nasais e todas as doenças do sangue e como provocadora de boa sorte geral. A cornalina fortalece a visão astral e usa-se na cama para parar os pesadelos. Esta pedra também se utiliza para estimular os impulsos sexuais. CRISOCOLA ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água. PODERES: Paz, sabedoria, amor. USOS MÁGICOS: A crisocola sustem-se na mão para aliviar o medo irracional e as ilusões. É uma pedra de paz e acalma as emoções. Quando se a usa, a pedra outorga o poder da discrição e uma maior sabedoria. A crisocola, uma pedra verde, também se leva ou utiliza em esconjuros para atrair o amor. Um simples ritual de amor utilizando esta pedra: no seu altar de pedras, coloque um pedaço de crisocola na sua mão. Visualize-se atraindo um amor até você. Coloque a pedra numa taça pequena vermelha ou rosada cheia de água até metade. No seu interior ponha três rosas vermelhas. Junte rosas frescas e água à media que as outras forem murchando. O amor chegará à sua vida. CRISOPRÁSIO ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. DIVINDADE: Vesta. PODERES: felicidade, sorte, êxito, amizade, protecção, cura, dinheiro. USOS MÁGICOS: O crisoprásio, uma forma de calcedónia de cor verde maçã, usa-se para levantar o ânimo e para afastar a cobiça, a inveja, o egoísmo, a tensão e o stress. É uma pedra que dá alegria quando usada; também serve para prevenir pesadelos. Por tratar-se de uma pedra de sorte, o crisoprásio usa-se para a eloquência, o êxito nas novas empresas e para atrair amizades. Como amuleto mágico de protecção, no século XIII esculpia-se no crisoprásio uma imagem de um touro e depois usava-se-o. actualmente utiliza-se como um escudo em geral contra a negatividade. Os poderes curativos do crisoprásio incluem o fortalecimento dos olhos, a detenção das hemorragias e o alívio do reumatismo. Para atrair dinheiro, leve consigo um pequeno pedaço a todo o momento. DIAMANTE ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. METAIS ASSOCIADOS: Platina, prata, acero. PODERES: Espiritualidade, disfunção sexual, protecção, coragem, paz, reconciliação, cura, força. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Diz a lenda que os europeus “descobriram” pela primeira vez diamantes africanos na pequena bolsa de pele de um xamãn. Ainda que as informações desta lenda sejam incompletas, está baseada no facto de que o xamãn africano pode ter utilizado seus diamantes como os xamanes de outras partes do mundo usam os cristais de quartzo. Na antiguidade, os diamantes usavam-se como pedras polidas. Eram muito apreciados pela sua beleza, mas não foi senão há muito pouco tempo que se criou a sua surpreendente aparência. Depois de que as pessoas descobriram que aplicando um pouco de pressão no ponto correcto de um diamante se produzia uma face, a pedra apreciou-se pelo seu fogo prismático. Actualmente, a provisão mundial de diamantes está cuidadosamente controlada para manter um preço artificialmente elevado, dado que um excesso de diamantes no mercado fará baixar o seu valor de forma considerável. Medidas tão cobiçosas não diminuiram o valor mágico do diamante. Devido a que estes preços elevados impedem que muitos de nós tenhamos experiências com os usos rituais dos diamantes, os substitutos mágicos de que se fala numa lista na Parte IV podem utilizar-se com resultados satisfatórios. USOS MÁGICOS: O diamante tem um amplo e variado reportório mágico. Quando o usamos, estimula a espiritualidade, até ao extase, o estado de consciência ritual do xamãn. Muitas vezes usa-se na meditação e nas buscas espirituais. Quando se o leva posto ou se o usa, o diamante estimula a confiança em nós mesmos nas relações com o sexo oposto. Diz-se que é potente para aliviar ou eliminar as causas radicais da disfunção sexual. Usado para esse fim, afasta os bloqueios culturais (alguns diriam patriarcais) que fizeram com que gerações de mulheres não tivessem experimentado o orgasmo. O diamante é uma pedra límpida, purifica e liberta em questões de sexualidade. Na Índia, as mulheres (presumivelmente ricas) usam um diamante branco, límpido, com um leve matiz negro para assegurar-se de que terão filhos varões. Também é utilizado para vencer a infertilidade. Ainda que o diamante não seja uma pedra do amor, usa-se para assegurar a fidelidade e para reconciliar os amantes zangados. Por isso, é a pedra mais popular hoje em dia, usada nos anéis de noivado, devido em parte a uma publicidade agressiva, porque talvez outras pedras sejam mais apropriadas. Este uso é recente. Devido à sua dureza e às suas associações com o Sol, o diamante leva-se posto ou é usado nos esconjuros para aumentar a força física. Na Roma antiga, encastrava-se em anéis de acero e usava-se com a pedra tocando a pele. Isto provocava bravura, ousadia e vitória. Ainda hoje é usado para ter coragem. Na magia antiga da Índia, usava-se um diamante montado num anel de platina ou prata para alcançar a vitória em batalhas e conflitos. Também era atado no braço esquerdo com o mesmo fim. O diamante, devido à sua natureza resplandescente, foi considerado durante muito tempo como uma pedra de protecção. Para obter os melhores resultados e para assegurar a sorte a quem o leva, o diamante deve estar facetado num corte de seis faces. Surpreendentemente, devido às associações mencionadas, o diamante é uma pedra de paz quando se o usa. Afasta os pesadelos e estimula o sono na hora de dormir. Tente vislumbrar o futuro com um diamante facetado debaixo da luz suave de uma vela, encandeando-se você próprio nesse mundo interior de cor e luz. ESFENA NOME POPULAR: Titanite. ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Mercúrio. ELEMENTO: Ar. PODERES: Poderes mentais, espiritualidade. USOS MÁGICOS: Esta pedra amarela esverdeada muito poucas vezes se encontra em cristais transparentes. Raras vezes é utilizada em joalharia devido à sua brandura. Esfena é um termo grego para “cunha” (que descreve a forma dos seus cristais). Quando se a encontra, usa-se para melhorar a mente e o processo da informação. É excelente para estudar, teorizar e debater. A esfena também se utiliza para estimular a iluminação espiritual durante a meditação e os rituais místicos. ESMERALDA ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. DIVINDADES: Ísis, Vénus, Ceres, Visnú. METAIS ASSOCIADOS: Cobre, prata. PODERES: Amor, dinheiro, poderes mentais, psiquismo, protecção, exorcismo, visão. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A esmeralda, com seu brilhante matiz, é representativa do nosso planeta. Devido a que as esmeraldas são umas das pedras mais caras do mercado, podem ser usados no seu lugar os substitutos mágicos mencionados na Parte IV deste livro. Sem dúvida, que se podem conseguir esmeraldas baratas e de baixa qualidade, tal como se menciona no Capítulo Seis. Recorra às lojas. Poderá achar precisamente a esmeralda de que necessita para os seus propósitos mágicos. USOS MÁGICOS: Se deseja atrair um amor para a sua vida, compre uma esmeralda e carregue-a com asua necessidade mágica através da visualização, enqianto a coloca perto de uma vela verde. Depois deste ritual, use ou leve a esmeralda em alguma parte perto do coração. Faça-o de maneira a que os outros não a vejam. Quando encontrar o seu futuro amor, saberá que não foi a jóia visível o que o ou a atraiu. As esmeraldas muitas vezes utilizam-se em esconjuros e rituais de negócios para estimular as vendas e aumentar a consciência que o público possui da sua empresa. Esta pedra utiliza-se para fortalecer a memória (Alberto Magno sugeriu-a para este uso no século XVI) e também para aumentar a compreensão e produzir um discurso eloquente. A pedra afecta não só a mente consciente, mas também a psíquica (subconsciente), pois aumenta a consciência de quem a leva das faculdades psíquicas. Graças a este efeito duplo, diz-se que a esmeralda outorga todo o conhecimento do passado, do presente e do futuro. Em todo o mundo, a esmeralda levou-se ou utilizou-se em magia como protecção. A pedra era atada ao braço esquerdo com uma corda para proteger os viajantes. Às pessoas “possuidas” era-lhes entregue uma esmeralda para exorcizar a entidade perversa de dentro delas. (Muitas destas pessoas eram epilépticas ou asmáticas). A sua cor relaxante fez com que as esmeraldas se usassem como pedras que, ao olhálas, produziam alívio aos olhos cansados ou débeis, relaxavam o nervo óptico e restabeleciam a visão normal. Talvez que o uso mais curioso das esmeraldas provenha da Índia, onde os antigos escritos hindus prescrevem o uso desta pedra durante o sono para deter as emissões nocturnas. Para serem obtidos os melhores resultados em magia, segundo o diziam os antigos magos, uma esmeralda deve ser montada em prata ou cobre. ESPINELA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Plutão. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Energia, dinheiro. USOS MÁGICOS: A espinela encontra-se em cristais negros, azuis, verdes e rosados e é bastante rara. Utiliza-se em magia para dar energia ao corpo; leva-se com esse propósito. A espinela pode usar-se para estimular a força física durante períodos de excesso de esforço. A espinela também se utiliza em esconjutos destinados a atrair as riquezas e a opulência. ESTALACTITES E ESTALAGMITES ENERGIA: Estalactites: Receptiva; Estalagmites: Projectiva. ELEMENTO: Terra. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: As estalactites (que enchem os tectos das cavernas) e as estalagmites (que se projectam do solo das cavernas) são produzidas por água rica em calcário que goteja dentro das grutas a partir do tecto. Com o decorrer dos eons, produzem massas de calcite familiares para qualquer pessoa que já tenha entrado numa gruta. Às vezes encontram-se e formam colunas de pedra. No passado pensava-se que era terra petrificada. Até há cem anos era comum que os visitantes das grutas as quebrassem e levassem fragmentos para casa como recordação. Esta destruição desnecessária e insensata, aparentemente terminou. Historicamente, as estalagmites e as estalactites pequenas levavam-se em sacos como amuletos contra a negatividade e o “mal”. A sua forma fálica deve ter provavelmente contribuído para as suas propriedades protectoras, na mente popular. Tudo isto é magia antiga e está icluída neste livro pelo seu interesse histórico. Não há razão alguma para destruir a beleza das grutas com propósitos mágicos. Substitua-as por qualquer pedra protectora. ESTAUROLITE NOMES POPULARES: Cruz de Fada, Lágrimas de Fada, Estaurótida, Pedra da Cruz. ELEMENTOS: Terra, Ar, Fogo e Água. PODERES: Protecção, saúde, dinheiro, poderes dos elementos. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A estaurolite (da palavra grega staurus, ”cruz”) tem muitas lendas à sua volta, a maioria delas muito recentes e relacionadas com o cristianismo. Estas pedras são cristais gémeos que formam cruzes de braços iguais, ou formas de X. pelo menos três presidentes dos Estados Unidos da America – Roosevelt, Wilson e Harding – usavam estaurolites como amuletos de boa sorte. Disse-se muitas vezes que só se encontram nos montes Azuis da Virgínia. De facto, também as encontramos na Carolina do Norte, Novo México, França e Escócia e possivelmente em muitas outras partes do mundo. Na Bretanha dizia-se que haviam caído dos céus e usavam-se como amuletos. Apesar de que no mundo ocidental a cruz normalmente é associada ao cristianismo, o facto é que foi usada em religião e magia séculos antes de ser formada esta religião relativamente “nova”. As cruzes de braços iguais simbolizam a compenetração dos planos físico e espiritual, a combinação das energias projectivas e receptivas dentro do nosso corpo e nossa alma e também a relação sexual. Em magia, a estaurolite representa os quatro elementos. USOS MÁGICOS: Os exemplares de estaurolite variam em aparência. Quando os cristais gémeos se intersectam em ângulos rectos, produzem cruzes perfeitas com braços com a mesma longitude. Estas são as pedras mais apreciadas em magia. Sem dúvida, é mais comum que se cruzem em ângulos variáveis. A estaurolite usa-se ou leva-se como protecção contra a negatividade, as doenças e os acidentes. Podemos transmitir-lhe poder e depois colocá-la no automóvel com este propósito. Esta pedra também se usa para atrair riqueza e energizar o impulso sexual. Para ter controle sobre as forças dos elementos, use uma estaurolite montada em qualquer electro que tenha forma de anel ou brinco. Um esconjuro dos elementos: coloque uma estaurolite sobre o altar com uma ponta virada para cima. Então, confira energias da Terra a uma pequena vela verde: riqueza, estabilidade, cimentação e fertilidade. Carregue uma vela amarela com energias do Ar: comunicação, movimento, pensamento, liberdade, sabedoria e espiritualidade. Depois energize mais duas velas: uma vermelha (Fogo), visualizando a força de vontade, a energia, a sexualidade e a força; e uma vela azul, carregando-a com energias de Água como o amor, o prazer, o psiquismo, a purificação, a fluidez e a cura. Coloque todas as velas em suportes pequenos. Ponha a vela verde perto da ponta mais alta da estaurolite, a vela amarela perto da ponta oriental, a vermelha do sul, e a azul, na parte ocidental. Se desejar, rodeie cada vela com pedras relacionadas com esse elemento em particular (ver a Parte IV com a lista das pedras dos elementos). Acenda agora a vela verde, visualizando os seus poderes. Faça-o com cada vela por sua vez, Ar, Fogo e Água. Veja-se a si mesmo controlando estas energias. Comprometa-se a trabalhar para equilibrar as forças dos elementos dentro do seu ser. Ponha-os em harmonia dentro de você mesmo. Repita este ritual uma vez por dia, durante uma semana. FLUORITE ENERGIA: Projectiva. PODERES: Poderes mentais. USOS MÁGICOS: A fluorite é uma das pedras da Nova Era. Cada vez é mais fácil consegui-la nas lojas. Encontra-se a fluorite em diversas corese em massas de cubos que se entrelaçam e se penetram. Também se podem comprar cristais soltos que se assemelham a duas pirâmides fundidas na base. Esta pedra não tem uma história extensa de usos mágicos; as suas influências estão-se a descobrir agora. Sem dúvida, em geral, a fluorite parece trabalhar com a mente consciente. É útil para ordenar os pensamentos, para reduzir a complicação emocional numa determinada situação para alcançar uma perspectiva mais precisa. Fortalece a capacidade analítica de quem a leva e é útil para teorizar e assimilar informação. Por afectar a mente consciente (intelectual), a fluorite acalma as emoções fortes e suaviza o pensamento por cima do enraivecido mar do desespero, depressão e fúria. Há quem use a fluorite para fortalecer os efeitos de outras pedras. FÓSSEIS NOMES POPULARES: Esponja, Pedra Feiticeira, Amonite: Pedra Víbora, Draconites. ENERGIA: Receptiva. ELEMENTOS: Akasha. PODERES: Poder dos elementos, regressão a vidas passadas, protecção, longevidade. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Os fósseis são os restos – ou as impressões negativas – de antigas criaturas e plantas que morreram há milhões de anos. Através dos eons, foram-se transformando em pedra. Por terem estados vivos uma vez, os fósseis estão vinculados com o Akasha, o quinto elemento. Na linguagem mística da mente psíquica, os fósseis representam o tempo, a eternidade e a evolução. São um exemplo tangível de que nada na natureza – nem sequer uma criação marinha pré-histórica – se consome. Não se pode destruir a energia, mas somente as suas manifestações. A matéria é transmutável. O uso ritual dos fósseis é antigo. Encontraram-se fósseis em sepúlcros neolíticos na Europa. Por que foram colocados ali? Só podemos especular. Como protecção? Como guia até ao outro mundo? Para se assegurarem de que renasceriam? Os xamanes em todo o mundo usam fósseis como ferramentas de poder para aumentar a sua energia. Muitos Wiccas contemporâneos colocam-nos nos seus altares devido ao seu significado místico. USOS MÁGICOS: Numa manhã quente e empoeirada, David Harrington e eu estávamos recolhendo fósseis num deserto do sul da Califórnia. Encontramos antigos ouriços do mar aplanados, conchas de bivalves (ameijoas) e grupos de corais intrincados. Detivemo-nos para descansar ao meio-dia e milagrosamente, descobrimos um regato que corria pelas rochas cinzento-avermelhadas, cheias de cristais. Sentados junto dele, enquanto examinávamos os nossos achados, rodeou-nos um aroma resinoso de uma enorme árvore desértica de arruda. Agradecemos à Terra por compartilhar connosco os seus tesouros. Os fósseis são ferramentas raras e belas. Ainda que não sejam pedras no sentido clássico da palavra, os minerais que substituem as antigas criaturas e plantas criam substâncias parecidas com a rocha, de modo a que têm um lugar definitivo num trabalho de magia com pedras e cristais. Geralmente, os fósseis são usados como objectos protectores. Colocam-se nas casas, ou adaptam-se como jóias e usam-se para aumentar as defesas naturais. Em Marrocos, usam-se as pedras com incrustrações de fósseis como protecção. Devido à sua idade infinita, os fósseis de todo o tipo também se usam como amuletos para prolongar a vida. Podem ser colocados no altar como símbolos da Terra e da ambiguidade do tempo, ou para aumentar o poder dos rituais mágicos. Alguns tipos de fósseis têm usos mágicos específicos. As amonites, conhecidas como Draconites na Idade Média, são animais marinhos fossilizados, com forma de espiral. Devido à sua estranha aparência, acreditava-se que eram pedras tiradas das cabeças dos dragões e eram atadas ao braço esquerdo para obter uma protecção mágica. Em tempos mais recentes, eram conhecidas na Grã- Bretanha como “pedras víboras”. As antigas esponjas, por vezes encontradas na Grã-Bretanha, são conhecidas como “pedras feiticeiras”. São redondas e estão atravessadas por um buraco natural. Estes fósseis enfiam-se e usam-se como colares ou colocam-se nas casas para protegê-las. Os ouriços do mar aplanados fossilizados, que mostram um desenho natural de cinco pontas, encontram-se muitas vezes nos altares Wiccas. Estão vinculados com o pentáculo, antigo símbolo de protecção, e com os elementos. Como eles e todos os fósseis são governados pelo Akasha, o quinto elemento, estes antigos ouriços do mar levam-se ou usam-se em magia para alcançar uma consciência dos reinos da Terra, do Ar, do Fogo e da Água. Uma vez que se tenha alcançado isto, pode-se começar a magia dos elementos. (Ver a Parte IV para maior informação acerca dos elementos). Um simples esconjuro dos elementos: antes de qualquer ritual, coloque um ouriço do mar fossilizado no centro do seu altar com uma ponta virada na direcção oposta a covê. Coloque um pedaço de turqueza perto da ponta direita e coloque-se em harmonia com a Terra. Depois, movendo-se na direcção dos ponteiros do relógio à volta do desenho, coloque um citrino, uma granada e uma agua-marinha em cada ponta, representando o Ar, o Fogo e a Água, respectivamente. Ponha-se em harmonia com cada elemento à medida que coloca as pedras. Finalmente, coloque um pedaço de azabache, ambar ou algum outro fóssil ou um cristal de quartzo perto da ponta superior, que representa o Akasha. Dirija-se aos elementos em forma colectiva para que outorguem poder ao seu conjuro. Em seguida efectue o seu ritual de magia. Se não tem à mão estas pedras em particular, use qualquer uma das que estão na lista debaixo de cada elemento nos quadros da Parte IV. Os fósseis também se usam para evocar vidas passadas. Faça este ritual de noite, e use um cristal de quartzo para evitar ser indevidamente perturbado ou prejudicado magicamente enquanto se encontra em estado psíquico. Medite sobre um fóssil. Olhe-o e pense na sua incrível antiguidade. Coloque-se em harmonia com ele; sinta o seu tempo passado e presente. Depois, num quarto iluminado somente pela luz de uma vela ou pela lua que entra pelas janelas, sustenha um fóssil na sua mão receptiva. Ponha a mente em branco, respire profundamente e desperte a sua consciência psíquica. Sinta esta vida, este corpo, esta personalidade que se lhe escapa. Deslize pela energia do seu ser (alma) para trás do seu nascimento, mais para além da morte, mais atrás, até outra vida. Se voltar a viver uma vida ou uma experiência que sejam perturbadoras para si, solte o fóssil e regressará ao presente. Eu possuo diversos sentimentos relativamente à regressão a vidas passadas, e duvidei antes de incluir este ritual – por mais simples que seja – neste livro. É uma área carregada de auto-engano. Sem dúvida, se tem interesse por estes assuntos, é muito melhor que você tente vislumbrar algo do seu passado e não que outra qualquer pessoa o faça. Os fósseis podem abrir a porta. O ambar e o azabache, outros dois fósseis, são tratados em separado neste livro GEODES NOMES POPULARES: Aetites, Echites, Aquileus, Pedra da Águia, Ovo Trovejador. ENERGIA: Receptiva. ELEMENTO: Água. DIVINDADE: A Grande Mãe. PODERES: Meditação, fertilidade, parto. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Na Idade Média, acreditava-se que os geodes eram apreciados pelas águias, que os colocavam nos seus ninhos. Redondos e com cristais, os geodes são símbolos do ovo. Também se relacionam com a Grande Deusa Mãe. USOS MÁGICOS: Os geodes são pedras ocas que contêm cristais. Todos os cristais de quartzo, por exemplo, formam-se dentro de geodes, que podem ter 400 metros de longitude ou ser tão pequenos que cabem na palma da mão. Outros geodes não contêm cristais separados mas quando os abrimos em dois, revelam desenhos intricados de minerais. Os geodes de ametista são uns dos objectos mais belos sobre a Terra. Quando os abrimos ou partimos, revelam uma massas de cristais púrpuras que se dispõem desde o centro. A luz do sol sobre eles é deslumbrante. Os geodes alongados, por vezes também chamados “troncos de ametista” são fáceis de conseguir e valem o preço que pedem por eles de três ou quatro cifras. Recordam a cova de Merlin tal como a popularizou Mary Stewart acerca do rei Artur, A Cova de Cristal. Um geode de ametista, ou qualquer que contenha cristais separados, pode suster-se e usar-se em meditação como um objecto de contemplação. Colocados num altar ou sustidos, os geodes podem utilizar-se para concentrar os poderes do tipo específico de pedra que contêm no seu interior. Durante a magia, use a sua visualização para libertar estes poderes até ao objectivo mágico. Podem colocar-se no quarto e carregar-se de energia para aumentar a fertilidade e estimular a concepção. GRANADA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Cura, protecção, força. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: No século XIII, as granadas usavam-se para repelir insectos. USOS MÁGICOS: A granada, uma pedra de cor vermelho ardente, usa-se para aumentar a força corporal, a resistência e o vigor. Leva-se ou usa-se em magia para obter energia extra com propósitos rituais. Use ou leve uma quando faça algum esforço (subir uma montanha, estudar até de madrugada, quando realizar rituais pesados, etc.). Como se trata de uma pedra projectiva, a granada usa-se como protecção. Há quinhentos anos acreditava-se que afastava demónios e fantasmas nocturnos. Actualmente, considera-se que a granada, junto com muitas outras pedras protectoras, fortalece a aura e cria um escudo de vibrações positivas sumamente carregadas que repelem as energias negativas através do contacto. Digamos que de noite leva uma granada e que havia visualizado protegendo-o. um possível assaltante, por exemplo, poderia deixá-lo ir, repentinamente, espantado pelas “más vibrações” que você está lhe enviando. As granadas estão particularmente prescritas como uma protecção contra ladrões. Na Idade Média, gravava-se a imagem de um leão numa granada e levava-se-o para proteger a saúde, em especial durante uma viajem. A granada é uma pedra curativa e usa-se para aliviar as condições da pele, especialmente as inflamações. Também regula o coração e o sangue. No passado, os amigos que se separavam, trocavam granadas como símbolo do seu afecto e para estarem magicamente seguros de que se encontrariam outra vez. HEMATITE NOME POPULAR: Escarro de Vulcão. ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Cura, assentamento, adivinhação. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A hematite é uma pedra estranha. É pesada, sólida e de uma cor negro prateado. Só o seu nome é uma espécie de mistério. Para os antigos, a hematite era o que conhecemos como pedra sanguínea, de modo que toda a informação mágica relacionada com a “hematite” nos livros antigos se refere à pedra sanguínea. Esta hematite, sem dúvida, quando é submetida à roda do lapidário, “sangra” e produz manchas que se assemelham muito a sangue, ou assim mo disseram. A hematite é uma pedra fina e chamativa. Em Itália e outras partes do mundo, fazemse colares com ela, e que se vendem como “escarro de vulcão”. A informação mágica concernente a esta pedra é escassa. A hematite possui a curiosa propriedade de “cicatrizar”. Faça um pequeno arranhão sobre a superfície da pedra, depois esfregue-a com um dedo. O arranhão pode desaparecer. USOS MÁGICOS: Diz-se que a hematite é poderosa para afastar as enfermidades do corpo. Como sucede com todas as pedras, sustem-se nas mãos enquanto se visualiza, logo coloca-se sobre a pele, directamente na zona afectada. Também se pode usar um colar de pedras pequenas para obter a cura. A hematite é usada para se alcançar assentamento e estabilidade, e para centrar a atenção no plano físico. Para adivinhar o futuro: num quarto obscurecido, acenda uma vela vermelha. Coloque diante dela um pedaço grande de hematite de tal maneira que a chama da vela se reflicta sobre ela. Olhe o reflexo e visualize uma pergunta. A resposta virá até você. JADE NOME POPULAR: Pedra de Ijada. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água. DIVINDADES: Kwan Yin, Maat, Buda. PODERES: Amor, cura, longevidade, sabedoria, protecção, jardinagem. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O jade foi usado para criar instrumentos de música, incluindo xilofones, gongos e órgãos de campanulas. Quando se golpeia a pedra, produz um som ressoante. Estes instrumentos foram usados em rituais na China, ao longo de África e pelos índios Hopi. O jade foi e continua a ser uma pedra sagrada na China. Os altares da Lua e da Terra eram feitos de jade, tal como as imagens de Buda e de diversas divindades. A pedra aparecia muitas vezes entre os objectos que se achavam nas tumbas na China porque pensava-se que dava vitalidade aos mortos. Os homens trocavam um jade gravado com a imagem de dois homens como símbolo de amizade. Na Nova Zelândia, os maioris esculpem em nefrita (uma pedra relacionada com o jade) imagens de figuras ancestrais, geralmente com olhos encastrados de madrepérola. Estas figuras chamam-se hei tiki e usam-se em ocasião de cerimónias. O jade é considerado como uma pedra da sorte. Crê-se que o jade tem poder sobre o clima. Atirava-se-lhe água com muita força para provocar névoa, chuva ou neve. USOS MÁGICOS: O jade é uma antiga pedra que atrai o amor. Na China usava-se gravada com uma mariposa para atrair o amor, ou se entregava a outra pessoa com a esperança de se obter amor. Era uma oferta frequente de compromisso de um homem a uma mulher. O homem também oferece jade à sua noiva antes do casamento. A relaxante cor verde do jade também é curativa. Usar a pedra ajuda o corpo a curarse enquanto se abre caminho através dos problemas implícitos, não físicos, que manifestaram a enfermidade. É particularmente útil para os rins, o coração e as doenças estomacais. O jade pode usar-se para prevenir as doenças e os problemas de saúde. Os antigos maias usavam amuletos de jade para proteger-se contra as doenças de rins e problemas vesiculares. Os chineses sentiam no jade o poder de prolongar a vida. Nele gravavam imagens de morcegos, ossos e cegonhase usavam-no com este fim. Da mesma maneira, os bolos de jade eram usados na comida porque os chineses acreditavam que a energia da pedra penetrava na comida antes de ser consumida. Pode-se usar uma peça de jade enquanto se trabalha no jardim para melhorar a saúde das plantas. Quatro pedaços de jade enterrados no perímetro do jardim também são eficazes para isso. Usar jade pode trazer dinheiro para a sua vida. Carregue uns brincos ou um anel de jade com energias para atrair dinheiro, depois ponha-o e permita-se conscientemente receber dinheiro. Crie uma atitude positiva até ao dinheiro e visualize-se usando-a productiva, criativamente. As visões sombrias dos “problemas” que traz o dinheiro o separarão dele com toda a certeza. Quando está contemplando um assunto de negócios, sustenha um pedaço de jade na sua mão receptiva durante uns momentos. Sinta-se infundido com as suas energias favoráveis. Depois decida que decisão tomar. O jade usa-se, leva-se ou coloca-se no terceiro olho para receber sabedoria. A propósito, sabedoria não significa conhecimento. É o conhecimento assimilado apropriadamente aplicado ou retido. O jade fortalece as faculdades mentais e ajuda a raciocinar. Esta pedra também protege contra os acidentes e problemas que uma apropriada atenção pode desviar. Também se coloca no altar com velas púrpuras ou se usa durante a magia defensiva. Por pura diversão, eis aqui um velho esconjuro: apanhe um pedaço de jade perfeitamente quadrado. Grave os números 1, 8, 1 e 1 no quadrado, um número em cada canto. Encaste a pedra em ouro puro. Quando sair ao Sol, olhe-o e respire sobre o amuleto três vezes. Depois diga “Thot” 500 vezes. Espere até ao crepúsculo, e então exale outras três vezes sobre a pedra e repita “Thot” 500 vezes. Uma vez isto feito, o amuleto está pronto. Até um fio vermelho à sua volta e leve-o com você para proteger-se contra os que querem impor-lhe a sua vontade. JASPE NOMES POPULARES: Gung (assírio antigo), O que provoca a chuva (índio americano). ENERGIA: diversas (ver mais abaixo). PLANETA: diversos (ver mais abaixo). ELEMENTO: diversos (ver mais abaixo). PODERES: Cura, protecção, saúde, beleza. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Os índios americanos utilizavam o jaspe em cerimónias para atrair a chuva, daí o seu nome “o que provoca a chuva”. Também a usaram os antigos habitantes dos Estados Unidos para a adivinhação. Um antigo rei egípcio, Nechepsus, usava, para fortalecer o seu aparelho digestivo, um jaspe verde gravado com a imagem de um dragão rodeado de raios. USOS MÁGICOS: O jaspe é uma pedra comum, uma variedade opaca de calcedónia, que é uma forma de quartzo. Encontra-se numa ampla variedade de cores: vermelho, pardo e verde, que é muito comum. É usada em magia desde os tempos mais antigos. Em geral, o jaspe usa-se ou leva-se para estimular os processos mentais e para reprimir os desejos ou caprichos perigosos que poderiam conduzir a situações arriscadas. Também é uma pedra de protecção contra os riscos tanto físicos como não físicos. Um pedaço de jaspe colocado na mão durante o parte protege a mãe e o seu filho. Também se usa para aliviar a dor, em especial durante o parto. Usam-se pontas de flechas de jaspe perfeitamente gravadas para atrair a sorte até quem as leva. Cada cor tem a sua própria natureza e usos mágicos: Jaspe vermelho : (Energia: Projectiva, Planeta: Marte, Elemento: Fogo). O jaspe vermelho gravava-se com imagens de leões ou arqueiros e levava-se para proteger-se contra o veneno e para curar febres. É uma magnífica pedra protectora e é utilizada em magia defensiva, pois devolve a negatividade a quem a enviou originalmente. Também se leva ou se usa durante os conjuros concernentes à cura e à saúde. As mulheres jovens usam o jaspe vermelho para estimular a beleza e a graça. Jaspe verde : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Terra). É um amuleto curativo e um talismã de saúde. Rodeie velas verdes com jaspe verde para estimular a cura do corpo ou para afastar a má saúde. Use-o para deter as alucinações e para estimular um sono pacífico. Também se usa para ter mais compaixão pelos estados emocionais e mentais dos outros. Jaspe pardo : (Energia: Receptiva, Planeta: Saturno, Elemento: Terra). Use o jaspe pardo para alcançar equilíbrio e assentamento, especialmente depois de executar um ritual mágico ou um trabalho psíquico ou espiritual. Se tem tendência a viver com a cabeça nas nuvens até ao ponto de pôr em risco a sua vida física, use um jaspe pardo. Jaspe listado (moteado) : (Energia: Projectiva, Planeta: Mercúrio, Elemento: Ar). Use o jaspe listado para que o proteja de morrer afogado. Diz-se que é especialmente potente para isso quando se grava uma imagem de uma cruz de braços iguais, que representa os poderes dos quatro elementos, do fundamento e do controle. KUNZITE ENERGIA: Receptiva. PLANETAS: Vénus, Plutão. ELEMENTO: Terra. PODERES: Relaxamento, paz, equilíbrio. USOS MÁGICOS: Numa recente exposição de pedras preciosas e minerais em San Diego, detive-me numa banca que exibia dezenas de belíssimos espécimes rosados e lilás de kunzite. As pedras teriam um tamanho desde quase 3cm, até enormes pedaços de 15cm. As kunzites emitem uma vibração pacífica que se podia sentir só por nos aproximarmos delas. Agarra nisto. Acaso não te acalma? Perguntou uma mulher ao seu companheiro, depositando-lhe um pequeno pedaço de pedra na mão. Ele afirmou que sim. A etiqueta do inquietante preço dizia $95.00. A kunzite é uma pedra relativamente “moderna”, nenhuma fonte antiga a menciona. Sem dúvida, logo ganhou aclamação e uns poucos de usos mágicos por parte de quem já trabalhou com ela. As kunzites de melhor qualidade parecem ser as peças com sombras lilás. Pelo que me disseram, a cor extinguir-se-á se se expõe ao sol durante muito tempo. Como já mencionei, é cara; uma peça de uns 112gr que comprei recentemente custou-me $9.00. Magicamente, a kunzite sustem-se ou usa-se para estimular o relaxamento. Liberta as tensões e relaxa aqueles músculos em que muitas vezes depositamos os efeitos da tensão diária. Passar a pedra pelas partes em tensão do corpo alivia os músculos. Se o seu trabalho o submete a pressões, coloque um pedaço no seu escritório ou perto de onde trabalha. Sustenha-o na sua mão receptiva para aliviar as tensões. A kunzite que se leva no automóvel pode ajudá-lo a relaxar-se durante as complicações de trânsito. Se se sente suficientemente rico, adicione um pequeno pedaço de kunzite aos amuletos protectores do automóvel para se assegurar de não causar problemas enquanto está por detrás do volante. Como a ametista, a kunzite também induz a paz. Leve ou olhe fixamente uma para acalmar a ira, os nervos e o medo. Também é uma pedra de estabilidade, que centra e que assenta, de modo que se usa ou se leva para “ter os pés assentes sobre a Terra”. A kunzite também pode ser útil para atrair o amor. Muitos dos seus segredos ainda jazem no seu interior, esperando que os descubramos. >LÁGRIMA DE APACHE ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Protecção, sorte. USOS MÁGICOS: A Lágrima de Apache, um glóbulo de obsidiana translúcida, leva-se como amuleto de boa sorte. Também se usa com propósitos de protecção e também com os assignados à obsidiana. LAPISLAZULI ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água. DIVINDADES: Ísis, Vénus, Nuit. METAL ASSOCIADO: Ouro. PODERES: Cura, alegria, amor, fidelidade, psiquismo, protecção, coragem. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O lapislazuli tem infinitas associações com reis e rainhas. Na antiga Suméria, a pedra estava intimamente associada com as divindades em geral. Ao levá-la, o seu dono tinha o potente poder mágico de uma divindade, pois a pedra continha a força contida por detrás de toda a divindade. Alguns diziam que a pedra continha a alma da divindade, que se “reflectiria” em seu dono. Era uma substãncia popular para fabricar os selos cilíndricos na Suméria. Estes eram pedras pequenas e redondas esculpidas com imagens de divindades e seus símbolos. Os selos cilíndricos usavam-se como “selos”, “firmas” pressionando a pedra gravada sobre os documentos de argila húmida e eram apreciados como amuletos e talismãs. Alguns acreditavam que o lapislazuli, uma bela pedra real azul com manchas de pirite dourada, combina as influências de Vénus e Marte, pois a pirite é governada por Marte.isto não é demasiado convincente por o conteúdo de pirite é mínimo e, em algumas peças, é praticamente inexistente. USOS MÁGICOS: O lapislazuli, uma pedra bastante cara, é curativa e calmante. Só com o tocar o corpo com a pedra melhora a condição física, espiritual, psíquica e emocional. Usa-se especificamente para aliviar as febres e as doenças de sangue. O lapislazuli fortalece a vista se for usada habitualmente. Se se sustem na mão durante qualquer ritual de cura, ou se coloca à volta de velas azuis ou púrpuras, a pedra ajuda o mago a concentrar a energia sobre o resultado mágico. Se fizer um ritual de cura para um amigo, sustenha a pedra e visualize a pessoa doente como um ser humano curado, são e em perfeito estado. Visualize a energia que flui ao interior da pedra e, aumentada e especificada, vai até à pessoa. O lapislazuli é uma pedra edificante, espiritual. A sua cor azul profundo reflecte as suas vibrações pacíficas. É útil para aliviar a depressão e estimular a espiritualidade e é uma excelente pedra para a meditação. O lapislazuli estimula a bondade de quem o usa. Esta pedra é utilizada em rituais destinados a atrair o amor espiritual. Pegue um pedaço de lapislazuli sem pulir o borde afiado. Carregue a pedra e uma vela cor de rosa com a sua necessidade de amor. Depois, usando o lapislazuli, grave um coração na vela. Coloque a pedra perto do candelabro e faça arder a vela enquanto visualiza um amor que entra em sua vida. O lapislazuli é considerado um poderoso amuleto de fidelidade e usa-se para fortalecer os vínculos que existem entre os amantes. Talvez actualmente seja mais utilizado para fortalecer a consciência psíquica. O lapislazuli quebra o domínio que a mente consciente tem sobre a subconsciente (psíquica) e permite que se conheçam os impulsos intuitivos. Usar um colar de lapislazuli ou sustentar um pedaço na mão aumenta a sua consciência destes impulsos muitas vezes difíceis de percerber. Para aumentar em geral a sua consciência psíquica (por exemplo, a sua capacidade de aproveitar esta informação), use lapislazuli todos os dias. Ou use-o só quando está adivinhando o futuro, observando o desígnio de uma pedra ou consultando o tarot de pedras ou, pelo contrário, utilizando símbolos que falam à mente psíquica. Recordese: estes actos de adivinhação e os rituais a eles associados em geral são “truques” destinados a relaxar a mente consciente. O lapislazuli também é uma pedra protectora, em especial das crianças. Na Índia contemporânea, as contas de lapislazuli são enfiadas em fio de ouro. As crianças usam o colar resultante para assegurar a saúde, o crescimento e a protecção. Houve uma altura que se colocava à volta do pescoço das crianças para afastar os medos e as fantasias perturbadoras. Esta influência que dá coragem, também é utilizada pelos adultos e talvez seja devida às propriedades psíquicas e protectoras do lapislazuli. Apesar do seu preço ser relativamente elevado, o lapislazuli é uma pedra que todo aquele que realiza magia com pedras deveria possuir e utilizar. NÃO CONHEÇO ESSA PEDRA PESQUISEI E NÃO ENCONTREI FOTOS LAVA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADE: Pele. PODERES: Protecção. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O vulcão é um antigo símbolo da criação. Ao entrar em erupção, representa os quatro elementos em funcionamento: a Terra e o Ar misturam-se para criar a lava, que possui liquidez (Água). O fumo (Ar) eleva-se da cratera. Quando a lava entra em contacto com a água, cria-se terra nova ao resfriar-se, e extende a massa de terra até ao mar. em muitas partes do mundo, estes impressionantes atributos fizeram com que a lava fosse vista como algo que possui propriedades mágicas. Antes de os europeus descobrirem o Hawaii, usavam-se rochas de lava para construir heaiu, que eram centros de actividades religiosas e mágicas. Os heaiu (nas palavras hawaianas não se agrega um s para denotar a pluralidade) tinham diferentes funções. Alguns eram centros de cura, cheios de jardins de ervas; outros estavam dedicados às divindades da pesca; e outros eram o domínio do deus da guerra Kukailimoku, a famosa divindade patrona de Kamehameha. Os hawaianos contemporâneos que ainda praticam os velhos costumes van al heaiu de cura e buscam pedras de lava azuladas. Envolvem a rocha numa folha de ki (ti) e colocam-na sobre a terra, pedindo uma cura. Esta prática ainda é muito comum, e se visitar um heaiu, em especial um dedicado a curas como Keaiwa Heaiu, nas colinas sobre Honolulu, verá abundantes rochas de lava envoltas em folhas. Todos os dias, pacotes que contêm rochas de lava que levam turistas descuidados, regressam por correio ao Centro de Visitantes do Parque Nacional dos Vulcões Hawaianos. Muitas vezes vêm acompanhados de cartas que detalham as penúrias que sofreram quem as havia colhido desde que as haviam levado. Pele, a antiga deusa hawaiana dos vulcões, da destruição e da criação, é zelosa das Suas pedras. Colher as Suas pedras sem antes lhe dar uma oferenda (como frutas de ohelo; brotos de ohia lehua, raíz de taro, o kalo, ou no mundo moderno, garrafas de genebra) e pedir-lhe permissão, ainda está considerado como um convite seguro a problemas metafísicos. USOS MÁGICOS: Existem dois tipos de lava conhecidos em todo o mundo com nomes hawaianos. Considera-se que a lava a’a, grossa e áspera, é projectiva ou masculina. A lava pahoe’hoe, ou suave, é receptiva ou feminina. A a’a é a mais potente para a protecção mágica, mas ambas funcionam bem. Devido à sua origem vulcânica, é suposto que ambos os tipos tenham energias projectivas. Um pequeno pedaço de lava colocado no altar ou metido no bolso é um potente amuleto de protecção. Para proteger a casa em geral, rodeie uma vela branca com lava e faça-a arder durante 15 minutos todos os dias. Para se proteger durante a suspeita de um ataque psíquico, banhe-se em água salgada. Depois, usando nove ou treze pedaços pequenos de lava, sente-se no chão olhando para eles. Começando pelo Este, coloque cada pedra a uns 30 cm. de você até formar um círculo que rodeie o seu corpo por completo. Sinta as vibrações protectoras que a lava provoca, borrifando-o ou criando fontes de lava líquida ardente que repele e envia a negatividade, dirigida consciente ou inconscientemente, de regresso a quem lhe deu origem. Repita este ritual quando for necessário. LEPIDOLITE NOME POPULAR: Pedra da Paz. ENERGIA: Receptiva. PLANETAS: Júpiter, Neptuno. ELEMENTO: Água. PODERES: Paz, espiritualidade, sorte, protecção, prevenção de pesadelos, psiquismo, amor. USOS MÁGICOS: Massas de pedra de cor lilás brilhante de 60 a 90cm jaziam replandescentes debaixo do sol. Misturadas entre as rochas havia grupos de turmalinas rosadas. O efeito era surpreendente, inspirava um temor reverente. Nas colinas da Reserva de Índios Pala, a uma hora de carro de san Diego, há áreas ricas em pegmatite. Nestas montanhas encontram-se turmalina rosada, vermelha, verde e multicolor, mica, berilo, morganite (variedade de berilo), hiddenite (espodumen verde, do grego, spodoumenos, silicato de lítio e alumínio), kunzite e toneladas de lepidolite. A lepidolite é um tipo purpúreo de mica rica em lítio. É um mineral belo mas muito frágil. Se bem que se achem em formas suficientemente duras para que se possam moldar como ovos e esferas, quebra-se com muita facilidade. Por vezes tem incrustações de cristais de turmalina rosada. Como não é uma pedra preciosa, a lepidolite é difícil de obter nas casas comerciais. Quanto mais praticantes de magia com pedras se dêm conta das suas propriedades, mais fácil será de encontrar. É uma pedra calmante, apropriada para aliviar as tensões da vida quotidiana. Geralmente usa-se com este fim e muito poucas vezes é usada em joalharia. A lepidolite acalma a ira, o ódio e qualquer outra emoção negativa. Simplesmente sustenha a pedra na sua mão receptiva durante alguns momentos e respire profundamente. Ou, para acalmar a toda uma casa, coloque pedras de lepidolite num círculo à volta de uma vela cor de rosa. Devido aos seus efeitos calmantes e ao seu por vezes intenso tom púrpura, a lepidolite pode usar-se em rituais ou levar-se para estimular a espiritualidade. Este mineral usa-se para atrair a boa sorte até quem o leva. Também afasta a negatividade, ainda que as suas propriedades protectoras não sejam extremamente fortes. Para assegurar um sono tranquilo, livre de pesadelos, coloque alguns pedaços de lepidolite perto da cabeceira da cama. Alguns magos que utilizam pedras estão usando agora a lepidolite para aumentar a consciência psíquica. Uma maneira simples de o fazer é colocar um pedaço do mineral no seu altar entre velas amarelas ou azuis. Sente-se diante dele e trabalhe para quebrar o domínio da sua mente consciente. MADEIRA PETRIFICADA ENERGIA: Receptiva. ELEMENTO: Akasha. PODERES: Longevidade, regressão a vidas passadas, cura, protecção. USOS MÁGICOS: A madeira petrificada são as árvores antigas que, faz eons, foram cobertas por água rica em minerais. A água lentamente dissolveu a madeira e substituiu-a com diversos minerais. Este processo produziu o que conhecemos como “madeira petrificada2. É um fóssil e está governado pelo Akasha. Devido à sua grande antiguidade (a madeira fossilizada tem milhões de anos), leva-se ou se utiliza em conjuros destinados a estender a longevidade da vida ou, alternamente, a aumentar o nosso prazer de viver e a evolução dentro das nossas vidas. Ainda assim, devido à sua idade, a madeira petrificada usa-se para evocar as encarnações passadas. A “pedra” leva-se como um amuleto para a prootecção graças à sua dureza e estranho aspecto. Em tempos passados, pensava-se que “assustava” o mal. Actualmente, consideramos que erige barreiras de energia que desviam a negatividade. MADREPÉROLA ENERGIA: Receptiva. PLANETAS: Lua, Neptuno. ELEMENTOS: Água, Akasha. METAL ASSOCIADO: Prata. PODERES: Protecção, riqueza. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A madrepérola é o interior lustroso e opalescente de diversos moluscos marinhos. Apesar de não ser uma pedra, foi aqui incluída pelo seu extenso uso em magia. A madrepérola utilizou-se nas jóias rituais ao longo dos séculos. As conchas marinhas eram o meio de intercâmbio (dinheiro) em muitas partes do mundo enquanto que os metais eram escassos ou inexistentes, como na Polinésia. Dado que esta substância é o produto de uma criatura viva – o esqueleto exterior, a concha – está relacionada com o quinto elemento, o Akasha. Recolha você mesmo madrepérola nos leitos dos rios ou no oceano. Como a madrepérola comercial é obtida matando o animal que a criou, corre-se um risco ao utilizá-la em magia. Misticamente, relaciona-se com o oceano, a profundidade e o movimento. USOS MÁGICOS: A madrepérola coloca-se nas crianças recém-nascidas para protegê-las dos perigos da sua nova existência. Também é uma magnífica substância para usar em conjuros para a riqueza, o dinheiro e a opulência. Unja-a com água do mar (que contém ouro) ou um óleo que atraia o dinheiro, como o de patchouli ou o de cedro. Coloque uma moeda de prata ou qualquer peça de prata perto da concha. Envolva a madrepérola e o objecto de prata com uma nota ou um papel verde e ate-o com um fio verde. Coloque este talismã no seu altar entre duas velas verdes. Deixe que ardam 10 ou 15 minutos enquanto realiza a visualização. Depois passe a levar o amuleto consigo. MALAQUITE NOME POPULAR: Malaku (do grego, “malva”). ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. ERVA ASSOCIADA: Malva. PODERES: Poder, protecção, amor, paz, êxito nos negócios. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Usa-se um pedaço de malaquite para detectar o perigo eminente. Dizem as lendas que esta pedra, tal como muitas outras outras, parte-se para advertir a quem a usa do perigo que aí vem. USOS MÁGICOS: Esta bela pedra verde com bandas de diversos matizes foi usada durante muito tempo para ter mais energia durante os rituais mágicos. Use-a, sustenha-a ou coloque-a no seu altar para aumentar a sua capacidade de enviar poder até ao objectivo mágico. Na antiguidade, acreditava-se que era muito eficaz quando nela se esculpia nela a figura do Sol com raios. Ainda que a cor da pedra seja um tranquilo verde azulado, usa-se em magia protectora, em particular a que se ocipa das crianças. Usam-se contas ou brincos de malaquite para se proteger da negatividade e dos perigos físicos. A malaquite é uma pedra guardiã do viajante e diz-se que é particularmente poderosa para prevenir quedas. Se se usa um colar de malaquite que toque a pele perto do coração, expande a sua capacidade de amar e, consequentemente, atrai o amor até você. Ou então, utilize a pedra em conjuros para atrair o amor. Monte-a numa peça de cobre gravado com o símbolo do planeta Vénus (Ç), um círculo com uma cruz de braços iguais debaixo dele. Por detrás da pedra coloque uma vela verde e deixe-a arder quinze minutos por dia, enquanto se visualiza numa relação amorosa. A sua cor verde é relaxante. Olhar fixamente uma malaquite ou sustê-la na mão receptiva relaxa o sistema nervoso e acalma as emoções tormentosas. A malaquite estimula a tranquilidade e garante o sono se se a usa na cama. Se se a sustem, dissipa a depressão. Pequenos pedaços de malaquite colocados em cada canto de um edifício de negócios ou uma pequena peça colocada na caixa registadora atraiem os clientes. Se for usada durante reuniões de negócios ou exibições comerciais, aumenta a sua capacidade de obter bons acordos e vendas. É a pedra dos vendedores. MÁRMORE NOME POPULAR: Nicomar. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. PODERES: Protecção, êxito. USOS MÁGICOS: O mármore é um carbonato de cal. O coral, a calcite, a pedra calcária, as estalagmites, o giz, as conchas do mar e os ossos são todos cal, ainda que tenham diferentes usos mágicos. Especificamente, o mármore usa-se nos conjuros protectores. Um altar feito de mármore, por completo ou em parte, é o centro ideal para os conjuros protectores. (Alguns magos usam uma tábua de mármore como parte superior dos seus altares). As mesas e acessórios de mármore protegem a casa. O mármore pode levar-se ou usar-se para a protecção geral, como na Índia. O mármore também é utilizado nos conjuros que envolvem o êxito pessoal num sentido geral. MICA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Mercúrio. ELEMENTO: Ar. PODERES: Adivinhação, protecção. USOS MÁGICOS: A mica, término geral para os minerais que exibem folhas de cristais finas como papel e flexíveis, é uma pedra comum. Agarre num pedaço de mica com pelo menos 2,54 centímetros quadrados. Enquanto se visualiza possuindo um completo controle dos seus poderes psíquicos, sustenha a pedra debaixo da luz da lua. Capture o brilho do astro sobre a superfície resplandescente da mica. Movendo suavemente a pedra nas suas mãos, deixe que a sua trémula luz adormeça a sua mente consciente. Expanda a sua consciência psíquica e determine os acontecimentos futuros. A mica também se leva para gozar de uma protecção geral. OBSIDIANA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Saturno. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADE: Tezcatlipoca (em azteca, “Espelho Fumegante”, ou “Espelho Resplandescente”). PODERES: Protecção, assentamento, adivinhação, paz. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A obsidiana é simplesmente lava que esfriou com tanta rapidez que os minerais dentro dela não tiveram tempo de formar-se. é um vidro que ocorre naturalmente. Os antigos aztecas fabricavam espelhos planos e quadrados com este vidro negro para usar na adivinhação. Segundo a lenda, é possível que o famoso Dr. Dee, mago alquimista contratado pela rainha Isabel I de Inglaterra, haja utilizado um destes espelhos nas suas sessões de adivinhação. Era um material popular parao fabrico de facas de pedra, pontas de lança e cabeças de flexa, e quando é usada com este fim conhece-se normalmente como “pedernal”. Estas cabeças de flecha têm propriedades mágicas. (Ver PEDERNAL). USOS MÁGICOS: A obsidiana é uma pedra que estabiliza e dá equilíbrio. Sustenha-a nas suas mãos ou coloque os pés descalços sobre duas peças pequenas e polidas quando se sinta desvairado ou pareça não poder pôr a sua vida física em ordem. Recorde: o físico é o caminho até ao espiritual. Cada um é o reflexo do outro. A obsidiana é eficaz quando se leva ou se usa em rituais protectores. Num deles, deve-se rodear uma vela branca com quatro cabeças de flecha de obsidiana que apontem cada uma numa das direcções. Isto erige energias agressivas que protegem o lugar onde este ritual for feito. As esferas de obsidiana, que ainda se fabricam no México, são magníficas ferramentas para adivinhar o futuro. Se não obtém bons resultados com o cristal de quartzo, tente com um pedaço ou uma esfera de obsidiana. Para alguns, o negrume da pedra permite um acesso mais fácil à mente subconsciente. OLHO DE GATO ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. PODERES: Riqueza, beleza, jogos por dinheiro, protecção, cura. USOS MÁGICOS: Olho de gato é um nome que se aplica a várias pedras diferentes, mas em geral, a um quartzo que contém asbesto verde oliva. O antigo olho de gato asiático, sem dúvida, era uma variedade de crisoberilo. Esta pedra, que exibe uma opalescência luminosa e móvel, é uma ajuda para a beleza. Usa-se ou leva-se para aumentar a beleza e conservar a juventude. Pode-se fazer uma dissolução medicinal enchendo uma jarra de vidro verde com água doce de uma nascente; lojo junte um olho de gato e deixe-o ao Sol de três a seis horas. Depois, retire a pedra. Lave o rosto com a água todos os dias até que se acabe e depois use a pedra. O olho de gato também é utilizada nos esconjuros para a riqueza e dinheiro. Possuir a pedra protege a riqueza do seu dono e a aumentará enquanto tiver a pedra. Muitas vezes guarda-se a pedra com o dinheiro, com este fim. A pedra não só evitará a ruína financeira como também restabelecerá a riqueza perdida antes de a possuir. O olho de gato traz riquezas e é um excelente talismã para os jogadores. Para a saúde mental, a protecção, a clarividência e a sorte pode-se usar um olho de gato montado num anel de prata. A pedra também alivia a depressão, dá prazer e deve usar-se durante a especulação financeira. Devido ao seu aspecto de olho, esta pedra usa-se para ajudar nas doenças dos olhos. Um conjuro para o dinheiro com um olho de gato: agarre na maior nota que tenha. Esfregue-a com o olho de gato, depois embrulhe-a bem à volta da pedra. Ate a nota à pedra com um fio verde e use-o no bolso para aumentar o seu dinheiro. Não gaste a nota até que o conjuro tenha surtido efeito. Os assírios pensavam que o olho de gato causava a invisibilidade, provavelmente devido ao seu aspecto deslumbrante. OLHO DE TIGRE ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. METAL ASSOCIADO: Ouro. PODERES: Dinheiro, protecção, coragem, energia, sorte, adivinhação. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Os soldados romanos usavam olhos de tigre gravados com símbolos para proteger-se durante a batalha. USOS MÁGICOS: O olho de tigre é uma pedra excelente para estimular a riqueza e o dinheiro. Um simples conjuro para o dinheiro supõe carregar vários olhos de tigre com a sua necessidade de dinheiro. Use-os para rodear uma vela verde. Acenda a vela e visualize. Também se leva como protecção contra todo o perigo. Um olho de tigre montado num anel ou num brinco é um excelente protector. O olho de tigre é governado pelo Sol e possui um raio dourado de luz; usa-se para fortalecer as convicções e criar coragem e confiança. É uma pedra quente e estimula o fluxo de energia através do corpo quando é usada. Também é benéfica para os débeis e doentes. Sente-se ao ar livre num dia de sol. Sustenha um olho de tigre nas suas mãos e observe os raios de luz. Pare a sua mente consciente e olhe até ao futuro. Ou, ao contrário, use a pedra para ver as suas vidas passadas. OLIVINA NOMES POPULARES: Crisólito, Chrysolithus, Lumahai (hawaiano). ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. METAIS ASSOCIADOS: Ouro, calamite. PODERES: Dinheiro, protecção, amor, sorte. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Uma terrível tormenta açoitou a ilha redonda de Kauai. Desafiei o vento e, avançando pelas árvores de paus de ferro, admirei a praia Lumahai (onde se filmaram partes do filme South Pacific. Lumahai em hawaiano significa “olivina”). Enquanto enormes ondas rebentavam a uns metros de mim, ajoelhei-me na areia e vi incontáveis milhões de pequenos cristais verdes mesclados com fragmentos de coral, lava e conchas. Um ano depois, ajoelhei-me em Ka Lae, na Grande Ilha de Hawaii e recolhi cristais maiores de olivina da areia rochosa. Perto dali havia praias compostas somente de olivina. Falei com vários peritos em pedras e nenhum está de acordo com o outro. O porquê? Olivina / Perídoto. As duas pedras, dizem alguns, são idênticas; outros dizem que a olivina tem uma cor mais olivácea e que o perídoto é mais verde. As pedras, sem importar a sua origem, parecem ser quase da mesma cor: ainda que para alguns, a olivina é de um verde mais escuro. Dado que não me satisfazem nenhumas conclusões sobre este assunto, incluí ambas as pedras neste livro em artigos separados. A olivina é uma pedra verde e translúcida. É de origem vulcânica e encontra-se em todo o mundo. Como menciona na Parte III, foi encontrada recentemente em meteoritos. USOS MÁGICOS: A olivina é uma pedra que atrai o dinheiro. Faça um círculo com estas pedras à volta de velas verdes para atrair dinheiro até à sua vida. A areia de olivina pode comprar-se em lojas de prendas no Hawaii. Se conseguir obtê-la, coloque um pouco em sacos de dinheiro ou no seu bolso enquanto realiza a visualização. Quem tem a ver com o mundo dos negócios pode colocar uma pequena quantidade de olivina no seu escritório ou na sua caixa registadora. Ou então, coloque o seu cartão de negócios num prato verde e cubra-o completamente com areia de olivina. Todos estes rituais também se podem fazer com pedras de olivina. A olivina tem sido utilizada como proyecção visto que é de origem vulcânica. Rechaça a negatividade dirigida para o seu dono, de modo que muitas vezes é utilizada como amuleto. Pequenas pedras de olivina facetadas montadas em anéis de ouro são amuletos protectores ideais. A pedra também se encastra em ouro e usa-se como protecção contra os ladrões e também para criar uma visão positiva da vida. A olivina é também uma pedra que atrai o amor. E, finalmente, como todas as pedras verdes, leva-se ou usa-se nos conjuros destinados a atrair a sorte. ÓNIX ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte, Saturno. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADE: Marte. PEDRA ASSOCIADA: Diamante. PODERES: Protecção, magia defensiva, redução dos desejos sexuais. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Em tempos passados, pensava-se que o ónix era uma manifestação de um demónio aprisionado na pedra. Este demónio despertava de noite e semeava o terror e pesadelos nas pessoas dentro do alcance da sua influência. Também se pensava que este demónio provocava discórdia entre os amantes (observe mais abaixo a razão pela qual poderia haver “discórdia” no caso de utilizar mal a pedra). USOS MÁGICOS: O ónix é uma pedra de protecção que se usa quando se enfrenta adversários em batalhas ou conflictos de todo o tipo, ou quando se caminha depressa por uma rua escura a meio da noite. (Não é agradável que a magia seja prática?). Na magia cerimonial clássica, gravava-se a imagem de uma cabeça do deus Marte ou uma figura do herói Hércules em ónix e usava-se para ter coragem. O ónix é usado como protecção e como defesa contra a begatividade consciente dirigida contra nós. Enquanto que coisas como o “ataque psíquico” e o “malefício” são pouco comuns e muitas vezes só existem na mente da “vítima”, fazer rituais de defesa pode resultar psicológicamente purificador. Um conjuro para a defesa: coloque um espelho quadrado no seu altar. Ponha uma vela púrpura diante dele de modo que a chama se reflicta no espelho. Carregue nove ónixes com energia reflexiva ou defensiva. Coloque um pedaço de ónix a uns 7cm à direita da vela. Coloque as outras oito pedras num semicírculo à volta da vela, trabalhando da direita para a esquerda, até que a vela esteja rodeada de ónix do seu lado mas não haja nenhum em frente ao espelho. Acenda a vela. Visualize que o ónix recolhe a negatividade e a envia até à chama da vela. Depois, veja como a chama actua como lente, concentrando a negatividade e enviando-a para o espelho. O espelho é uma porta para o plano espiritual. A energia negativa é enviada, através dele, de regresso à sua origem. A protecção está assegurada. O ónix foi usado para reduzir os impulsos sexuais. Isto é perigoso, pois o alívio sexual é uma parte natural da vida. Reprimido, pode dar como resultado enfermidades mentais, físicas, atitudes anti-sociais, desilusões religiosas e até tendências assassinas. Os impulsos sexuais naturais existem para sentir prazer, para experimentar a união com outros humanos e com o divino e para continuar com a vida humana. Suprimirlos conduz ao ódio, ao isolamento e a uma diminuição do respeito por todas as formas de vida. Sem dúvida, nestes tempos de contacto sexual arriscado, talvez o ónix pode ser utilizado para ajudar a refrear os impulsos sexuais incontroláveis. O sexo, em especial quando é feito com parceiros novos (amores de uma noite), pode provocar 77 uma adição psicológica. Pode até levar a descuidar assuntos não sexuais, a sofrer de disfunções sexuais (impotência ou frigidez) e doenças. Se o desejo incontrolável é um problema, deite-se totalmente vestido. Sustenha um pedaço de ónix a uns 5cm da sua púbis. Deixe-se bombardear pelas suas vibrações calmantes e espirituais. Visualize-se desejando menos sexo, recordando que o que importa não é a quantidade mas sim a qualidade. Faça-o durante alguns minutos todos os dias, mas não mais de uma semana. Espere uma semana antes de repetir este ritual. O ónix também pode usar-se para acalmar o desejo sexual quando não existe a possibilidade de fazê-lo como o seu par, por exemplo, durante longas separações físicas, doenças ou a última fase da gravidez. Ainda que a autoestimulação (masturbação) pode e deve ser um alívio satisfatório, muitos de nós necessitamos da troca de energia com outra pessoa para nos sentirmos sexualmente satisfeiros. A educação da sociedade também nos inculcou a falsa noção de que a masturbação é suja, antinatural e provocadora de doenças. Se é este o caso e você não tem acesso às relações sexuais, desperte a sua própria sexualidade ou de contrário, carregue um pedaço de ónix e sustenha-o a uns centímetros da sua púbis, visualizando a diminuição do do seu desejo sexual. Quando o seu parceiro estiver novamente consigo, estimule o seu desejo sexual com um diamante ou uma cornalina para desfrutar por completo do contacto. Estas duas técnicas podem ser perigosas. Não devem ser executadas sem antes serem pensadas cuidadosamente. Nunca continue usando o ónix para reprimir o seu desejo sexual durante mais de um mês ou dois e depois reabra o centro sexual. Sem dúvida, não deixe que isto o afuguente do ónix. Quando é carregado com propósitos protectores, por exemplo, afecta o centro sexual de maneiras diferentes. O sexo está ligado com a sobrevivência da nossa espécie. De modo que “protege” a vida. Levar posto um ónix ou utilizá-lo em rituais de protecção canaliza a energia sexual dentro da pedra e dali cria a protecção. Uma alternativa segura ainda que cara para os rituais mencionados, supõe ter um diamante – não importa quão grande ou pequeno ele seja – encastrado em ónix. Quando o diamante (que é sexualmente excitante) está rodeado pelo ónix, que inibe a sexualidade, simboliza o control sobre a nossa natureza sexual. OPALA ENERGIA: Projectiva, receptiva. PLANETAS: Todos os planetas. ELEMENTOS: Todos os elementos. DIVINDADE: Cupido. ERVA ASSOCIADA: Loureiro. PODERES: Protecção astral, psiquismo, beleza, dinheiro, sorte, poder. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Para muitos, a opala é a pedra da desgraça, da dor e da má sorte. Sem dúvida, esta é uma ideia nova e não é verdadeira. Uma referência de Sir Walter Scott na sua novela Anne de Gierstein a uma desgraça associada com uma opala é a causa desta infundada ideia. USOS MÁGICOS: A opala contém as cores e as qualidades de qualquer outra pedra. Como tal, pode-se “programar” ou carregar virtualmente com todo o tipo de energia e pode usar-se em esconjuros que incluam todas as necessidades mágicas. 78 No passado, as opalas usavam-se para criar invisibilidade. A pedra era envolvida numa folha fresca de loureiro e se levava com este propósito. Geralmente, as pedras (e ervas) vinculadas com a invisibilidade na realidade usavamse para estimular a projecção astral, e a opala é ideal para isto. Não há lugar neste livro para descrever as diversas técnicas usadas para separar conscientemente o corpo astral do físico, de modo que deverá consultar um livro de autoridade reconhecida como o de Denning e Phillip, Projecção astral, publicado por Llewellyn Publications (existe uma edição em espanhol publicada por Luís Cárcamo, editor. Madrid- Espanha). As opalas são usadas durante a projecção astral tanto para protecção como para facilitar o processo. Também é usada para evocar encarnações passadas. Sustenha a opala nas suas mãos e observe-o. Mova a sua atenção de cor em cor dentro da opala até que consiga pôr-se em contacto com a mente psíquica. Uma vez que isto aconteça, interne-se no passado. Muitos apreciam a pedra porque desenvolve os poderes psíquicos e muitas vezes usase em joalharia com este propósito. Os brincos são os ideais. As opalas também se usam para fazer aflorar a beleza interior. Um conjuro para a beleza: coloque um espelho redondo no altar ou por detrás dele, de forma tal que possa ver-se o rosto enquanto está de joelhos. Coloque duas velas verdes de cada lado do espelho. Acenda-as. Carregue uma opala com a sua necessidade de beleza; enquanto sustem a pedra, observe o seu próprio reflexo. Com o escalpelo da sua visualização, molde e forme o seu rosto (e o seu corpo) com a forma que você deseja. Logo, leve ou use a opala e proponha-se melhorar o seu aspecto. As opalas de fogo usam-se muitas vezes para atrair dinheiro. Podem levar-se ou colocar-se junto a verde verdes que ardem durante a visualização. Se tem uma empresa comercial, coloque uma opala de fogo no edifício e carregue-a para que seja um íman e atraia clientes. As opalas negras são muito apreciadas pelos magos e pelos membros da religião Wicca como pedras de poder. Muitas vezes usam-se nas jóias rituais para aumentar a quantidade de poder que desperta e se liberta do corpo durante a magia. Finalmente, devido às suas cores cintilantes e ao seu belo e único aspecto, a opala é uma pedra que atrai a sorte. PEDERNAL NOMES POPULARES: Pedra de Raio, Disparo de Duende, Disparo de Fada, Flecha de Duende, Pedra de Víbora. ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. METAL ASSOCIADO: Prata. PODERES: Protecção, cura, adivinhação. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Os índios americanos usaram muito o pedernal, termo aplicado vagamente a variedades de quartzo opaco, em ritos mágico-religiosos. Entre os cheroquis, por exemplo, os xamanes invocavam o pedernal antes de realizar tratamentos medicinais. O pedernal, um dos primeiros artigos de comércio dos povos da antiguidade, usou-se em grande medida para fabricar folhas de armas e ferramentas. Antigas facas de pedernal, achados ao longo da Europa, foram e ainda são usados como amuletos de protecção. Eram conhecidos como “Pedra de Raio” e “Disparo de Duende”, revelando assim que as suas origens permaneceram ocultas durante muito tempo. Os irlandeses montavam facas de pedernal em prata e levavam-nos para se protegerem de “fadas” maliciosas. Na Escandinávia, às vezes honravam-se as facas de pedernal como “deuses” da família. Sobre eles vertia-se cerveja e manteiga derretida, da mesma maneira como se veneram as estátuas sagradas na Índia contemporânea. USOS MÁGICOS: Como já foi mencionado, os utensílios antigos de pedernal são amuletos para a protecção. Crê-se que o pedernal é particularmente potente quando é colocado sobre a porta. Se obtiver uma antiga faca de pedernal (ou uma cópia moderna), coloque-o no altar ou sustenha-o durante os rituais de protecção. O pedernal usa-se no Brasil contemporâneo, para achar ouro, água, pedras preciosas e outros tesouros subterrâneos. Um conjuro americano moderno com pedernal: para curar uma enxaqueca, golpeie um pedernal várias vezes. Quando saltam as faíscas, visualize a dor saindo da sua cabeça, dirigindo-se até às chispas, e dispersando-se nelas. PEDRA DA CRUZ NOMES POPULARES: Pedras da Cruz, Cruzes das Fadas. ENERGIAS: Projectiva, receptiva. PODERES: Magia dos elementosa, poder dos elementos, sorte. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Quando uma amiga minha regressou depois de passar seis meses no norte da Califórnia, trouxe consigo, entre muitas outras maravilhas, uma peça de pedra da cruz. Ainda que ela lhe tenha chamado “cruz de fada” (ou cruzes das fadas), reconheci-a como uma pedra da cruz. Os xamanes muitas vezes incluem um pedaço desta pedra nos seus sacos de medicinas ou de poder, e é um dos artigos preferidos que trocam com outros durante as “revelações”. USOS MÁGICOS: A pedra da cruz, ao que parece uma classe de andaluzite, encontra-se em cristais agrupados. Quando os abrimos ou os partimos em dois, revelam o desenho de uma cruz simétrica de cores claras e escuras alternadas. Devido à sua forma, a pedra da cruz é usada ou a levam aqueles que praticam a magia dos elementos ou aqueles que desejam equilibrar os quatro elementos dentro de si. Leva-se, usa-se ou coloca-se no altar para ter poder durante os rituais mágicos de todo o tipo. Como sucede com todas as pedras que exibem formas ou desenhos inusitados, leva-se para atrair a sorte. PEDRA DA LUA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. DIVINDADE: Diana, Selene, Ísis, todas as deusas lunares. PEDRA ASSOCIADA: Cristal de quartzo. METAL ASSOCIADO: Prata. PODERES: Amor, adivinhação, psiquismo, sono, jardinagem, protecção, juventude, dietas. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A pedra da lua, um feldspato opalescente azul, branco ou rosado, está intimamente conectada com a Lua na ciência popular mágica. De facto, tanto isto é verdade que alguns a usam de acordo com as fases lunares. Alguns dizem que é magicamente potente durante a Lua crescente e menos durante a minguante. Sem dúvida, outros usam esta pedra durante o aparente decrescimento da Lua em rituais de adivinhação, como por exemplo o que se descreve mais adiante. A pedra da lua foi dedicada há muito tempo às deusas da Lua. As jóias rituais da religião pagã Wicca muitas vezes são feitas de prata e pedras da lua. Uma varinha mágica lunar pode construir-se de prata com uma pedra da lua na extremidade. Usase nos rituais mágicos. USOS MÁGICOS: Esta pedra é receptiva e atrai o amor. Use ou leve uma pedra da lua para atrair amor para a sua vida. Na noite de Lua Cheia e debaixo da sua luz, rodeie uma vela cor de rosa e visualize-se numa relação amorosa. A pedra da lua também é apreciada pela sua capacidade de resolver problemas entre os amantes, em especial aqueles que discutiram amargamente. Sustenha uma pedra da lua, carregue-a com vibrações de amor e ofereça-a ao seu aflito parceiro. Melhor, compartilhe este ritual com ele ou ela , trocando pedras. Por causa das suas associações com a Lua, que provoca o sono, a pedra muitas vezes coloca-se debaixo da almofada, ou se a usa, para ir para a cama, contas de pedra da lua para assegurar um sono tranquilo. Como a malaquite e o jade, a pedra da lua está associada com a jardinagem. Use-a enquanto planta ou rega e enterre uma pequena pedra da lua enquanto visualiza o seu jardim a transbordar de fertilidade. Para fazer com que uma árvore dê abundantes frutos, una ou ate uma pedra da lua a um dos ramos da árvore. A pedra da lua também é amavelmente protectora. Como a Lua parece viajar através do zodíaco, a sua pedra é um amuleto do viajante. Leve-a ou use-a quando está longe de casa, em especial quando viajar pelo ar ou pela água. É uma prenda perfeita para navegantes amadores ou profissionais e para os amigos que vão fazer um cruzeiro. Os anéis de pedra da lua podem usar-se enquanto se nada, para estar protegido quando se está dentro de água. Um antigo ritual para saber acontecimentos futuros pode fazer-se pelo menos até três dias depois da Lua Cheia. Sustenha uma pedra da lua nas suas mãos enquanto visualiza um possível rumo dos acontecimentos no futuro, como vender uma casa ou aceitar um novo emprego. Depois, coloque a pedra da lua debaixo da sua língua e continue visualizando. Depois de alguns momentos, tire a pedra e finalize com um esforço consciente para reter a imagem. Se a imagem permanecer ou se os seus pensamentos seguem flutuando à volta da possível acção, é favorável. Se a sua mente se afasta até outras imagens, é melhor tomar um rumo diferente. Se tiver alguma dúvida, é melhor repetir este ritual mais uma vez. Durante os actos adivinhatórios usam-se contas ou brincos de pedra da lua que provocam o psiquismo em geral. Os psíquicos têm pedras da lua com as suas cartas de tarot ou pedras mágicas para aumentar a sua capacidade para usar tais ferramentas. Uma esfera de cristal de quartzo também se rodeia com pedras da lua antes de começar a observá-la para adivinhar o futuro. 81 Esta pedra leva-se ou usa-se em rituais destinados a renovar ou manter um aspecto e uma atitude juvenis (esta última pode tornar-se mais convincente do aue a aparência externa). Se está a tentar perder peso, talvez as pedras da lua possam ajudá-lo. Não faça dieta, reprogra,e antes os seus hábitos de comida. Coma alimentos leves a intervalos regulares, evite o açúcar e os doces, coma menos carne vermelha, encha-se de verdura crua ou cozida e fruta fresca e use uma pedra da lua carregada. Três noites depois da lua Cheia, ponha-se nu diante de um espelho de corpo inteiro debaixo de uma luz clara. Estude o seu corpo minuciosamente, usando mesmo outro espelho se achar necessário. Para fazer esta magia com êxito, deve conhecer-se a si mesmo, aceitas as suas falhas e depois permitir-se mudar. Seja brutal com a sua autoanálise visual. Veja as áreas do seu corpo que quer reduzir. Visualize uma nova pessoa: você, mais magro, com controle sobre aquilo que come, completamente activo. Depois, sustenha uma pedra da lua na sua mão projectiva enquanto continua a visualizar o corpo e a disciplina que deseja ter. Esfregue a pedra da lua sobre as áreas do seu corpo que têm problemas, sobre os excessos de gordura, visualizando como desaparecem. Passe-a pela cabeça para que o ajude a controlar os seus impulsos de comer alimentos não saudáveis e que engordam. Finalmente, use ou leve a pedra com você a todo o momento. Quando sentir a necessidade de comer uma queijada, por exemplo, agarre a pedra na sua mão receptiva, respire profundamente durante dez segundos, expulse a imagem de comida da sua mente, e depois coma um saboroso pêssego ou uma cenoura. PEDRA DO SOL ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. PEDRA ASSOCIADA: Pedra da Lua. METAL ASSOCIADO: Ouro. PODERES: Proteção, energia, saúde, energia sexual. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Há pelo menos duas pedras com o nome de pedra do sol. Uma é uma classe de quartzo translúcido que tem um tom vagamente alaranjado. É a pedra do sol de Oregón. Na antiguidade, uma classe de feldspato importado da Índia era conhecido com esse nome. Num certo sentido, é parecido com uma opala alaranjada, com uma cintilação ardente, multicor. É o único que foi usado para a magia na antiguidade. No Renascimento associou-se esta pedra com o Sol, devido às suas resplandescentes cores alaranjadas e douradas. Encantava-se em ouro e usava-se para atrair as influências do Sol até ao mago. Simbolicamente, a pedra do sol está vinculada com a da lua. USOS MÁGICOS: Ao investigar para este livro, deparei com várias referências a esta pedra mas nunca encontrei nenhuma informação concreta. Finalmente, numa feira de pedras, encontrei um comerciante que tinha pedras do sol, do tipo do antigo feldspato. Disse-lhe que nunca tinha visto nenhumas antes , e ele comentou que as havia comprado havia aproximadamente vinte anos. Eram belíssimas e as levei de volta entusiasmado. A pedra do sol, como a maioria das pedras resplandescentes e reflexivas, é protetora. Coloque uma na sua casa diante de uma vela branca para expandir as energias protetoras por toda a casa. Uma pedra colocada num saco de ervas curativas fortalece as suas energias. A pedra do sol também se leva ou se usa para dar ao corpo maior energia física durante os momentos de tensão ou doença. Se for usada perto da região sexual, estimula a excitação e aumenta a energia sexual. Infelizmente, o uso desta pedra em magia parece ter-se perdido desde muito tempo. Nenhum livro moderno acerca de magia com pedras se refere a ela, nem sequer de passagem. Se encontrar uma pedra do sol, guarde-a como a um tesouro. AI GENTE TBM NÃO CONHEÇO ESSA PEDRA E NÃO ACHEI PEDRA DE PIPAS NOME POPULAR: Inyan-sha (sioux: Inyan: “roca”, sha: “vermelha”). ENERGIA: Projectiva. PLANETAS: Marte, Sol. ELEMENTO: Fogo. ERVA ASSOCIADA: Kinnickkinnick (casca de salgueiro vermelho). CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Durante séculos, os sioux e os omaha usaram a pedra de pipas nos seus rituais e magia. É uma pedra curiosa, circular, de cor vermelho tijolo com um buraco natural que a atravessa. Por causa da sua cor é sagrada. (Vermelho é a cor do sangue e, portanto, da vida). Para os sioux, a pedra de pipas está relacionada com o Norte. O vermelho é a cor dessa direção. Ambos são símbolos da Terra e do sangue dos seus filhos, do seu povo. Uma lenda sioux: uma grande inundação alagou as pradarias. Poucos conseguiram escapar trepando uma colina mas a inundação alcançou-os. A colina desmoronou-se entre as pessoas, subterrou-os e formou-se um charco de sangue. A pedra de pipas é o resto solidificado deste charco e só se encontra num sítio do mundo, no Minesota. Esta substância não só simboliza o povo sioux, é ele. A pedra de pipas foi e ainda é usada para fazer cachimbos sagrados, onde se fuma kinnickkinnick (casca de salgueiro vermelho) durante os rituais. USOS MÁGICOS: Se é suficientemente afortunado para obter uma pedra de pipas, considere-a um objecto sagrado. É muito apropriado respeitar os costumes dos sioux e dos omaha. Pode colocar-se um pedaço da pedra de pipas em sacos de medicina ou de poder ou colocá-lo num altar durante os rituais. A pedra também pode ser colocada no altar durante os rituais de paz. Jamais me atreveria a usar a pedra de pipas sagrada. TBM NÃO ACHEI ESSA PEDRA P/ COLOCAR A FOTO AQUI ..SE AJUDA UM POUCO A COR DELA É PRETA PEDRAS DE SANGUE NOMES POPULARES: Heliotropo, hematite (que é uma pedra diferente). ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. ERVA ASSOCIADA: Heliotropo (Heliotropum europeaum). PODERES: Paragem das hemorragias, cura, vitória, coragem, riqueza, força, poder, assuntos legais, negócios, invisibilidade, agricultura. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A pedra de sangue, uma calcedínia verde, raiada de vermelho, foi usada em magia por pelo menos três mil anos. Na antiga Babilónia, levava-se a pedra para vencer os inimigos e no Egito antigo para abrir portas, romper circúlos e até para fazer com que caíssem muros de pedra. A sua utilização mais famosa é para parar as hemorragias. Os soldados levavam-na muitas vezes para evitar feridas ou como primeiros socorros mágicos. Quando era pressionada contra as feridas, a pedra fazia com que a hemorragia parasse. Ainda que se considerasse que tudo isto era magia pura, o efeito provavelmente devia-se à pressão exercida e à baixa temperatura da pedra. Atualmente, ainda é usada para manter o sangue são e para ajudar a curar doenças relacionadas com ele. Diz-se que uma pedra de sangue sustentada sobre o nariz detém o fluxo de sangue. Também se usa para curar febres e como talismã que outorga boa saúde. USOS MÁGICOS: Graças às suas associações com o sangue, é uma pedra popular entre os atletas. Usam-na para aumentar a força física e para ganhar as competições. Também se usa para prolongar a vida. A pedra de sangue que se leva posta dá coragem, acalma os temores e elimina a ira. Usou-se durante muito tempo em conjuros destinados a assegurar a vitória no tribunal e em assuntos legais. Como é verde, utiliza-se nos conjuros dedicados à riqueza, ao dinheiro e aos negócios. Uma pedra de sangue dentro de uma caixa registadora, atrai o dinheiro. No bolso ou na carteira, ou posta na pessoa, também atrai a riqueza. Com respeito a isto, como a comida e o dinheiro estão conectados magicamente, na Idade Média era o talismã do rancheiro, que o usava durante a sementeira para aumentar o rendimento das colheitas. As mulheres colavam uma pedra de sangue ao braço para evitar o aborto e, mais tarde, na coxa, para aliviar o parto. Para a invisibilidade, untava-se uma pedra de sangue com flores frescas de heliotropo e ou se usava ou se levava. Dizia-se que cegava os olhos de quem olhava para quem a levava. Atualmente, este ritual pode usar-se para alcançar uma “invisibilidade mágica”, quando deseja passar despercebido e não quer chamar as atenções para a sua pessoa. No século XIII, as pedras de sangue eram gravadas com a figura de um morcego. Os magos usavam estes talismãs para aumentar a eficácia dos esconjuros e os rituais mágicos. PEDRAS ESBURACADAS NOMES POPULARES: Pedras Sagradas, Pedras de Odin. ENERGIA: Receptiva. ELEMENTO: Água. DIVINDADE: Odin, a Grande Mãe. PODERES: Proteção, prevenção de pesadelos, saúde, psiquismo, vista. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Na Eda, Odin transformava-se num verme e deslizava através de um buraco de uma rocha para roubar “o água-mel da poesia”. Talvez devido a este mito, as pedras esburacadas eram conhecidas como as “Pedras de Odin”. USOS MÁGICOS: Num dia ventoso, dirigi-me de carro para fora da cidade até um ponto onde a terra sobressai sobre o Oceano Pacífico. Arrastando-me pelas rochas salientes impregnadas de espuma do mar, cheguei a uma praia praticamente isolada. Ali permaneci, vagueando, e olhei para baixo. Ali, ressaltando claramente contra a areia branca e resplandescente havia dezenas de pedras esburacadas. Colhi uma, agradeci à Deusa por esta oferta e levei-a para casa para colocá-la no meu altar para que representasse aquela que é a Mãe de toda a Criação. As pedras com buracos naturais produzidos pela erosão, o vento ou a ação das ondas, a ação das criaturas marinhas e por outros meios foram apreciadas desde há muito tempo como objetos protectores. Há numerosos usos populares para estas pedras. Colocavam-se nas cabeceiras das camas para impedir os pesadelos. Em Inglaterra, as pedras esburacadas atavam-se com uma fita vermelha e colavam-se sobre a cama com o mesmo fim. Isto parece ser uma verdadeira sobrevivência da antiga magia e ainda pode acontecer atualmente. Como proteção mágica, as pedras esburacadas usavam-se à volta do pescoço, colocavam-se em casa ou colavam-se na porta de entrada. Colar uma perto do sítio onde dorme uma mascote protege-a. Para ajudar aos processos de cura do corpo, carregue uma pedra esburacada para que absorva a doença. Coloque esta pedra num alguidar com água quente e salgada e deixe-a ali vários minutos. Repita-o uma vez ao dia durante uma semana. Limpe a pedra depois disto e repita-o quando for necessário. Em Inglaterra, as Mulheres Sábias empregam as pedras esburacadas nos rituais de cura das crianças. A Mulher Sábia esfregava o corpo da criança doente com a pedra, expulsando magicamente a doença pois a pedra a absorvia. Este curioso ritual também é executado em adultos para preservar a saúde. Outro poder existente nas pedras esburacadas é o aumento do psiquismo. Num sítio silvestre e solitário, preferivelmente à luz da lua, aproxime uma pedra esburacada até um olho. Feche o outro e espie através da pedra. Pode ser que veja visões, fantasmas, ou entidades não físicas. E, finalmente, diz-se que olhar através das pedras esburacadas – em pleno dia, inclusive em casa – melhora a vista. PEDRA POMES ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Mercúrio. ELEMENTO: Ar. PODERES: Alívio no parto, desterro, proteção. USOS MÁGICOS: A pedra pomes, um produto vulcânico, é uma curiosa substância. Leve e áspera ao tacto (um sabão gaba-se de que contém pomes para ajudar a limpar as mãos sujas), também possui a propriedade única de flutuar na água. Antigamente, a pedra pomes pressionava-se contra as mãos das mulheres durante o parto, ou levava-se posta para aliviar a passagem da nova vida até ao mundo exterior. Um conjuro para afastar algo: agarre um pedaço de pedra pomes e sustenha-o na sua mão projetiva. Visualize o problema de que se queira desfazer: um mau hábito, uma emoção negativa, uma dor física ou um amor não correspondido. Enquanto sustem a pedra, através da sua visualização envie a energia que está por detrás do problema para a pedra pomes. Pode imaginá-la como efluvios de fumo negro e espesso, da consistência do mel, que fluem para dentro da pedra leve e porosa. Depois atire a pedra pomes a um lago, riacho, oceano ou qualquer corpo aquoso. Ao tocar na água, liberta o problema e a causa original nesse elemento. Ao flutuar na superfície, a pedra pomes fortalece a capacidade de nos “erguermos acima” de qualquer que sejam as condições negativas. Se você não tiver acesso a um corpo aquoso, encha uma grande vasilha com água e faça na mesma o ritual: depois despeje a água, com a pedra e tudo, sobre a terra nua. A pedra pomes pode colocar-se no altar durante a magia protetora ou nas casas como uma esponja amuleto. Carregue-a com a propriedade de absorver a negatividade.  NOME POPULAR: Crisólito. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Terra. METAL ASSOCIADO: Ouro. PODERES: Proteção, saúde, riqueza, sono. USOS MÁGICOS: Como já foi mencionado no artigo acerca da “olivina”, estas duas pedras parecem quase idênticas. Uma autoridade disse-me que a única diferença entre o e a olivina era que esta última provinha do Hawaii. Seja como for... Para que fosse mais eficaz magicamente, o alguma vez foi engastado em ouro. Isto produz um magnífico porém caro amuleto para a proteção, do qual os antigos diziam que protegia contra os feitiços, os terrores noturnos e as ilusões assim como também do universalmente temido mau-olhado. Este termo define em geral como inveja ou um ataque psíquico inconsciente. Ainda que durante muito tempo tenha sido associado ao Sol, atributo a Vénus aqui porque parece mais apropriado para este planeta. O usa-se ou leva-se com propósitos de cura em geral. Várias fontes dizem que se usaram taças ou vasilhas feitas de para as curas porque os líquidos medicinais bebidos nelas eram mais eficazes. Diz-se que o  estimula a cura das picadas de insectos e ajuda a aliviar os problemas hepáticos. A pedra usa-se tanto para atrair o amor como para acalmar uma ira feroz. Também é útil para acalmar o nervosismo e para dissipar todas as emoções negativas. Dado que é calmante do sistema nervoso, também é útil para estimular o sono se se o usar na cama. Estes usos remontam pelo menos ao tempo da Roma antiga, quando se usavam anéis de para aliviar a depressão. A sua cor verde escura sugere o uso do em conjuros para atrair as riquezas. Para além disso, todos os usos mágicos associados com a olivina se aplicam ao . PÉROLA NOMES POPULARES: Margan (persa antigo), Neamhnuid (gaélico). ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTOS: Água, Akasha. DIVINDADE: Ísis, Afrodite, Vénus, Lakshmi, Diana, Neptuno, Poseidón: todas as divindades oceânicas, ainda que a pérola esteja mais orientada para as deusas; também está associada com as deusas do céu. METAL ASSOCIADO: Prata. PEDRA ASSOCIADA: Rubi. PODERES: Amor, dinheiro, proteção, sorte. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A pérola, como o âmbar, o azabache, os fósseis, a madrepérola e outras substâncias usadas em magia, é o produto de uma criatura viva. Dado que se tem que matar a ostra para tirar-lhe a pérola, alguns creem que os que se dedicam a negociar com pérolas e aqueles que as usam incorrem numa grande dívida. A decisão é sua: usar pérolas em magia se puder pagá-las ou não. Ao apresentar esta tradicional informação mágica, difundida em todo o mundo, certamente que não estou defendendo a sua utilização. A tradição popular que diz que as pérolas atraem a má sorte pode estar relacionado com a violência da sua recolha. Você saberá intuitivamente se pode usá-las ou não. Eu não posso, e não é só porque não posso pagá-las. O aspecto dramático e inesperado dentro de uma ostra sempre inspirou a ciência popular religiosa e mágica; ainda que em algumas partes do mundo, os “comedores” de ostras considerassem que as pérolas eram uma doença das ostras. Misticamente, as pérolas são o símbolo da Lua, da Água, o centro da criação e o universo. Antigamente eram incrivelmente caras mas agora quase todas as pérolas são “cultivadas” pelos japoneses e podem comprar-se a preços mais razoáveis. Já não se conseguem as pérolas naturais, excepto as que têm mais de cem anos. Infelismente, as pérolas cultivadas, que se produzem introduzindo um pedacinho de concha redonda dentro de uma ostra viva, são conchas na sua maior parte, não pérolas e não são tão potentes magicamente como são as pérolas naturais. Ainda assim os seus usos mágicos persistem. As pérolas de água doce, produzidas no Japão e nos Estados Unidos, têm basicamente as mesmas qualidades que as pérolas marinhas. Mitologicamente, os romanos dedicavam as pérolas a Ísis desde que o seu culto foi importado do Egito. Usavam-nas para obter os seus favores. Pensava-se que eram lágrimas congeladas de Freya, na antiga reigião saxónica, e a Deusa da antiga Suméria chamava-se Senhora das Pérolas. Ao longo da região mediterrânea, as pérolas estavam associadas com diversas manifestações da Deusa, o ponto máximo de todo o feminino, criador e nutriente: o aspecto feminino da divindade. Também se acreditou que as pérolas eram gotas de chuva que as ostras haviam bebido. Na antiga crença chinesa, as pérolas caíam do céu quando os dragões guerreavam entre as nuvens (por exemplo, durante as tempestades) e isto relacionava-se com a noção das gotas de chuva. Os dragões e as pérolas estão intimamente associados no pensamento chinês. USOS MÁGICOS: As pérolas estão estreitamente conectadas com a Lua, tanto, que alguns as usam em magia só de noite, durante o domínio da Lua. Devido a esta conexão com a energia lunar, geralmente, são as mulheres, não os homens, quem as usa. Foram usadas durante muito tempo na magia amorosa, e são colocadas à vista para expandir as vibrações amorosas. Na Índia, as mulheres usam pérolas como garantia mágica de um casamento feliz. Um simples conjuro para o dinheiro implica comprar uma pérola barata, a mais barata que encontrar. Depois de se colocar em harmonia com a pérola e agradecer pelo sacrifício da ostra, sustenha-a com firmeza na sua mão e visualize o dinheiro fluindo até à sua vida. Veja-se usando-o sabiamente. O dinheiro é energia e a energia mal gasta deixa-lhe pouco em troca. Ainda visualizando, atire a pérola para um riacho, oceano, ou qualquer água em movimento. Quando a pérola entra em contacto com o elemento, começa o processo de manifestar a sua necessidade. Este antigo conjuro também se pode fazer de outra maneira: a pérola atira-se a uma pilha de lixo como um acto de magia compassiva. Obviamente, qualquer um que possa atirar pérolas é rico. A ação magicamente criava a condição desejada. Ao largo do Pacífico Sul, os nadadores e apanhadores usam as pérolas como proteção mágica contra o ataque dos tubarões. Também protege poderosamente a casa contra o fogo. Para atrair a sorte ou a boa fortuna em geral, encaste pérolas à volta de um rubi e useas. Em diversas ocasiões e partes do mundo, as pérolas foram usadas para alargar a vida, estimular a fertilidade, afastar demônios, conservar a saúde, dar coragem e ter força física. Existem pérolas com diversos sombreados. Supostamente, cada cor tem efeitos mágicos específicos: crê-se que as pérolas negras e as que têm tons azulados trazem sorte a quem as usa (mas, naturalmente, não à ostra). As pérolas rosadas usam-se para manifestar uma vida fácil, cómoda. As pérolas amarelas, para os hindus, trazem riquezas e as pérolas vermelhas estimulam a inteligência. QUARTZO NOMES POPULARES: Cristal, Espelho de Buda, Pedra Estrelada, Íris (pelo efeito prismático dos cristais de quartzo), Zaztun (maya). ENERGIAS: Projetiva, receptiva. PLANETAS: Sol, Lua. ELEMENTOS: Fogo, Água. DIVINDADE: A Grande Mãe. METAIS ASSOCIADOS: Prata, Cobre, Ouro. ERVAS ASSOCIADAS: Copal, artemísia, chicória, salva, erva perfumada. PODERES: Proteção, cura, psiquismo, poder, lactância. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Durante muito tempo acreditou-se que o quartzo era água ou gelo solidificado, e assim foi usado em religiões e sistemas xamanistas durante milhares de anos. Devido à sua conexão com a água, foi utilizado para criar chuva magicamente em muitas partes do Pacífico, incluindo Austrália e Nova Guiné. Tradicionalmente o quartzo utilizou-se nos mistérios eleusinos para produzir o fogo sagrado concentrando o calor do sol para acender pedaços de madeira. Digo “tradicionalmente” porque não sabemos muito acerca destes rituais antigos e sagrados. O quartzo era de uso comum entre os índios norte-americanos em ritos e conjuros e acharam-se varas cerimoniais com pontas de cristal de quartzo ao sul da Califórnia. Os xamanes cheroquis, reconhecendo o poder do cristal, mantinham-no envolvido em pele quando o não usavam. A intervalos regulares era “alimentado” com sangue de veado. É um componente comum dos sacos de poder ou das maletas medicinais dos xamanes. Os Wiccas contemporâneos usam o quartzo, frequentemente combinado com prata, durante os rituais da Lua Cheia. Como é também um dos símbolos da Deusa, muitas 88 vezes se colocam bolas de cristal de quartzo no altar durante os rituais lunares. A sua baixa temperatura representa o mar. Podem-se colocar também dois cristais de quartzo nos altares Wiccas para representar o Deus e a Deusa, poderes criadores do universo. Alguns colocam um cristal natural para representar o Deus e uma bola para a Deusa. Em termos xamanistas, o cristal de quartzo é o xamãm e o xamãn é o cristal. Não há diferença entre os dois. Como tal, é a ferramenta perfeita para o xamãm e utiliza-se em rituais em todo o mundo. Misticamente, o cristal de quartzo é o símbolo do espírito e o intelecto dos seres humanos. USOS MÁGICOS: Na atualidade, os cristais de quartzo são enormemente populares. A sua utilização para curar, alterar a consciência e em magia vinculou-os ao espírito da Nova Era. As pessoas em todo o mundo descuidaram-nos muito, excepto para as suas aplicações industriais, mas atualmente representam um enorme negócio comercial. Ainda que no Capítulo Sete deste livro se tenham dado as instruções gerais para a limpeza das pedras, há algumas ervas usadas especificamente junto com o quartzo para limpá-lo. A salva (Salvia officinalis) e a erva perfumada (Hierochloe odorata), duas ervas norte-americanas curativas e purificadoras, estão associadas com os cristais de quartzo e, no xamanismo, são as contrapartidas herbáceas da pedra. Faça uma infusão (chá) destas duas ervas adicionando duas colheres de sopa em água quase a ferver. Deixe que assente até esfriar, então junte à infusão os cristais recém adquiridos ou carregados negativamente (por exemplo, uma pedra usada para curar uma doença). Deixe-os estar na infusão durante pelo menos um dia, depois seque-os e sustenha-os na sua mão receptiva. Se sentir que a pedra está “limpa”, está pronta para a magia. Se não, volte a colocá-la na infusão até que tenha feito o seu trabalho. Talvez o público em geral, conheça mais o cristal de quartzo claro ou “branco” para estimular o psiquismo. Ainda que a maioria das bolas de cristal que se vendem hoje em dia sejam de plástico ou vidro, as verdadeiras bolas de cristal de quartzo também podem conseguir-se, ainda que a preços fabulosamente elevados. Apesar de que vale a pena comprá-las, se puder gastar essa quantia, não faz falta que mãos humanas tenham trabalhados os cristais para que sejam magicamente eficazes, como tão pouco faz falta que sejam puros ou que estejam livres de inclusões. De facto, muitos videntes ou adivinhos utilizam as inclusões, veios e pequenos prismas dentro dos cristais para pôr-se em transe. E observar simplesmente qualquer ponto do cristal, por exemplo, um cristal natural, pode produzir o psiquismo. No Renascimento, a maioria das “pedras para vislumbrar o futuro” ou bolas de cristal, eram feitas de berilo, não de cristal de quartzo claro. Sem dúvida, o cristal era utilizado em operações mágicas. Às vezes estava coberto até metade com ouro puro e colocado numa base de marfim ou madeira de ébano. Usava-se como instrumento de contemplação para despertar a mente psíquica. Na magia europeia do século XIX, a bola de cristal colocava-se debaixo da almofada para criar uma harmonia com o adivinho e aumentar a sua eficácia. Uma bola de cristal pode ser exposta à Lua Cheia para fortalecer os seus poderes. Antes de começar a ler o futuro no cristal, às vezes bebe-se uma infusão de artemísia ou chicória e esfrega-se uma artemísia no cristal. Una um cristal de quartzo a uma cadeia de prata com a ponta para baixo e terá um bom pêndulo. É uma ferramenta que vincula o braço que o sustem com a mente 89 intuitiva, psíquica. Ainda há muitos sistemas diferentes de determinar as respostas do pêndulo através do seu balanço, mas eis aqui dois dos mais comuns: Movimento circular, no sentido dos ponteiros do relógio, ou em sentido contrário: sim, ou condições favoráveis. De lado a lado: não, ou condições desfavoráveis. ou Movimento no sentido dos ponteiros do relógio: sim, ou condições favoráveis. Movimento contrário aos ponteiros do relógio: não, ou condições desfavoráveis. De lado a lado: sem resposta. Pergunte ao cristal como lhe responderá às suas perguntas e trabalhe com ele. É uma poderosa ferramenta da mente subconsciente. Na península do Yucatán, uma classe especial de adivinhos a quem se consulta para averiguar a “vontade dos Deuses” e a natureza espiritual das doenças, utilizam cristais de quartzo para as suas adivinhações. A bola primeiro é limpa passando-a através dos fumos de copal a arder (resina de uma árvore da borracha que se colhe no México e América Central para uso mágico e religioso). Adicionalmente, ou de vez em quando, passá-la pelo fumo, submergir o cristal numa taça de licor para limpá-lo e despertar os seus poderes. O adivinho, então, estuda a chama de uma vela reflectida dentro do cristal para determinar a natureza da doença ou o problema. Pode-se usar ou levar uma ponta de cristal de quartzo para aumentar o psiquismo. Colocada debaixo da almofada, oferece impulsos psíquicos em forma de sonhos, que são a linguagem da mente consciente profunda. Também assegura um sono tranquilo. As pedras de cristal de quartzo polidas e submetidas a um tambor de corte, são inscritas ou pintam-se com runas e utilizam-se como pedras para a adivinhação, e os objetos adivinatórios como as cartas de tarot muitas vezes são guardadas junto com um quartzo. Na antiga Grã-Bretanha eram conhecidas como “pedras das estrelas”; usavam-se na magia popular. Eis aqui um velho exemplo: recolha nove pedaços de quartzo de um riacho. Ferva-os num quarto de galão de água do mesmo riacho. Deixe que o líquido esfrie naturalmente. Beba uma pequena quantidade deste líquido todas as manhãs durante nove dias para ajudar a curar as doenças. Uma técnica semelhante é a de colocar um cristal de quartzo num copo claro de água doce de uma nascente. Deixe o copo ao Sol durante um dia, depois beba a água para melhorar subtilmente a saúde. O cristal de quartzo também é utilizado para aliviar as enxaquecas, e coloca-se um pequeno cristal contra a gengiva para acalmar a dor de dentes até que se receba o tratamento dentário. Também se o sustém na mão para baixar a febre. Ao longo das Ilhas Britânicas, as bolas de cristal de 2,50 cm de diâmetro eram montadas em prata e levavam-se como amuletos contra as doenças. Nas sessões de cura xamanicas, assim como nos tratamentos domésticos, os cristais esfregam-se sobre a parte afetada do corpo para curar a doença. Quando finaliza a sessão, o cristal deve ser limpo antes de voltar a usá-lo. O cristal pode colocar-se sobre uma parte dorida do corpo e pode deixar-se ali para reequilibrar as condições corporais e para afastar o bloqueio de energias de que, segundo muitos, as doenças são o resultado. Ainda que caras, as taças feitas de cristal de quartzo eram consideradas as melhores para beber as medicinas herbáceas, e um pequeno cristal de quartzo ou uma pedra polida pode juntar-se perfeitamente a qualquer infusão ou dissolução medicinal para aumentar a sua eficácia. 90 Ao longo do mundo o cristal de quartzo foi considerado uma pedra de “leite”. Colocava-se sobre os bebés ou as suas mães o usavam para aumentar a lactância e para assegurar-se de que os seus filhos assimilavam este alimento básico. Esta pedra leva-se posta, ou usa-se ou se coloca nas casas para obter proteção. No século XIV, gravava-se no cristal de quartzo a imagem de um homem com armadura que sustinha um arco e uma flecha. A pedra protegia a quem a levava e ao sítio onde se a colocava. O cristal de quartzo usa-se para aumentar o poder durante a magia. Usa-se ou colocase sobre o altar para isso. Atualmente, também são muito populares as varinhas de cristal de quartzo ou com um cristal de quartzo na ponta. Podem-se usar treze cristais de quartzo (que representam o ano lunar) ou vinte e um (treze Luas Cheias mais as oito ocasiões rituais de Wicca) para construir fisicamente o círculo mágico onde os rituais Wiccas são efectuados. Situe os cristais com as pontas viradas para dentro para o ritual religioso, a meditação ou a magia em geral e com as pontas para fora para a magia defensiva ou protectora. Também podem usar-se pedrinhas de quartzo ou pedras polidas e sem areia. Um “jardim de cristal” pode fabricar-se com facilidade se tiver vários cristais. Encha uma grande vasilha de madeira ou de barro branco com areia branca. Depois coloque os cristais na areia com as pontas para cima. Não existem outras direções particulares nas quais colocar os cristais, de modo que use a sua imaginação. Pode desejar traçar um pentáculo (estrela de cinco pontas) na areia usando um cristal, depois coloque um em cada ponta e um ao centro. Isto outorga uma proteção mágica. Os que utilizam os poderes dos elementos podem usar cinco pedras, quatro alinhadas com as direções (que se relacionam com os elementos) e a quinta ao centro representando o Akasha, o quinto elemento. Isto outorgará poder à sua magia elemental. Os cristais podem colocar-se em forma de espiral para usar-se como ponto central durante a meditação. A espiral é o símbolo da evolução espiritual e da reencarnação. O jardim de cristal é um sítio de poder, um altar de magia das pedras, um lugar para a meditação e uma proteção para a casa. Na magia com imagens que se pratica sobre o sal, a terra ou areia húmida da praia (ver O poder da Terra), podem-se traçar runas ou imagens com a ponta de um cristal de quartzo. Enquanto realiza o desenho, envie energia através do cristal até à imagem. Das formas coloridas de quartzo, muitas (a ágata, a ametista, a cornalina, a calcedónia, o citrino, o jaspe, o ónix, a sardónice e outras) são tratadas por separado neste livro, mas as que são mais normalmente conhecidas como quartzo, explicam-se aqui. Quartzo azul : (Energia: Receptiva) é uma magnífica pedra de paz e tranquilidade. Quartzo verde : (Energia receptiva) utiliza-se para os trabalhos de prosperidade para aumentar o dinheiro ou para proporcionar uma “vida fácil”. Também se usa para estimular a criatividade. Diamantes Herkimer : (Energia: Projectiva) são cristais de quartzo em miniatura de dupla terminação. São excelentes substitutos dos diamantes em magia. Quartzo rosado : (Energia: Receptiva) usa-se para estimular o amor e para “abrir o chakra do coração”. Para atrair o amor, use um quartzo rosado com a forma de um coração. As suas aplicações mágicas incluem promover a paz, a felicidade e a fidelidade nas relações estabelecidas. Quartzo rutilado (brilhante) : (Energia: Projetiva) é uma pedra de energia. Use-a durante os rituais mágicos ou coloque-a no altar de pedras para aumentar a eficácia da sua magia. Quartzo fumado : (Energia: Receptiva) é outra pedra que levanta o ânimo e se usa para alcançar a sensatez. Supera a depressão e outras emoções negativas. Quartzo : (Energia: Projectiva), é o qurtzo com inclusões de cristais de turmalina; usa-se muitas vezes para estimular a projeção astral. RODOCROSITE ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Energia, paz, amor. USOS MÁGICOS: Esta bela pedra rosada leva-se ou usa-se para ter maior energia em momentos de extrema atividade física. Também acalma as emoções e o corpo, tirando-lhe as tensões. Para um banho relaxante, junte um pedaço de rodocrosite na banheira ou leve posta a pedra durante o banho. Ainda que isto possa parecer em oposição ao primeiro uso mágico que se explica aqui, recorde-se que o carregar da pedra é o que a põe de harmonia com a sua necessidade mágica. A rodocrosite também se leva para atrair o amor. ;RODONITE ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Paz, prevenção da confusão. USOS MÁGICOS: Use a rodonite para estar tranquilo, para afastar a confusão, a dúvida e a incoerência. A rodonite também é uma magnífica pedra para usar ou levar com o fim de fechar os centros psíquicos. Esta pedra avermelhada, em geral besuntada com linhas negras, também se pode usar para estimular o equilíbrio dentro do mago das pedras, o xamãn ou o membro da religião Wicca. RUBI NOME POPULAR: Carbúnculo. ENERGIA: Projetiva. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADES: Buda, Krisna (que não deve confundir-se com a expressão moderna de reverência centrada em Krisna). PODERES: Riqueza, proteção, poder, alegria, prevenção de pesadelos. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Há séculos, o rubi convertido numa jóia de uma determinada forma, conhecia-se como “carbúnculo”. Não existe uma pedra com este nome, ainda que muitos livros tratem o carbúnculo como uma pedra, em separado. Outro exemplo da estranhamente complicada história das gemas! 92 Esta bela pedra foi considerada a oferenda mais perfeita a Buda na China e a Krisna na Índia. Uma crença amplamente sustentada: sonhar com rubis indica um êxito vindouro em negócios ou assuntos de dinheiro. Se quem tiver o sonho for um jardineiro ou um granjeiro, o rubi denota uma boa colheita. Esta pedra é uma das muitas que se pensa que se pões escura quando o perigo ou a negatividades aproxima de quem a leva ou quando ameaça uma doença. Não se determinou se isto se vê psiquicamente, era símbolo, ou uma mudança real da cor ou da claridade da pedra, mas provavelmente era uma fenômeno psíquico. Neste sentido, o ruboi pode usar-se como uma ferramente para vislumbrar o futuro, como sucede com a grande maioria das pedras transparentes. USOS MÁGICOS: Os rubis são verdadeiras pedras preciosas. Exemplares perfeitos de um tom vermelho sangue profundo são espantosamente caros. Podem encontrar-se rubis de menor qualidade e grau a um custo nominal e que podem ser utilizados na magia, como sucede com os substitutos mencionados na Parte IV. Na magia do século XIII, os rubis eram considerados pedras que aumentavam as riquezas. Eram especialmente eficazes se neles se gravasse a imagem de um dragão ou de uma víbora antes de usar-los. A magia antiga da Índia declara que a posse de rubis ajuda o seu dono a acumular outras pedras preciosas, talvez devido às qualidades da pedra que induzem à riqueza. Pensava-se que o uso dos rubis outorgava invulnerabilidade ou protecção contra os inimigos, os espíritos malignos, a negatividade, a praga, a fascinação (manipulação mágica). Também era uma mascote especial dos soldados, dado que os protegia das feridas nas batalhas. Basicamente, o rubi fortalece o sistema de defesa psíquica do corpo quando o usamos. Um rubi em casa protege das tormentas e da negatividade, em especial se primeiro se ocar com ele nos quatro cantos da casa. De maneira semelhante, tocar nas árvores ou nos limites do jardim, protege-os magicamente dos raios e dos ataques das tempestades violentas. Governado por Marte, o rubi é usado durante os rituais mágicos para aumentar as energias que o mago possui ou coloca-se no altar junto de uma vela vermelha para receber a sua energia quando se sente esgotado ou exausto. Seguindo uma linha semelhante de influência mágica, diz-se que usar um rubi aumenta o calor do corpo. As jóias cravejadas com rubis usam-se para afastar a tristeza e os pensamentos negativos. Estas jóias também produzem felicidade, fortalece a força de vontade e a confiança e também dissipa o temor. Colocado debaixo da almofada ou usado na cama, assegura um sono tranquilo, sem que o perturbem os pesadelos. Pensa-se que os rubis estrelados, essas pedras raras com uma estrela natural de sis pontas são particularmente potentes em magia protetora e noutras formas de magia, pois acreditava-se que um espírito habitava no seu interior. Os rubis estrelados também podem usar-se como ferramentas de adivinhação, observando as linhas cruzadas de luz. SAFIRA NOME POPULAR: Pedra Sagrada, Safira Estrelada: Astrae. ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. DIVINDADE: Apolo. PODERES: Psiquismo, amor, meditação, paz, magia defensiva, cura, poder, dinheiro. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: Os gregos identificavam a safira com Apolo e a pedra usava-se quando se consultavam os oráculos, como o famoso de Delfos. USOS MÁGICOS: Esta pedra é usada para estimular o terceiro olho com o fim de expandir a consciência psíquica. A antiga prática grega recém mencionada parece indicar que inclusivé eles estavam conscientes da capacidade da safira de penetrar na mente inconsciente. A safira é a guardiã do amor. Quer dizer, estimula a fidelidade e harmoniza os sentimentos entre os amantes. Na antiguidade usava-se para afastar a inveja, estimular uma positiva interacção social e conciliar os inimigos; a safira pode usar-se para tudo isto em qualquer tipo de relação, não somente a conjugal. O seu uso antiquíssimo para estimular a castidade provavelmente está relacionado com o seguinte: a castidade pode ver-se como a falta da actividade sexual sexual fora de uma relação estabelecida. Crê-se que as safiras estreladas são particularmente eficazes para atrair e provocar o amor. A safira é de uma cor azul escura relaxante. Usa-se durante a meditação ou contempla-se para expandir a sabedoria. Quando é usada, a pedra promove a paz. O autor dos manuscritos do pseudo Alberto Magno de finais do século XIV declarou que esta pedra, quando é usada, resfria o “calor interno”, a ira. O seu uso em magia defensiva remonta à antiguidade. Acreditava-se que “afastava os diabos e o mal”; actualmente usa-se em jóias protectoras e durante os rituais destinados a devolver a negatividade a quem a enviou. Um poder que se atribui à safira é proteger o seu dono do cativeiro. Hoje em dia é muito usado por quem está envolvido em litígios e assuntos legais, possivelmente porque evita a fraude. A pedra dará resultado só se o dono está a ser correcto. A safira usa-se para curar o corpo, especialmente os olhos, que se fortalecem com a sua presença. Também abaixa as febres e, quando se aperta contra a fronte, pára as hemorragias nasais. Usam-se também como protectores da saúde em geral, pois como disse Budge em Amuletos e talismãs, quanto mais forte e saudável está o corpo, menos oportunidade há de que “os espíritos malignos” (por exemplo, as doenças, infecções), lhe provoquem danos. Uma antiga obra de Bartholomaeus diz; “Também as feiticeiras gostam muito desta pedra, pois imaginam que podem fazer certos milagres devido a ela”. Usa-se em rituais para fortalecer a capacidade do mago de aproveitar e enviar o poder. Geralmente usadas como jóias, as safiras também se usam em rituais para atrair dinheiro e riquezas. Na antiga magia cerimonial gravava-se a imagem de um astrolábio na pedra para aumentar a magia. As safiras estreladas são consideradas mais potentes, magicamente falando, para todos os usos. SAL ENERGIA: Receptiva. ELEMENTO: Terra. DIVINDADE: Afrodite. ERVA ASSOCIADA: Ki, ou Ti (Cordyline terminalis). PODERES: Purificação, protecção, assentamento, estabilidade, dinheiro. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: O sal foi considerado durante muito tempo uma substância sagrada. Extraído de minas na terra ou evaporado da água do oceano em covas pouco profundas, está intimamente ligado com a vida e a morte, a criação e a destruição e o aspecto feminino das energias da Terra. O sal é um mineral de estrutura cristalina e, como tal, tem um sítio neste livro. Olhe o sal através de um microscópio. É composto por cubos regulares, de seis lados. Esta estrutura quadrada relaciona o sal com a Terra. O seu uso na religião estende-se através das eras. O sal oferecia-se com frequência às divindades, e considerava-se aceitável pela sua escassez e pureza. Em algumas partes do mundo, como na Roma antiga e Abissínia, o sal era usado como dinheiro. O sal é necessário para a vida, e, sem dúvida, um excesso dele causa a morte. Da mesma forma, espalhar sal nos campos destrói a sua fertilidade. É esterilizante, purificador e limpa. Relacionado com o elemento Terra (e também a água do mar que é uma combinação de ambos os elementos), o sal é uma poderosa ferramenta mágica. A água salgada às vezes usa-se como um substituto mágico do sangue quando assim o requerem certos rituais antigos. (NOTA: qualquer substituto do sangue, como a sidra, ou os ovos recém postos, fertilizados, podem usar-se em rituais desta natureza. Abrir as veias é uma prática mágica desnecessária e perigosa, e sacrificar qualquer forma de vida é inútil e arruina o nosso karma completamente. Além disso, gostaria de ser sacrificado para o ritual mágico de outra pessoa? A única excepção disto é o sangue menstrual, que se utiliza em magia e mistérios contemporâneos femininos tal como sucedia no passado). No Hawaii contemporâneo, muitos seguem o antigo ritual de misturar sal alae (sal de pedra coberto com terra vermelha de ferro) com água. Isto é roçado com uma folha de ki, ou ti, sobre as pessoas, estruturas e edifícios com intenções de purificação. Os mexicanos que ainda se harmonizam com a magia muitas vezes colam nas suas casas de habitação e comércio uma grande grinalda composta de alho ou aloe vera na qual se atam pequenos pacotes de sal para espalhar protecção e atrair o dinheiro. USOS MÁGICOS: O sal é um magnífico material que limpa e equilibra. Para purificar as pedras, coloque-as numa taça com sal e deixe-as ali uma semana mais ou menos (ver o Capítulo Sete). Adicione um pouco de sal à água do seu banho. Isto cria um câmbio alquímico: você converteu um sólido (o sal) num líquido. Banhe-se nesta mistura para criar uma mudança semelhante em você. Visualize as suas dúvidas, suas preocupações, suas doenças (se as tiver) e todas as energias negativas que o acossam; veja-as abandonar o seu corpo e entrar na água, onde se neutralizam. Se prefere um duche, coloque uma pequena quantidade de sal de pedra e meio punhado de hisopo (Hyssopus officinalis) num pano para lavar-se e esfregue no corpo. Para proteger uma casa, roce os cantos de cada divisão com sal energizado, visualizando como esteriliza e afasta a negatividade. Deite sal num círculo à sua volta no chão, visualizando as energias do sal espalhandose pela terra e por cima de você até formar uma esfera protectora de luz branca resplandescente. O interior deste círculo é um meio perfeito para praticar magia protectora ou defensiva. 95 Levar sal à boca traz a pessoa firmemente de regresso à Terra. Fecha os seus centros psíquicos (se está a trabalhar para despertar a sua mente psíquica, evite o sal na sua dieta). Também é um acto de protecção e purificação. Se sente a necessidade de concentrar as suas energias e a sua atenção, de observar a sua vida (a partir de um túnel) por um momento, leve um pouco de sal num saco verde. Isto é especialmente importante para os que tendem a concentrar-se somente no espiritual e descuidam as necessidades físicas. Também se adiciona sal de pedra a talismãs que atraem o dinheiro e usa-se em conjuros com este fim. Um conjuro de sal, para a riqueza: no seu altar ou num prato grande, deite sal, cuidadosamente, até formar um pentáculo (estrela de cinco pontas). Carregue uma vela verde com vibrações que atraem o dinheiro e coloque-a num pequeno candelabro, no centro do pentáculo. Acenda a vela. Depois, carregue pedras que atraem o dinheiro. Coloque uma em cada uma das pontas do pentáculo. Use pedras como: Olho de tigre Perídoto / Olivina Jade Calamite Opala Pirite ou qualquer das pedras que atraem o dinheiro que se encontram na Parte IV deste livro. Podem-se usar cinco da mesma qualidade ou qualquer combinação delas. À medida que coloca cada pedra, começando pela ponta superior do pentáculo, diga algo como: “Coloco esta pedra para atrair o dinheiro.” Deixe que a vela arda de dez a treze minutos enquanto você se instala diante dela, visualizando. Repita-o todos os dias durante uma semana. Depois coloque o sal num pequeno saco verde, junte as pedras e as gotas de vela, e leve-o consigo para continuar atraindo o dinheiro. Quando sentir que o conjuro se manifestou completamente, deite o sal em água corrente ( uma torneira será o suficiente se não dispuser de mais nada), enterre a cera e limpe as pedras. Está feito. MAIS UMA PEDRA QUE NÃO CONHEÇO E TBM NÃO ACHEI FOTOS SARDA ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. PODERES: Amor, protecção, coragem, alívio no parto. USOS MÁGICOS: A sarda é uma variedade de quartzo amarelo-avermelhado ou pardo (relacionada com a cornalina). Crê-se que é mais eficaz magicamente para as mulheres do que para os homens. No século XIV, a sarda gravava-se com a imagem de uma videira (símbolo da energia masculina) e uma hera (energia feminina). As mulheres usavam-na para atrair a boa fortuna e o amor. Governada por Marte e de cor avermelhada, a sarda também se usa nos rituais de proteção e para derrotar os conjuros negativos (malefícios) assim como também para estimular a coragem. A coragem, que é saber que se pode enfrentar qualquer situação, cria-se fortalecendo a confiança em nós mesmos e também na projeção de poder pessoal do corpo. Houve épocas em que se dava a sarda às mulheres para facilitar-lhes um parto sem problemas. SARDONICE ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Marte. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADE: Marte. METAIS ASSOCIADOS: Prata, platina, ouro. PODERES: Proteção, coragem, felicidade conjugal, eloquência, paz, sorte. USOS MÁGICOS: A sardónice é calcedónia em capas de sarda de cor parda. Usa-se em rituais de proteção e também para estimular a coragem e a intrepidez. Na Roma antiga, gravava-se uma figura de Hércules ou Marte na pedra com este propósito. A sardónice usa-se para estimular as boas relações entre amantes ou pares casados, para terminar com as rivalidades domésticas e para promover a comunicação. Usa-se ou leva-se para a eloquência, em especial dos advogados e daqueles que falam em público. Por isso, as jóias que contêm sardónice podem usar-se nos tribunais para assegurar que as declarações de quem as leva é claro e conciso. Perto do coração, alivia a depressão e o abatimento, e produz paz e felicidade. A sardónice antigamente era gravada com uma cabeça de águia, encastava-se em prata, platina ou ouro e usava-se para atrair a boa sorte. SELENITE ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Lua. ELEMENTO: Água. PODERES: Reconciliação, energia. USOS MÁGICOS: A selenite é um mineral claro, com capas, que superficialmente se assemelha à calcite. Também chamada de Selene, antiga deusa da Lua, troca-se entre os amantes para alcançar a reconciliação. A pedra também se usa para dar energia ao corpo. SERPENTINA NOME POPULAR: Za-tu-mush-gir (assírio). ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Saturno  ELEMENTO: Fogo. PODERES: Proteçã, aleitamento. USOS MÁGICOS: As correspondências com respeito à energia, ao planeta e ao elemento são tentativas, dado que há muito pouca informação disponível sobre esta pedra. Na antiga assíria levavam-se selos feitos de serpentina para que os deuses e deusas enviassem benções a dobrar. Também usam serpentina à volta do pescoço as mulheres que estão a amamentar para regular a quantidade do seu leite. Por outro lado, o seu principal uso é o de proteger contra as criaturas venenosas como víboras, aranhas, abelhas, escorpiões e outros répteis e insectos perigosos. Isto pode parecer bastante inútil, mas pense nisto: Alguma vez já acampou nas montanhas ou caminhou através de bosques na primavera? E já foi em alguma expedição para recolher pedras no deserto? Quando saímos do nosso ambiente artificial (nossa casa), somos submetidos à natureza e a todas as suas manifestações, incluindo as criaturas que nos mordem e picam ao defender o seu território ou a sua vida. Não enloqueça, traga consigo algumas serpentinas e leve-as ou usa-as enquanto caminha pelos bosques ou explora a natureza. Quem sabe, talvez possa impedir alguma desgraça. SODALITE ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Vénus. ELEMENTO: Água. PODERES: Cura, paz, meditação, sabedoria. USOS MÁGICOS: A sodalite é uma pedra de cor azul escuro manchada de branco. Muitas vezes é confundida com o lápislazuli mas faltam-lhe as manchas douradas de pirite de ferro que contém com frequência este último. É curativa, especialmente para as doenças relacionadas com o emocional e as que são provocadas pela tensão, os nervos, a ira ou o medo. Use-a ou friccione o corpo com ela para dispersar o medo e a culpa. Leve-a posta ou sustenha-a para pôr a mente em branco, relaxar o corpo e acalmar a agitação interna. É uma magnífica pedra para a meditação e, quando se usa a consciência, estimula a sabedoria. SUGILITE ENERGIA: Receptiva. PLANETA: Júpiter. ELEMENTO: Água. PODERES: Psiquismo, espiritualidade, cura, sabedoria. USOS MÁGICOS: A sugilite é uma pedra relativamente nova. As suas utilizações em magia também são novas, e, atualmente, estão-se fazendo estudos e investigações com esta pedra. É cara, tem uma cor púrpura escura e um peso bom e sólido. A pedra parece facilitar a consciência psíquica quando se a usa ou se a leva. Como sucede com a maioria das pedras púrpuras, a sugilite também é utilizada para as curas. Também se contempla ou se usa a sugilite durante a meditação para aumentar a consciência do mundo espiritual e também para obter sabedoria. TOPÁZIO ENERGIA: Projectiva. PLANETA: Sol. ELEMENTO: Fogo. DIVINDADE: Rá. METAL ASSOCIADO: Ouro. PEDRA ASSOCIADA: Olho de tigre. PODERES: Protecção, cura, perca de peso, dinheiro, amor. CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: As pedras que agora conhecemos como perídoto e olivina na antiguidade eram chamadas de topázio. Antigamente era usado para fazer com que quem a levasse se tornasse invisível. USOS MÁGICOS: O topázio é outra das gemas usadas com o propósito de receber proteção. Considera-se específico contra a inveja, a intriga, a doença, o dano, a morte repentina, a bruxaria e a magia negativa, e a loucura. Acreditava-se que a pedra era especialmente eficaz encastada em ouro e colocava-se no braço esquerdo. Usar-la alivia a depressão, a ira, o medo, a gula, o frenesim e todas as emoções perturbadoras. Em casa, é um amuleto contra o incêndio e os acidentes. Se se colocar debaixo da almofada ou se o puser enquanto dorme, o topázio afasta os pesadelos e acaba com o sonambulismo. O topázio é usado para aliviar a dor do reumático e artrite e também para regular o sistema digestivo. Talvez esta seja a razão pela qual também se utiliza esta pedra para perder peso. Conhecido como “amante do ouro”, o topázio usa-se para atrair a riqueza e o dinheiro. Combine-o com uma quantidade igual de olho de tigre. Carregue-os e coloque-os à volta de uma vela verde. Acenda a vela e visualize. Usar um topázio atrai o amor. 


 TURMALINA ENERGIA: Diversas (ver mais abaixo). PLANETAS: Diversos (ver mais abaixo). 


ELEMENTOS: Diversos (ver mais abaixo). PODERES: Amor, amizade, dinheiro, negócios, saúde, paz, energia, coragem, projeção astral. 


USOS MÁGICOS: Os antigos mágicos desconheciam a turmalina e atualmente usa-se pouco em magia, ainda que a sua popularidade esteja crescendo. A turmalina é uma pedra única por muitas razões. É transparente quando a olhamos pelo lado do cristal e opaca nos outros lados. Quando é aquecida ou esfregada para criar fricção, polariza-se: quer dizer, um extremo será positivo e atrairá as cinzas ou as palhinhas leves. O outro será negativo. A pedra encontra-se em várias cores, cada uma com os seus próprios atributos mágicos. Alguns cristais possuem dois ou três matizes. Turmalina rosada : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Água). A turmalina rosada atrai o amor e a amizade. Usa-se para estimular a compaixão pelos demais. Turmalina vermelha (ruberita) : (Energia: Projectiva, Planeta: Marte, Elemento: Fogo). A ruberita, ou turmalina vermelha, usa-se para dar energia ao corpo. Também é usada nos rituais de proteção. Posta no corpo, estimula a coragem e fortalece a vontade. Turmalina verde : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Terra). Esta pedra usa-se para atrair o dinheiro e o êxito nos negócios. Coloque uma num mealheiro ou num porta-moedas. A turmalina verde também se usa para estimular a criatividade. Turmalina azul (indicolite) : (Energia: Receptiva, Planeta: Vénus, Elemento: Água). Use esta pedra para aliviar as tensões, para ter paz e um sono tranquilo. TURQUEZA NOMES POPULARES: Fayruz (árabe, “Pedra da Sorte”), Pedra da Turquia, Pedra Turca, Thyites (grego antigo), Pedra de Vénus, Talismã do Cavaleiro. ENERGIA: Receptiva. PLANETAS: Vénus, Neptuno. ELEMENTO: Terra. DIVINDADES: Hator, Buda, O Grande Espírito (deus índio americano). M


ETAL ASSOCIADO: Ouro. PODERES:coragem, dinheiro, amor, amizade, cura, sorte.


 CIÊNCIA POPULAR MÁGICO-RITUAL: A turquesa é uma pedra sagrada para muitas tribos de índios americanos. Os navajos usavam a turqueza e o coral da terra para criar pinturas de areia para atrair a chuva à terra seca. Outros habitantes nativos do sudoeste dos Estados Unidos e México colocavam turquezas nas tumbas para proteger os mortos. Os povos índios punham turquezas debaixo do chão como oferenda aos deuses quando se construía uma casa, o kiva. Para o saco de medicina ou poder do xamãn apache, um pedaço de turqueza era uma ferramenta necessária. Outros povos americanos colocavam turquezas nos arcos para assegurar tiros certeiros. Para além destes e de muitos outros usos, a turqueza sempre foi muito apreciada pela sua bela cor e pelas suas poderosas propriedades mágicas. 


USOS MÁGICOS: É uma pedra protectora. Os navajos têm esculturas de cavalos e ovelhas feitas sobre turquezas que são para eles poderosos guardiães contra a magia negativa. Usa-se um anel de turqueza para proteger-se do mau olhado, da doença, das serpentes, do veneno, da violência e dos acidentes e qualquer outro perigo. Quando é usada, estimula a coragem. Os cavaleiros usam turquezas para proteger-se das quedas. Para isso, incrustam-nas em ouro. Colocam um segundo pequeno pedaço nas rendas ou mantas para proteger o cavalo. É um valioso amuleto para os viajantes, em especial quando se aventuram em lugares politicamente voláteis ou perigosos. 100 Um antigo ritual usava a turqueza para obter riquezas. Faça este ritual uns dias depois da Lua Nova, quando o Crescente começa a ver-se no céu. Evite olhar para a Lua até ao momento adequado. Sustenha uma turqueza na mão. Visualize a sua necessidade mágica – o dinheiro – manifestando-se na sua vida. Saia para a rua e olhe a Lua. Então, dirija em seguida os seus olhos para a turqueza. A magia já começou. Leve a pedra consigo até que o dinheiro lhe chegue. A turqueza também se usa em conjuros para atrair dinheiro, como por exemplo, no que se colocam círculos ou colares de turqueza à volta de velas verdes e se visualiza a riqueza. Se se oferece como prenda, concede riquezas e felicidade a quem as recebe. A pedra também se utiliza em magia amorosa; a turqueza leva-se, usa-se ou se entrega à pessoa amada. Muitas vezes usa-se para estimular a harmonia conjugal, pois assegura que as duas pessoas envolvidas se fundam entre si. Algumas fontes dizem que se o amor se desvanece no que recebeu a pedra, a cor da pedra também se desvanecerá. Use a turqueza para atrair novas amizades, para estar alegre e sereno e para aumentar a beleza. Também é uma pedra curativa. Fortalece os olhos, alivia febres e reduz as enxaquecas. Quando uma turqueza é pressionada contra a parte do corpo com problemas ou doente, visualiza-se a doença entrando na pedra. Para receber as suas energias curativas, bebe-se água na qual se submergiu uma turqueza. Os anéis e brincos de turqueza usam-se para estimular e proteger a saúde; velas azuis rodeadas de turquezas, visualiza-se acelerando o processo de cura. Como todas as pedras azuis, a turqueza é de bom augúrio e usa-se para atrair a boa sorte.
 VENTURINA ENERGIA: Projetiva. PLANETA: Mercúrio. ELEMENTO: 
Ar. PODERES: Poderes mentais, boa visão, jogo por dinheiro, dinheiro, paz, cura, sorte. USOS MÁGICOS: A venturina verde usa-se para fortalecer a vista. Também se leva ou se usa em conjuros destinados a aumentar a percepção, para estimular a criatividade e para aumentar a inteligência. Esta pedra é utilizada em jogos de magia e de azar e é um popular talismã entre os tahúres. A venturina também se utiliza em magia para atrair dinheiro. A sua cor verde fala-nos da sua utilidade para acalmar as emoções perturbadas e para acelerar a cura. A venturina é uma pedra completa para a sorte. ZIRCÃO ENERGIA: Projectiva. PLANETA: 
Sol. ELEMENTO: Fogo. METAL ASSOCIADO: Ouro. 
PODERES: Proteção, beleza, amor, paz, energia sexual, cura, anti-roubo. 


USOS MÁGICOS: Esta é uma pedra algo confusa. Encontra-se em muitas cores, mas algumas delas foram produzidas artificialmente. É conhecida por vários nomes. Todos têm qualidades mágicas. Zircão claro (ou branco) : Substituto mágico do diamante, leva-se como proteção. Use-o para aclarar os pensamentos e para estimular os processos mentais. Um ritual curioso: beije um zircão branco ou claro. Se for casto (celibatário), a pedra permanecerá clara. Se não, por-se-á negra. Zircão amarelo (zergon, zircão opaco, ligure) : Use-o para aumentar a energia sexual ou para atrair o amor. Leve-o para aliviar a depressão, para aumentar a agudeza mental e para ter êxito nos negócios. Zircão alaranjado (jacinto) : Use-o para aumentar a beleza e para deter os medos e temores. Se o levar durante uma viagem, ele o protegerá dos perigos. É uma pedra protetora, revitaliza o corpo, dá energia em momentos de tensão e cura. Se o usar, parará a dor generalizada. Zircão castanho (malacon) : Use-o para o equilíbrio e o assentamento, estabilidade. O zircão castanho emprega-se nos esconjuros para a riqueza e o dinheiro. Zircão verde : Os zircões verdes usam-se nos conjuros para o dinheiro. 


 GOVERNANTES PLANETÁRIOS SOL Estas pedras são úteis nos assuntos legais, na cura, na proteção, no êxito, no esclarecimento, na energia mágica e na energia física. As velas usadas nos rituais com estas pedras são geralmente alaranjadas ou douradas. Âmbar Olho de Tigre Azufre Pedra de “pipas” Calcite laranja Pedra do Sol Cornalina Topázio Cristal de Quartzo Zircão Diamante 
 LUA Estas pedras são apropriadas para usar em rituais que envolvam o sonho, os sonhos proféticos, a jardinagem, o amor, a cura, a casa, a fertilidade, a paz, a compaixão e a espiritualidade. As cores das velas são branco ou prateado. Água-marinha Pérola Berilo Pedra da Lua Calcedónia Selenite Cristal de Quartzo Safira Madrepérola
 MERCÚRIO Estas pedras usam-se para fortalecer os poderes mentais e para a eloquência, a adivinhação, o estudo, a auto-superação, a comunicação, as viagens e a sabedoria. Cor das velas: amarelo. Ágata PedraPomes Jaspe moteado Venturina Mica 
 VÉNUS As pedras de Vénus são úteis nos rituais para estimular o amor, a fidelidade, a reconciliação, os intercâmbios, a beleza, a juventude, o gozo e a alegria, o prazer, a sorte, a amizade, a compaixão e a meditação, e em rituais que incluam as mulheres. Cor das velas: verde. Azurite Lápislazuli Calcite azul Malaquite Calcite rosada Olivina Calcite verde Olho de Gato Coral Perídoto Crisocola Sodalina Crisoprázio Turmalina azul Esmeralda Turmalina melada Jade Turmalina rosada Jaspe verde Turqueza kunzita 
 MARTE Estas pedras são úteis para estimular a coragem, a agressão, a cura depois de uma operação cirúrgica, a força física, a política, a energia sexual, o exorcismo, a protecção, a magia defensiva e são apropriadas para os rituais que incluam os homens. Cor das velas: vermelho. Asbesto Rodocrosite Granada Rodonite Jaspe vermelho Rubi Lava Sarda Ónix Sardónice Pedernal Turmalina melada Pedra de “pipas” Turmalina vermelha Pedra de Sangue 
 JÚPITER Estas pedras são excelentes para a espiritualidade, a meditação, o psiquismo e o ritual religioso. Podem acender-se velas púrpuras junto com estas pedras nos rituais. Ametista Lepidolite Sugilite 
 SATURNO As pedras de Saturno são úteis para assentamentos, sensatez, protecção, purificação e sorte. Cor das velas: cinzentas, pardas. Alumbre Obsidiana Azabache Ónix Carvão Sal Hematite Serpentina Jaspe pardo Turmalina negra Lágrima de Apache 
 NEPTUNO Ametista Madrepérola Celestina Turqueza Lepidolite
 PLUTÃO Espinela Quartzo turmalado Kunzita


Eventos 2013



Leia Também.